A Honda XR 300 L Tornado 2025 resgata um nome icônico com motor mais forte, novo design e uma proposta focada na aventura, mas com diferenças importantes em relação à sua irmã, a Sahara 300.
A espera acabou. Após anos de pedidos dos fãs, a Honda surpreendeu o mercado e trouxe de volta um dos nomes mais queridos do motociclismo brasileiro: a Tornado. A nova Honda XR 300 L Tornado 2025 foi uma das grandes estrelas do Festival Interlagos de 2024, resgatando o legado da antiga 250 em um pacote totalmente novo e mais potente.
De acordo com uma avaliação completa do modelo, realizada em parceria com a Honda Motos Brasil, a nova Tornado chega para ser a opção com maior vocação off-road da linha de 300cc da marca. A análise detalha as mudanças, o desempenho e os pontos que um potencial comprador precisa conhecer sobre o retorno desta lenda.
A surpresa no Festival Interlagos 2024: o renascimento da Tornado
A Honda XR 300 L Tornado 2025 foi apresentada oficialmente no Festival Interlagos de 2024, para a surpresa de muitos. A moto chega para suceder a icônica XR 250 Tornado, que foi comercializada no Brasil entre 2001 e 2008 e deixou uma legião de fãs.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
A nova geração é uma moto completamente nova, compartilhando a base de motor e chassi com a Sahara 300, mas com um design e uma proposta totalmente voltados para a aventura.
O motor da Sahara 300 com ajustes para o off-road
O motor da nova Tornado é o mesmo monocilíndrico de 293,5 cilindradas que equipa a Sahara 300. Com comando de válvula SOHC e tecnologia FlexOne, ele entrega 24,8 cavalos de potência e 2,74 kgf.m de torque com etanol.
No entanto, a Honda fez um ajuste fino para a Tornado. A coroa da relação final é menor (39 dentes contra 40 da Sahara), o que faz com que o torque chegue mais cedo, uma característica ideal para o uso fora de estrada.
Tornado vs. Sahara: as principais diferenças entre as irmãs
Embora compartilhem a mesma base, a Honda XR 300 L Tornado 2025 e a Sahara 300 são motos com propostas diferentes.
Suspensão e chassi: a Tornado tem uma suspensão traseira 2 mm mais longa e um ângulo de cáster mais aberto, além de protetores sanfonados na dianteira, tudo para melhorar a performance no off-road.
Peso: a Tornado é 3 kg mais leve que a Sahara.
Ergonomia: a Tornado é mais alta (89 cm de altura do assento), tem pedaleiras de off-road (sem borracha) e um pedal de câmbio articulado.
Equipamentos: a Tornado não vem com a tomada USB e o sistema de alerta de frenagem (ESS), que são de série na Sahara.
O consumo e a velocidade máxima
A nova Tornado se mostrou uma moto econômica para sua cilindrada. O consumo de combustível, segundo o teste, varia com o estilo de pilotagem:
- Pilotagem agressiva: O consumo fica entre 22 e 25 km/l.
- Pilotagem normal: Em uma condução mais tranquila, a moto pode fazer entre 30 e 32 km/l.
A velocidade máxima, por sua vez, pode chegar a 160 km/h, com o teste registrando 156 km/h.
O preço da lenda em 2025 e os pontos que ficaram faltando
O preço é um ponto importante. O valor sugerido pela Honda para a Honda XR 300 L Tornado 2025 é de R$ 27.690 (sem frete). No entanto, o valor praticado nas concessionárias pode chegar a R$ 32.500.
Apesar de muito elogiada, a avaliação apontou alguns pontos negativos. O principal é a falta de um sistema de ABS que possa ser desligado na roda traseira, um recurso importante para o off-road. A ausência de uma sexta marcha, para aliviar o motor em estradas, e de um indicador de marcha no painel também foram citadas como críticas.