Lançada em Florianópolis, a nova geração da Biz chega com painel digital, freio no manete e duas versões distintas, ES e EX, com preços a partir de R$ 14.000.
De acordo com uma avaliação completa, a Honda apresentou a nova geração de um de seus maiores sucessos de venda, a Biz 125. O modelo 2025 chega com mudanças significativas em design, tecnologia e praticidade, buscando manter a liderança em um segmento que ela mesma ajudou a criar. A nova Honda Biz 125 EX 2025, versão topo de linha, concentra as principais novidades.
A CUB, que já vendeu mais de 4 milhões de unidades desde seu lançamento em 1998, foi atualizada para ficar mais segura e prática, sem perder as características que a consagraram: a economia de combustível, que segundo a Honda pode chegar a 51 km/l, e a facilidade de pilotagem.
Design e praticidade: as novidades da Biz 2025
O design da Biz 2025 foi revisado, com linhas mais fluidas que integram melhor a dianteira e a traseira, conferindo um visual mais sofisticado. Uma das mudanças mais práticas está no sistema de abertura do assento, que agora é feito diretamente na ignição, facilitando o acesso ao compartimento. O espaço sob o banco continua generoso, capaz de acomodar um capacete fechado e outros objetos.
-
Carros racionais baratinhos de manter até R$ 20 mil fazem 12 km/l e custam menos de R$ 200 em manutenção básica
-
Empresa austríaca cria motor movido a hidrogênio com injeção de água: chega de gasolina ou eletricidade
-
Carro elétrico da BYD entrega 510 km de autonomia e supera marcas que custam mais e oferecem menos alcance, Atto 3 chega com design moderno e interior tecnológico
-
Em meio à ‘tempestade tarifária’ que impacta o Brasil, dona da Fiat projeta crescimento e está ‘quase imune’ às tarifas de Trump
Na parte frontal, a moto ganhou um novo porta-objetos e uma útil tomada USB-C, ideal para carregar o celular. O painel agora é 100% digital em ambas as versões, com indicador de marcha, velocímetro, marcador de combustível e computador de bordo. Na versão topo de linha, a nova Honda Biz 125 EX 2025, o painel é do tipo blackout, mais moderno.
Motor, freios e a polêmica da versão de entrada
O motor que equipa as duas versões da Biz 2025 é o mesmo, um monocilíndrico de 123,9 cm³, que gera 9,3 cavalos de potência e 1,03 kgf.m de torque. O câmbio continua sendo o conhecido semiautomático de quatro marchas, que não exige o acionamento de embreagem.
A maior mudança na ciclística está no sistema de freios. O freio traseiro, que antes era acionado por um pedal, agora está no manete esquerdo, como nas scooters. O sistema é do tipo combinado (CBS). A polêmica fica por conta da versão de entrada, a ES, que vem com freios a tambor nas duas rodas. Segundo a Honda, a escolha visa oferecer uma frenagem mais progressiva para pilotos iniciantes em regiões com pavimento de baixa qualidade.
As diferenças entre a Biz 125 ES e a nova Honda Biz 125 EX 2025
A linha 2025 da Biz chega com duas versões bem definidas para públicos distintos.
Biz 125 ES: a versão de entrada, com preço sugerido de R$ 14.000, vem com rodas raiadas e freios a tambor em ambos os eixos. Seu motor funciona apenas com gasolina. A Honda justifica que essa configuração atende ao consumidor do interior, onde o etanol não é financeiramente vantajoso.
Nova Honda Biz 125 EX 2025: a versão topo de linha, com preço a partir de R$ 17.970, traz um pacote mais completo. Ela vem com rodas de liga leve, pneus Michelin sem câmara e freio a disco na dianteira. Seu motor é FlexOne, aceitando tanto gasolina quanto etanol. O painel do tipo blackout e a luz de posição em LED na dianteira também são exclusividades do modelo.
Como a nova Biz se comporta na cidade?
A mudança do freio traseiro para o manete esquerdo pode causar um estranhamento inicial para motociclistas experientes, acostumados com o pedal. No entanto, para os iniciantes, que segundo a Honda representam 55% dos proprietários de Biz, a adaptação tende a ser mais fácil e intuitiva.
A moto continua sendo extremamente ágil e fácil de pilotar no trânsito urbano. Com 96 kg (peso seco), ela é leve e democrática, com uma altura de assento de 78 cm que permite que a maioria das pessoas apoie os pés no chão com segurança. A grande vantagem da Biz sobre as scooters continua sendo o uso de rodas maiores (aro 17 na dianteira) e o câmbio de marchas, que oferece mais força para subidas.
Preço e custo-benefício: vale a pena comprar a nova Biz?
A nova Honda Biz 125 EX 2025 e sua irmã de entrada, a ES, chegam com preços competitivos e um custo de manutenção que, segundo a Honda, é de apenas R$ 0,18 por quilômetro rodado, considerando combustível e revisões até 36.000 km.
Com a praticidade do novo porta-objetos com USB-C, o painel digital e a facilidade de pilotagem, a Biz 2025 se reforça como uma das opções mais inteligentes para a mobilidade urbana no Brasil. A escolha entre a versão ES e a EX dependerá do orçamento e da necessidade de cada consumidor, com a EX oferecendo um pacote de segurança e tecnologia visivelmente superior.
Onde encontra por esse valor. Aqui no norte avista 23.000 e financiamento é o dobro.
Aripuanã mt 20.900.00 absurdo
Prefiro comprar uma Factor 160 cc pelo site da Yamaha a $19.700,00.
Do que este grilo por esse preço.
CÊ é Loko, não compensa.
Eu.kero