Lanรงada em Florianรณpolis, a nova geraรงรฃo da Biz chega com painel digital, freio no manete e duas versรตes distintas, ES e EX, com preรงos a partir de R$ 14.000.
De acordo com uma avaliaรงรฃo completa, a Honda apresentou a nova geraรงรฃo de um de seus maiores sucessos de venda, a Biz 125. O modelo 2025 chega com mudanรงas significativas em design, tecnologia e praticidade, buscando manter a lideranรงa em um segmento que ela mesma ajudou a criar. A nova Honda Biz 125 EX 2025, versรฃo topo de linha, concentra as principais novidades.
A CUB, que jรก vendeu mais de 4 milhรตes de unidades desde seu lanรงamento em 1998, foi atualizada para ficar mais segura e prรกtica, sem perder as caracterรญsticas que a consagraram: a economia de combustรญvel, que segundo a Honda pode chegar a 51 km/l, e a facilidade de pilotagem.
Design e praticidade: as novidades da Biz 2025
O design da Biz 2025 foi revisado, com linhas mais fluidas que integram melhor a dianteira e a traseira, conferindo um visual mais sofisticado. Uma das mudanรงas mais prรกticas estรก no sistema de abertura do assento, que agora รฉ feito diretamente na igniรงรฃo, facilitando o acesso ao compartimento. O espaรงo sob o banco continua generoso, capaz de acomodar um capacete fechado e outros objetos.
-
Trocar รณleo nรฃo basta: motores 3 cilindros que estรฃo dando dor de cabeรงa antes dos 50 mil km
-
Carros que desafiam os postos de gasolina jรก estรฃo passando dos 20 km/l em 2025 e prometem mudar o consumo no Brasil
-
O botรฃo de recirculaรงรฃo nรฃo serve sรณ para resfriar o carro, ele economiza energia, protege a saรบde e prolonga a vida รบtil do ar-condicionado
-
Citroรซn Basalt Dark Edition estreia no Brasil com motor 1.0 turbo de 130 cv e aposta no custo-benefรญcio para superar rivais nacionais
Na parte frontal, a moto ganhou um novo porta-objetos e uma รบtil tomada USB-C, ideal para carregar o celular. O painel agora รฉ 100% digital em ambas as versรตes, com indicador de marcha, velocรญmetro, marcador de combustรญvel e computador de bordo. Na versรฃo topo de linha, a nova Honda Biz 125 EX 2025, o painel รฉ do tipo blackout, mais moderno.
Motor, freios e a polรชmica da versรฃo de entrada
O motor que equipa as duas versรตes da Biz 2025 รฉ o mesmo, um monocilรญndrico de 123,9 cmยณ, que gera 9,3 cavalos de potรชncia e 1,03 kgf.m de torque. O cรขmbio continua sendo o conhecido semiautomรกtico de quatro marchas, que nรฃo exige o acionamento de embreagem.
A maior mudanรงa na ciclรญstica estรก no sistema de freios. O freio traseiro, que antes era acionado por um pedal, agora estรก no manete esquerdo, como nas scooters. O sistema รฉ do tipo combinado (CBS). A polรชmica fica por conta da versรฃo de entrada, a ES, que vem com freios a tambor nas duas rodas. Segundo a Honda, a escolha visa oferecer uma frenagem mais progressiva para pilotos iniciantes em regiรตes com pavimento de baixa qualidade.
As diferenรงas entre a Biz 125 ES e a nova Honda Biz 125 EX 2025
A linha 2025 da Biz chega com duas versรตes bem definidas para pรบblicos distintos.
Biz 125 ES: a versรฃo de entrada, com preรงo sugerido de R$ 14.000, vem com rodas raiadas e freios a tambor em ambos os eixos. Seu motor funciona apenas com gasolina. A Honda justifica que essa configuraรงรฃo atende ao consumidor do interior, onde o etanol nรฃo รฉ financeiramente vantajoso.
Nova Honda Biz 125 EX 2025: a versรฃo topo de linha, com preรงo a partir de R$ 17.970, traz um pacote mais completo. Ela vem com rodas de liga leve, pneus Michelin sem cรขmara e freio a disco na dianteira. Seu motor รฉ FlexOne, aceitando tanto gasolina quanto etanol. O painel do tipo blackout e a luz de posiรงรฃo em LED na dianteira tambรฉm sรฃo exclusividades do modelo.
Como a nova Biz se comporta na cidade?
A mudanรงa do freio traseiro para o manete esquerdo pode causar um estranhamento inicial para motociclistas experientes, acostumados com o pedal. No entanto, para os iniciantes, que segundo a Honda representam 55% dos proprietรกrios de Biz, a adaptaรงรฃo tende a ser mais fรกcil e intuitiva.
A moto continua sendo extremamente รกgil e fรกcil de pilotar no trรขnsito urbano. Com 96 kg (peso seco), ela รฉ leve e democrรกtica, com uma altura de assento de 78 cm que permite que a maioria das pessoas apoie os pรฉs no chรฃo com seguranรงa. A grande vantagem da Biz sobre as scooters continua sendo o uso de rodas maiores (aro 17 na dianteira) e o cรขmbio de marchas, que oferece mais forรงa para subidas.
Preรงo e custo-benefรญcio: vale a pena comprar a nova Biz?
A nova Honda Biz 125 EX 2025 e sua irmรฃ de entrada, a ES, chegam com preรงos competitivos e um custo de manutenรงรฃo que, segundo a Honda, รฉ de apenas R$ 0,18 por quilรดmetro rodado, considerando combustรญvel e revisรตes atรฉ 36.000 km.
Com a praticidade do novo porta-objetos com USB-C, o painel digital e a facilidade de pilotagem, a Biz 2025 se reforรงa como uma das opรงรตes mais inteligentes para a mobilidade urbana no Brasil. A escolha entre a versรฃo ES e a EX dependerรก do orรงamento e da necessidade de cada consumidor, com a EX oferecendo um pacote de seguranรงa e tecnologia visivelmente superior.
Onde encontra por esse valor. Aqui no norte avista 23.000 e financiamento รฉ o dobro.
Aripuanรฃ mt 20.900.00 absurdo
Prefiro comprar uma Factor 160 cc pelo site da Yamaha a $19.700,00.
Do que este grilo por esse preรงo.
Cร รฉ Loko, nรฃo compensa.
Eu.kero