GWM Poer P30 começa a ser produzida no Brasil em setembro de 2025, trazendo inovações que destacam a picape chinesa no segmento de médias, incluindo tecnologias inéditas em rivais tradicionais e detalhes focados em conforto e segurança.
A fabricante chinesa Great Wall Motors (GWM) confirmou que a produção da picape média Poer P30 terá início em setembro, em Iracemápolis, São Paulo.
O modelo será montado inicialmente pelo sistema CKD (Completely Knocked Down), no qual a montagem final ocorre no Brasil utilizando peças importadas, com previsão de nacionalização de 60% dos componentes a partir do primeiro ciclo de produção.
A unidade de Iracemápolis, adquirida após o encerramento das operações da Mercedes-Benz na região, contará com setor próprio de pintura.
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A chegada da GWM Poer P30 amplia a oferta de picapes médias no Brasil, segmento que atualmente conta com modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger, ambas fabricadas na Argentina e líderes tradicionais de vendas.
Segundo informações divulgadas pela GWM, o modelo será disponibilizado ao consumidor brasileiro ainda em 2025.
A estratégia inclui competir diretamente com as principais rivais ao apresentar características técnicas e de equipamentos que não são encontradas em todas as versões dos concorrentes.
Vantagens técnicas e funcionais da GWM Poer P30
Abaixo você confere algumas vantagens segundo uma análise feita pelo jornalista Carlos Guimarães, do portal Autoo:
1. Sistema antifurto de rodas
A GWM Poer P30 será equipada com sistema antifurto de rodas de série.
O mecanismo inclui parafuso especial que só pode ser removido com ferramenta fornecida junto ao veículo, aumentando a segurança das rodas de liga leve aro 18, calçadas com pneus 265/60R18.
Conforme levantamento, até o momento, Toyota Hilux e Ford Ranger não disponibilizam essa tecnologia de fábrica em suas versões comercializadas no Brasil.
2. Motorização 2.4 turbodiesel com câmbio de 9 marchas
O conjunto mecânico da GWM Poer P30 é composto por motor 2.4 turbodiesel, com potência de 186 cavalos e torque de 48,9 kgfm disponível a 1.500 rpm.
A transmissão é automática, com nove marchas, permitindo funcionamento do motor em rotações mais baixas em velocidades de cruzeiro.
Essa configuração pode contribuir para redução do consumo de combustível e do ruído interno, conforme dados técnicos fornecidos pela GWM.
Tanto a Toyota Hilux quanto a Ford Ranger oferecem câmbios automáticos de seis marchas em suas versões equivalentes, de acordo com informações oficiais das fabricantes.
3. Cintos de segurança com regulagem de altura
A Poer P30 traz, entre seus equipamentos, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura.
O dispositivo possibilita o ajuste da posição da fita, buscando acomodar diferentes biotipos de ocupantes e melhorar a segurança em caso de colisão.
Até a última atualização, Hilux e Ranger produzidas na Argentina não possuem esse recurso em suas versões mais comuns vendidas no país.
4. Porta-luvas climatizado
O modelo da GWM conta com porta-luvas climatizado, funcionalidade que permite manter bebidas e outros itens em temperatura inferior à ambiente, utilizando o sistema de refrigeração do veículo.
Esse item não está disponível em nenhuma versão nacional das concorrentes Toyota Hilux e Ford Ranger, conforme especificações técnicas das montadoras.
5. Sistema de som de alta-fidelidade
A lista de equipamentos da Poer P30 inclui sistema de som de alta-fidelidade, equipado com subwoofer para reforço de graves.
Esse recurso é citado em materiais de divulgação da GWM como um dos diferenciais do modelo para uso familiar e em viagens de longa duração.
Hilux e Ranger não oferecem sistema similar como item de série em suas versões de entrada e intermediárias.
Produção nacional e contexto do mercado
A fábrica de Iracemápolis, responsável pela produção da picape chinesa, foi estruturada para operar inicialmente em regime CKD, mas com previsão de progressiva nacionalização de peças, buscando alcançar 60% de componentes produzidos localmente.
O segmento de picapes médias registra crescimento de participação nas vendas nacionais, impulsionado pela demanda de consumidores que priorizam robustez, conforto e itens de segurança.
A GWM informou que pretende expandir a rede de concessionárias e adotar política de pós-venda abrangente, com o objetivo de atingir parcela relevante do mercado de veículos utilitários.
A empresa prevê lançar a Poer P30 ainda em 2025, colocando-se como concorrente direta das picapes médias que lideram as vendas no Brasil.
Tendências e impacto para o consumidor brasileiro
Segundo dados do setor automotivo, o mercado brasileiro de picapes médias é caracterizado pela preferência por veículos com capacidade de carga elevada, desempenho confiável e recursos que aumentem o conforto e a segurança dos ocupantes.
A introdução de novos equipamentos, como o sistema antifurto de rodas e o porta-luvas climatizado, segue uma tendência de atualização das demandas do consumidor brasileiro por tecnologia e diferenciação.
O avanço de fabricantes chinesas no Brasil reflete um cenário de maior competitividade, levando a ampliação das opções disponíveis ao consumidor.
O lançamento da GWM Poer P30 com motor 2.4 turbodiesel e câmbio de 9 marchas insere mais um competidor no segmento de picapes médias, fortalecendo a busca por soluções inovadoras e pelo aumento do conteúdo tecnológico nos veículos oferecidos no país.
Diante dessas mudanças, quais itens tecnológicos você considera indispensáveis em uma picape média hoje no Brasil?
Acho que o caminho ainda é muito longo para quererem brigar com as gigantes do mercado de utilitários de confiança e reputação renomadas, o que eles ofertam e uma perfumaria diante dos desafios e incertezas que o consumidor terá que aventurar em comprar essas marcas Chinesas, acho que vai demorar muito para conquistarem o Market share no seguimento e Ranking.
Gwm tera que dar cartas e jogar de mão neste mercado concorrido,mas parafuso de roda anti **** não é novidade relevante,o mercado ĵa oferece
Se tiver preço próximo as concorrentes, será mais um fracasso. Peças de reposição caras e difíceis, falta de mecânicos para manutenção, etc. Ninguém deixa de comprar Hilux para se aventurar num chinês