Produzido em Taubaté com a plataforma MQB A0, o Volkswagen Tera terá motor 1.0 turbo flex de 116 cv, opções de câmbio manual e automático, dimensões compactas e preço estimado a partir de R$ 110 mil para competir diretamente com Fiat Pulse e Renault Kardian.
Nos últimos anos, o mercado de SUVs compactos no Brasil tem crescido como nunca. Em meio a esse cenário, a Volkswagen deu um passo ousado ao anunciar o lançamento do Volkswagen Tera, seu novo SUV compacto, previsto para chegar às concessionárias em 2025. Mas o que torna esse modelo tão esperado? Vamos descobrir.
O que é o Volkswagen Tera?
O Volkswagen Tera é a nova aposta da montadora alemã para se destacar no competitivo segmento de SUVs compactos. Com o objetivo de bater de frente com pesos pesados como Fiat Pulse e Renault Kardian, o Tera promete combinar tecnologia, desempenho e custo-benefício.
Este modelo chamou atenção ao aparecer camuflado durante o Rock in Rio, deixando os fãs da marca curiosos sobre suas novidades. E agora, a Volkswagen começa a revelar seus segredos.
-
Moto 0km de menos de R$ 10 mil tem motor de 109,7 cc, faz até 65 km/l e se torna a 5° mais vendida do Brasil; conheça a Mottu Sport 110i
-
Nissan Sentra 2026 surge com novo design agressivo, lanternas em peça única, motor híbrido de 136 cv e versão aspirada 1.6 de 135 cv para enfrentar Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze
-
Honda ressuscita modelo com motor híbrido do Civic, câmbio manual ‘de mentira’ e toques do Type-R para enfrentar Toyota GR86 e Subaru BRZ; conheça o novo Honda Prelude
-
A cilada de R$ 52 mil? A Honda NX500 tem preço sugerido de R$ 45 mil, mas as lojas cobram muito mais pela sucessora da CB500X
Design e plataforma moderna
O Tera será construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada em modelos consagrados como o Polo, Nivus e T-Cross. Essa escolha inteligente permite otimizar os custos de produção e manter a qualidade reconhecida da marca.
Compacto, o Tera medirá cerca de 4 metros de comprimento, com um entre-eixos de 2.566 mm, garantindo agilidade no trânsito urbano e conforto para seus ocupantes.
Dimensões e espaço interno
Apesar de menor que o T-Cross, o Volkswagen Tera promete oferecer um espaço interno eficiente, ideal para quem busca praticidade sem abrir mão de estilo. Seu design deve atrair especialmente jovens e famílias pequenas, que desejam um veículo moderno e acessível.
Desempenho e economia
Debaixo do capô, o Tera será equipado com um motor 1.0 170 TSI turbo flex, capaz de gerar 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, já conhecido por sua eficiência no Polo. Serão oferecidas opções de câmbio manual e automático de seis velocidades, atendendo a diferentes perfis de consumidores.
E para os que buscam ainda mais potência, rumores indicam que uma versão turbinada pode surgir no futuro. Quem sabe o Tera não surpreenda novamente?
Investimento da Volkswagen no Brasil
A chegada do Tera faz parte de um investimento bilionário da Volkswagen no Brasil, que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos e elétricos.
Produzido na fábrica de Taubaté, em São Paulo, o Tera reforça o compromisso da montadora com o mercado local, ao mesmo tempo em que aquece a economia regional com geração de empregos e tecnologia.
Expectativa de preço e concorrência
Embora o preço oficial ainda não tenha sido divulgado, estima-se que o valor inicial do Volkswagen Tera seja em torno de R$ 110 mil. Essa faixa de preço o coloca em linha com seus principais concorrentes, como Fiat Pulse e Renault Kardian, mas com um diferencial: a confiança no selo Volkswagen.
A montadora aposta na combinação de custo-benefício e inovação para conquistar uma fatia significativa do mercado.
O Volkswagen Tera chega para sacudir o mercado brasileiro de SUVs compactos, trazendo consigo o DNA de inovação e qualidade da marca. Com uma combinação de design moderno, motor eficiente e preço competitivo, o Tera tem tudo para ser um sucesso.
Agora, a pergunta que não quer calar: será que o Tera vai conquistar seu lugar na garagem dos brasileiros? Fique ligado e acompanhe as novidades até 2025.
Versão turbinada no futuro? Como assim? O motor Tsi de 116 cv já é turbo!
Branco