Lançamento da nova Honda Tornado XR 300L traz uma opção robusta para competir com a Yamaha Lander e promete conquistar os aventureiros brasileiros
Após 15 anos de ausência, a Honda relança a icônica Honda XR 300L Tornado, uma motocicleta projetada para aventuras off-road. Apresentada recentemente no Festival Interlagos, a nova Tornado chega ao mercado brasileiro com um preço inicial de R$ 27.690, pronta para competir com a Yamaha XTZ 250 Lander. Este retorno traz melhorias significativas, incluindo um motor de 300 cilindradas, o que promete fazer dela uma escolha popular entre os entusiastas do off-road, de acordo com o site G1.
Potência e desempenho: Comparativo com a concorrência
A nova Honda Tornado XR 300L é equipada com um motor flex de 293,5 cm³, capaz de gerar 24,8 cv de potência e 2,74 kgfm de torque. Esse upgrade é notável em relação à versão anterior, que possuía um motor de 250 cc. Em comparação, a Yamaha XTZ 250 Lander oferece um motor de 249 cm³ com 20,9 cv e 2,1 kgfm de torque, colocando a Tornado à frente em termos de potência. Essa vantagem é crucial para quem busca uma moto que possa enfrentar terrenos desafiadores com mais facilidade e segurança.
Design e funcionalidades
Visualmente, a Honda Tornado XR 300L mantém o DNA aventureiro que a tornou famosa, com um design inspirado em motos de competição off-road. O modelo apresenta um para-barro elevado, ideal para navegação em terrenos lamacentos, um banco mais reto que facilita a condução em terrenos irregulares, e uma suspensão traseira ajustável em sete níveis. Essas características reforçam a capacidade da Tornado de enfrentar trilhas com eficácia, tornando-a uma escolha robusta para aventureiros.
- Ford Maverick: gigante da Ford tem visual repaginado, agora é 4×4 na versão híbrida, turbo 2.0 e tem 253 cv
- Honda chega de surpresa com nova moto potente que faz 40 km/l. Conheça Honda GB 350C, rival da Meteor 350!
- Sinônimo de eficiência e potência, inteligência artificial cria motores elétricos com design nunca antes visto
- Brasil quer criar carros híbridos, não só importar elétricos, diz presidente do BNDES
A suspensão da Honda Tornado é um dos destaques, com 245 mm na dianteira e 227 mm na traseira, permitindo absorver impactos com mais eficiência. Além disso, a moto possui coifas sanfonadas nas bengalas da suspensão dianteira, que ajudam a evitar a entrada de sujeira, protegendo o sistema durante a condução em terrenos sujos. As rodas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás completam o pacote, oferecendo estabilidade e controle aprimorados.
Tecnologias e segurança: Equipamentos modernos
A Honda equipou a Honda Tornado XR 300L com tecnologias modernas, incluindo luzes de LED e um painel digital com indicador de marcha, marcador de combustível e computador de bordo. A segurança é reforçada com freios a disco em ambas as rodas e um sistema ABS de dois canais, permitindo um controle independente dos freios dianteiros e traseiros. Este sistema é especialmente útil para evitar o bloqueio das rodas em frenagens bruscas, oferecendo mais segurança ao piloto.
Um detalhe interessante é o posicionamento do mangote do freio dianteiro, que passa por cima do painel. Segundo a Honda, esse design é para melhorar a eficiência do sistema de freio em condições de alta demanda, como em trilhas off-road, reduzindo a probabilidade de formação de bolhas no fluido de freio.