1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Com investimentos beirando US$ 8 bilhões, Embraer planeja salto ousado em projeto de nova aeronave com capacidade para até 200 passageiros!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 3 comentários

Com investimentos beirando US$ 8 bilhões, Embraer planeja salto ousado em projeto de nova aeronave com capacidade para até 200 passageiros!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 27/01/2025 às 21:10
Embraer, aeronave, mercado
Foto: ReproduçãoAERO Magazine – UOL
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
25 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Novo avião narrowbody da Embraer pode transformar o futuro da companhia, mas a pergunta é: como financiar esse sonho sem abalar o mercado?

A Embraer está diante de uma decisão que pode redefinir seu futuro. A fabricante brasileira de jatos avalia investir quase US$ 8 bilhões no desenvolvimento de uma nova aeronave narrowbody até 2027. Essa decisão não apenas promete revolucionar a atuação da companhia, mas também consolidá-la como líder no setor de aviação global. O desafio? Financiar o projeto sem impactar negativamente suas ações no mercado, de acordo com o site .

O que está em jogo

As aeronaves narrowbody, conhecidas por sua fuselagem estreita e capacidade para até 200 passageiros, são essenciais para rotas de curta e média distância. Segundo o Bradesco BBI, este novo projeto pode atingir uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 20%, adicionando US$ 3,3 bilhões de Valor Presente Líquido (VPL) à companhia. Além disso, a receita pode crescer em US$ 27 bilhões ao considerar os serviços agregados.

Entre os benefícios previstos estão:

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
  • Escala com fornecedores, reduzindo custos.
  • Dois fornecedores de motores para o novo modelo.
  • Um portfólio integrado, dando vantagem competitiva frente aos concorrentes.
  • Crescimento que pode impulsionar fusões e aquisições.

O financiamento inteligente da Embraer

Um dos maiores desafios para a Embraer é financiar o projeto sem comprometer sua posição no mercado. A solução pode estar na estrutura de financiamento da EVE, subsidiária que fabrica aeronaves elétricas (eVTOL). Os analistas sugerem que a experiência da Embraer e o compromisso de fornecedores podem atrair investidores, permitindo a venda de uma participação minoritária de 25% no projeto narrowbody, reduzindo o impacto financeiro direto.

O que dizem os especialistas?

Com um crescimento de 150% em 2024 no Ibovespa, a Embraer continua sendo uma das queridinhas do mercado de aeronave. O Bradesco BBI recomenda compra das ações com um preço-alvo de R$ 58. Já o Itaú BBA reforça a recomendação para os ADRs (recibos de ações negociados nos EUA), com um preço-alvo de US$ 51, indicando potencial de alta de 23,5%.

Apesar do recente rali, os analistas acreditam que há muito espaço para valorização, apoiado por pilares que tornam a Embraer uma empresa mais resiliente e diversificada. A expectativa é de um crescimento anual de 10% no Ebitda, aliado a uma geração de caixa robusta em 2025.

Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Everton
Everton
01/02/2025 17:39

A Embraer deveria fabricar trens, helicópteros, submarinos, veículos blindados e não gastar tanto pra fazer aeronaves, vende esses projetos que já existem e foca em outras categorias mais suaves. Investimento de mto risco

Aurélio
Aurélio
01/02/2025 15:31

A Embraer sabe que o 737 MAX é um fracasso desde antes dele nascer. Ela iria projetar um avião para a categoria, estava previsto em 2012. Mas a diretoria da empresa resolveu, por motivos inconfessáveis, entregar a Embraer
à Boeing, alegando que seria a salvação da Embraer. Seria o fim da empresa e a salvação da Boeing. Vai sair com grande atraso. Mas antes tarde do que nunca, a Airbus está sozinha no segmento, que é o maior do mundo. O 737 Max é um “lixo”.

Clovis Pereira
Clovis Pereira
01/02/2025 13:29

A Embraer é boa naquilo que tem feito. Até um cargueiro do tamanho do C-17 ou Galixe poderia dar certo. Quem sabe un novo projeto para para capacidade de 450 passageiros. Há tecnologia já tem. É só aumentar a planta. Em vez de 2 motores, passa para 4 motores.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x