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Com motor turbo de 190 cv, tração 4×4 e porta-malas de 522 L, SUV topo da Honda surpreende ao custar menos que VW Tera High novo; conheça o Honda CR-V

Escrito por Ana Alice
Publicado em 09/10/2025 às 16:08
Honda CR-V 1.5 turbo com tração 4x4 e 190 cv custa menos que o VW Tera High novo, segundo valores recentes da Tabela Fipe.
Honda CR-V 1.5 turbo com tração 4×4 e 190 cv custa menos que o VW Tera High novo, segundo valores recentes da Tabela Fipe.
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SUV grande da Honda se destaca por desempenho, espaço e tração integral, e pode custar menos que um modelo compacto novo da Volkswagen, segundo valores recentes da Tabela Fipe.

O Honda CR-V Touring da quinta geração, vendido no Brasil entre 2018 e 2021, combina motor 1.5 turbo de 190 cv, tração integral e porta-malas de 522 litros.

No mercado de usados, especialmente no ano-modelo 2018, ele aparece na Tabela Fipe com valores em torno de R$ 134,6 mil (referência de outubro de 2025), patamar abaixo do cobrado por um Volkswagen Tera High zero-km, cuja versão topo da linha partia de R$ 139.990 no lançamento e chegou a R$ 141.890 após o primeiro reajuste em agosto de 2025.

Nessa comparação de preços, o SUV grande da Honda pode custar menos que o compacto novo da Volks.

Preços e comparação entre CR-V e Tera High

Os valores variam conforme o mês de referência e o estado, mas o quadro geral é consistente.

Na base de outubro de 2025, o CR-V Touring 2018 aparece a R$ 134.560, enquanto a configuração Tera High 1.0 TSI automática figura na casa de R$ 141,9 mil após reajuste oficial divulgado em agosto.

Em maio, no lançamento, a etiqueta de fábrica para o Tera High era de R$ 139.990.

O recorte reforça a diferença a favor do Honda usado quando se observa o ano-modelo 2018.

Honda CR-V 1.5 turbo com tração 4x4 e 190 cv custa menos que o VW Tera High novo, segundo valores recentes da Tabela Fipe.
Honda CR-V 1.5 turbo com tração 4×4 e 190 cv custa menos que o VW Tera High novo, segundo valores recentes da Tabela Fipe.

Motor 1.5 turbo, câmbio CVT e tração nas quatro rodas

Sob o capô, o CR-V Touring traz o 1.5 turbo de quatro cilindros com 190 cv a 5.600 rpm e 24,5 kgfm a 2.000 rpm.

O câmbio é CVT com sete marchas simuladas e o sistema de tração integral Real Time AWD atua sob demanda, priorizando eficiência e aderência em pisos de baixa fricção.

No Tera High, por sua vez, a Volkswagen adota o 1.0 TSI (170 TSI) de 116 cv e 165 Nm, sempre associado à transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, evidenciando diferenças de proposta entre os modelos.

Desempenho e consumo equilibrados

Nos testes e dados de ficha técnica, o CR-V Touring registra 0 a 100 km/h em 10,1 s e velocidade máxima de 201 km/h.

Para consumo, as referências apontam 10,4 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada.

Com tanque de 57 litros, a autonomia estimada chega a 678 km em trajeto rodoviário, números compatíveis com um SUV médio/grande com tração integral.

Dimensões e espaço interno do CR-V

A carroceria mede 4,59 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,66 m de altura, com entre-eixos de 2,66 m.

O porta-malas de 522 litros acomoda bagagens de uma família com folga, e o peso em ordem de marcha fica em torno de 1.607 kg.

O tanque de 57 litros ajuda a viabilizar viagens longas com menos paradas, enquanto os ângulos de ataque e saída e a altura livre de 208 mm colaboram em vias não pavimentadas.

Pacote de segurança e conforto completo

Como modelo topo de linha, o CR-V Touring soma seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, DRLs em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.

Há ainda ISOFIX para cadeirinhas, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold e vetorização de torque por atuação dos freios, recurso que melhora a trajetória em curvas.

No conforto, aparecem bancos de couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro, memória para o assento do motorista, teto solar panorâmico, chave presencial com partida por botão e acionamento remoto do motor, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, acendimento automático dos faróis e limpador de para-brisa automático.

A tampa do porta-malas tem abertura elétrica por aproximação, e o volante oferece ajustes de altura e profundidade.

Central multimídia e tecnologias de bordo

A central multimídia de 7 polegadas integra Android Auto e Apple CarPlay, além de GPS integrado, Bluetooth, entradas USB e HDMI e sistema de cancelamento ativo de ruídos.

O conjunto foi projetado para oferecer viagens mais confortáveis e uso familiar prático, sem abrir mão de tecnologias de assistência e comodidade típicas das versões de topo.

Quando o CR-V realmente custa menos que o Tera High

Para sustentar a afirmação do título, o recorte mais coerente envolve o CR-V Touring 2018, cujo preço médio indicado pela Fipe em outubro de 2025 gira em R$ 134,6 mil.

Em paralelo, o Volkswagen Tera High zero-km partia de R$ 139.990 no lançamento e foi a R$ 141.890 após ajuste dois meses depois.

Assim, considerando o ano-modelo 2018 do Honda, o CR-V topo de linha usado pode custar menos que o Tera High novo.

Já no ano-modelo 2019, a média Fipe mais recente encontrada (outubro de 2025) fica por volta de R$ 155,1 mil, patamar acima do Tera High — um lembrete de que a comparação depende do ano escolhido e do mês de referência da tabela.

Perfil de público e proposta dos modelos

O CR-V Touring segue atraente para quem busca acabamento superior, tração 4×4 para dar segurança em chuva ou estradas de terra e espaço interno sem sacrificar consumo.

Enquanto isso, o Tera High se posiciona como SUV compacto de entrada, com foco urbano, motor 1.0 TSI de 116 cv e pacote atual de conectividade, tendo como vantagem a garantia de um carro zero e custos iniciais mais previsíveis.

Em última análise, a escolha contrasta porte e desempenho do Honda com novidade e manutenção do Volkswagen.

Considerando o uso no dia a dia e eventuais viagens, qual pesaria mais para você hoje: a tração integral e o espaço do CR-V usado ou a proposta urbana e zero-km do Tera High?

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Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

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