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Com investimento de R$ 50 milhões, gigante chinesa CRRC vai fabricar trens no Brasil a partir de 2026

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/07/2025 às 01:06
CRRC anuncia fábrica em SP e entra de vez no mercado ferroviário brasileiro
CRRC anuncia fábrica em SP e entra de vez no mercado ferroviário brasileiro
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Investimento inicial será de R$ 50 milhões e produção deve começar em 2026; planta será compartilhada com a Hyundai Rotem

A fabricante de trens chinesa CRRC vai instalar uma unidade industrial no Brasil, com sede em Araraquara, no interior de São Paulo. O anúncio foi confirmado pelo governo estadual nesta segunda-feira (28). A operação será viabilizada por meio do arrendamento parcial de uma planta já existente, atualmente ocupada pela coreana Hyundai Rotem.

O investimento inicial está estimado em R$ 50 milhões, com previsão de início da produção em meados de 2026. A operação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), já que envolve estrutura compartilhada entre empresas concorrentes do setor ferroviário.

Nova fábrica reforça presença da CRRC em projetos de mobilidade no Brasil

A fabricante de trens chinesa já possui contratos ativos no país. Em junho, a CRRC assinou acordo para fornecer 44 composições ao Metrô de São Paulo, um dos maiores pedidos recentes do setor. Além disso, integra o consórcio responsável pelas concessões do Metrô de Belo Horizonte e do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, em parceria com o Grupo Comporte, da família Constantino.

Com a fábrica em Araraquara, a empresa passa a ter capacidade local de produção e manutenção, o que amplia sua competitividade em licitações futuras e facilita o cumprimento de exigências de conteúdo nacional.

Segundo o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado, Rafael Benini, o projeto também pode gerar empregos e atrair fornecedores para a cadeia produtiva da região. “É um investimento estratégico para fortalecer a indústria ferroviária paulista e consolidar a presença da CRRC no Brasil”, afirmou.

Empresa mira novas concessões e amplia estratégia no país

A chegada da fabricante de trens chinesa não está limitada aos contratos já firmados. O consórcio liderado pela CRRC avalia participar das licitações das Linhas 10 e 14 da CPTM, que devem ser lançadas nos próximos meses pelo governo paulista. Os projetos incluem operação, manutenção e fornecimento de novos trens.

Além disso, a empresa tem demonstrado interesse em outras parcerias público-privadas (PPPs) e concessões de mobilidade urbana em andamento no Brasil, com foco em capitais e regiões metropolitanas que ainda carecem de estrutura ferroviária moderna.

Globalmente, a CRRC é uma das maiores fabricantes de material rodante do mundo, com presença em mais de 100 países e forte atuação nos setores de trens de alta velocidade, metrôs e VLTs. A unidade em Araraquara será a primeira da marca com linha de montagem fixa no território brasileiro.

Você acredita que a chegada da CRRC pode acelerar a modernização do transporte ferroviário no Brasil? Comente abaixo.

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Bruno Teles

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