GWM Poer P30 começa a ser produzida no Brasil em setembro de 2025, trazendo inovações que destacam a picape chinesa no segmento de médias, incluindo tecnologias inéditas em rivais tradicionais e detalhes focados em conforto e segurança.
A fabricante chinesa Great Wall Motors (GWM) confirmou que a produção da picape média Poer P30 terá início em setembro, em Iracemápolis, São Paulo.
O modelo será montado inicialmente pelo sistema CKD (Completely Knocked Down), no qual a montagem final ocorre no Brasil utilizando peças importadas, com previsão de nacionalização de 60% dos componentes a partir do primeiro ciclo de produção.
A unidade de Iracemápolis, adquirida após o encerramento das operações da Mercedes-Benz na região, contará com setor próprio de pintura.
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A chegada da GWM Poer P30 amplia a oferta de picapes médias no Brasil, segmento que atualmente conta com modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger, ambas fabricadas na Argentina e líderes tradicionais de vendas.
Segundo informações divulgadas pela GWM, o modelo será disponibilizado ao consumidor brasileiro ainda em 2025.
A estratégia inclui competir diretamente com as principais rivais ao apresentar características técnicas e de equipamentos que não são encontradas em todas as versões dos concorrentes.
Vantagens técnicas e funcionais da GWM Poer P30
Abaixo você confere algumas vantagens segundo uma análise feita pelo jornalista Carlos Guimarães, do portal Autoo:
1. Sistema antifurto de rodas
A GWM Poer P30 será equipada com sistema antifurto de rodas de série.
O mecanismo inclui parafuso especial que só pode ser removido com ferramenta fornecida junto ao veículo, aumentando a segurança das rodas de liga leve aro 18, calçadas com pneus 265/60R18.
Conforme levantamento, até o momento, Toyota Hilux e Ford Ranger não disponibilizam essa tecnologia de fábrica em suas versões comercializadas no Brasil.
2. Motorização 2.4 turbodiesel com câmbio de 9 marchas
O conjunto mecânico da GWM Poer P30 é composto por motor 2.4 turbodiesel, com potência de 186 cavalos e torque de 48,9 kgfm disponível a 1.500 rpm.
A transmissão é automática, com nove marchas, permitindo funcionamento do motor em rotações mais baixas em velocidades de cruzeiro.
Essa configuração pode contribuir para redução do consumo de combustível e do ruído interno, conforme dados técnicos fornecidos pela GWM.
Tanto a Toyota Hilux quanto a Ford Ranger oferecem câmbios automáticos de seis marchas em suas versões equivalentes, de acordo com informações oficiais das fabricantes.
3. Cintos de segurança com regulagem de altura
A Poer P30 traz, entre seus equipamentos, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura.
O dispositivo possibilita o ajuste da posição da fita, buscando acomodar diferentes biotipos de ocupantes e melhorar a segurança em caso de colisão.
Até a última atualização, Hilux e Ranger produzidas na Argentina não possuem esse recurso em suas versões mais comuns vendidas no país.
4. Porta-luvas climatizado
O modelo da GWM conta com porta-luvas climatizado, funcionalidade que permite manter bebidas e outros itens em temperatura inferior à ambiente, utilizando o sistema de refrigeração do veículo.
Esse item não está disponível em nenhuma versão nacional das concorrentes Toyota Hilux e Ford Ranger, conforme especificações técnicas das montadoras.
5. Sistema de som de alta-fidelidade
A lista de equipamentos da Poer P30 inclui sistema de som de alta-fidelidade, equipado com subwoofer para reforço de graves.
Esse recurso é citado em materiais de divulgação da GWM como um dos diferenciais do modelo para uso familiar e em viagens de longa duração.
Hilux e Ranger não oferecem sistema similar como item de série em suas versões de entrada e intermediárias.
Produção nacional e contexto do mercado
A fábrica de Iracemápolis, responsável pela produção da picape chinesa, foi estruturada para operar inicialmente em regime CKD, mas com previsão de progressiva nacionalização de peças, buscando alcançar 60% de componentes produzidos localmente.
O segmento de picapes médias registra crescimento de participação nas vendas nacionais, impulsionado pela demanda de consumidores que priorizam robustez, conforto e itens de segurança.
A GWM informou que pretende expandir a rede de concessionárias e adotar política de pós-venda abrangente, com o objetivo de atingir parcela relevante do mercado de veículos utilitários.
A empresa prevê lançar a Poer P30 ainda em 2025, colocando-se como concorrente direta das picapes médias que lideram as vendas no Brasil.
Tendências e impacto para o consumidor brasileiro
Segundo dados do setor automotivo, o mercado brasileiro de picapes médias é caracterizado pela preferência por veículos com capacidade de carga elevada, desempenho confiável e recursos que aumentem o conforto e a segurança dos ocupantes.
A introdução de novos equipamentos, como o sistema antifurto de rodas e o porta-luvas climatizado, segue uma tendência de atualização das demandas do consumidor brasileiro por tecnologia e diferenciação.
O avanço de fabricantes chinesas no Brasil reflete um cenário de maior competitividade, levando a ampliação das opções disponíveis ao consumidor.
O lançamento da GWM Poer P30 com motor 2.4 turbodiesel e câmbio de 9 marchas insere mais um competidor no segmento de picapes médias, fortalecendo a busca por soluções inovadoras e pelo aumento do conteúdo tecnológico nos veículos oferecidos no país.
Diante dessas mudanças, quais itens tecnológicos você considera indispensáveis em uma picape média hoje no Brasil?
Adiquiri uma Haval H6 GT em fevereiro de 2023, hoje com aproximadamente 36.000 km rodados, estou 100% satisfeito, tanto com o carro, quanto com o pós venda. Ela entrega realmente o que promete. A autonomia só no elétrico na cidade roda 170 km com uma carga e na estrada 140 km.
Estou só aguardando a POER HÍBRIDA ser vendida no Brasil pra trocar minha L200 numa.
GWM é tecnologia, menor preço, conforto, robustez, segurança e muito prazer para um longo passeio.
Me chamo Marcos de Deus, tenho 64 anos, já tive veículos caros das melhores marcas vendidas no Brasil e recomendo está marca GWM que tem mostrado muita responsabilidade e confiança com o consumidor final.
PS.: Bom saber que não recebo nenhum benefício da marca para fazer esses elogios muito sinceros.
Acho que o caminho ainda é muito longo para quererem brigar com as gigantes do mercado de utilitários de confiança e reputação renomadas, o que eles ofertam e uma perfumaria diante dos desafios e incertezas que o consumidor terá que aventurar em comprar essas marcas Chinesas, acho que vai demorar muito para conquistarem o Market share no seguimento e Ranking.
Gwm tera que dar cartas e jogar de mão neste mercado concorrido,mas parafuso de roda anti **** não é novidade relevante,o mercado ĵa oferece