Governo de Minas abre 40 mil vagas para cursos técnicos gratuitos no Trilhas de Futuro, ampliando oportunidades para jovens estudantes.
O Governo de Minas anunciou a abertura de 40 mil novas vagas para a quinta edição do programa Trilhas de Futuro, com inscrições disponíveis de 10 a 23 de setembro. Criado em 2021 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o projeto tem como objetivo oferecer cursos técnicos gratuitos para jovens mineiros, em instituições públicas e privadas. Além da formação, os estudantes recebem ajuda de custo para alimentação e transporte, facilitando o acesso à educação técnica. Desde a sua criação, o Trilhas de Futuro se tornou uma referência nacional em educação profissional, promovendo a qualificação de milhares de estudantes e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do estado.
Alguns cursos oferecidos pelo governo no Trilhas do Futuro
O programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas Gerais, está oferecendo 40 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em diversas regiões do estado. Os cursos estão disponíveis em áreas fundamentais para o desenvolvimento profissional e incluem:
- Logística: Cursos oferecidos pela Alfa Unipac em Santa Luzia e Jequitinhonha, com opções no turno integral e noturno.
- Saúde Bucal: Disponível em Medina e Pedra Azul, através do ITEP, com turmas nos períodos integral e noturno. A formação inclui práticas essenciais para o cuidado bucal.
- Enfermagem: O curso, com duração de 24 meses, é oferecido em Teófilo Otoni e Divinópolis, nas instituições Alfa Unipac e Escola Técnica Egídio José da Silva, com opções de manhã, tarde e noite.
Além destes, o programa inclui Serviços Jurídicos, Informática para Internet, Vestuário, Vendas, e Cuidados de Idosos. As aulas são oferecidas em diversos turnos, permitindo flexibilidade para os estudantes.
- Instituto Federal abre 6 MIL vagas em cursos gratuitos para capacitação na área de TI. Saiba como realizar a sua inscrição sem pagar nada e ganhar R$ 3 MIL REAIS!
- Ambev, a maior fabricante de cerveja do planeta, oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos e online (EAD) com certificado garantido para todo o Brasil
- Microsoft, o gigante da tecnologia, liberou 5 mil vagas em cursos gratuitos online (EAD) com certificação garantida para todo o Brasil
- MEC liberou inscrições abertas para curso gratuito de mestrado em educação inclusiva – PROFEI, com vagas em universidades de todo o Brasil
Essas oportunidades visam capacitar jovens e adultos, promovendo acesso à educação técnica e ajudando a atender a demanda por profissionais qualificados nas regiões atendidas. As inscrições são abertas e o programa se destaca pela abrangência e impacto social, contribuindo para a formação de uma mão de obra qualificada e preparada para o mercado de trabalho.
Novidades da quinta edição do governo
A quinta edição do Trilhas de Futuro traz uma ampliação significativa do programa. Com 99 cursos disponíveis, o projeto vai alcançar 157 municípios, permitindo que mais estudantes de diferentes regiões de Minas Gerais tenham acesso à formação técnica.
Dentre os cursos oferecidos, estão áreas como Agente Comunitário de Saúde, Conservação e Restauro, Massoterapia e Panificação.
Em relação à edição anterior, 25 novos cursos foram incorporados, e 32 municípios passaram a fazer parte do projeto. Além disso, 28 municípios estão recebendo pela primeira vez instituições de ensino credenciadas, ampliando o acesso ao Trilhas de Futuro.
A expansão demonstra o compromisso do Governo de Minas em atender às demandas do mercado de trabalho e oferecer oportunidades de qualificação para mais jovens.
Outro destaque desta edição é a inclusão de estudantes do 1º ano do ensino médio, desde que apresentem comprovante de matrícula no 2º ano até o início das aulas, em 2025.
O resultado da alocação dos candidatos será divulgado no dia 11 de outubro, e as matrículas presenciais devem ser feitas entre os dias 15 e 29 do mesmo mês.
Mutirão de inscrições e histórias de sucesso
Para garantir que o maior número possível de estudantes se inscreva no Trilhas de Futuro, a SEE/MG, em parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), realizará um mutirão de inscrições entre os dias 16 e 18 de setembro.
Durante o evento, serão fornecidas cartilhas com informações sobre os cursos disponíveis e o mercado de trabalho para os alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site oficial do projeto.
Clique aqui para realizar sua inscrição.
Os cursos têm duração de um a um ano e meio e preparam os estudantes para entrar rapidamente no mercado de trabalho.
O Trilhas de Futuro tem mostrado resultados concretos na vida de seus participantes. Darli Felipe Alves, técnico em Edificações formado pelo projeto, é um exemplo de como a qualificação profissional pode transformar vidas.
“Eu comecei o curso pelo Trilhas enquanto ainda estava no ensino médio. Hoje, sou formado e posso atuar com mais segurança no mercado de trabalho”, relatou Darli, que também participa de competições vocacionais internacionais.
Glenda Raissa, estudante do curso técnico em segurança do trabalho pelo Trilhas, também compartilhou sua experiência positiva.
“Desde que fui contemplada com uma vaga no projeto, venho aprendendo muito e me preparando para uma carreira profissional sólida”, afirmou.
Além de cursar o Trilhas, Glenda está concluindo o ensino médio em Belo Horizonte, destacando a flexibilidade do programa, que permite a conciliação entre estudos regulares e técnicos.
O Trilhas de Futuro continua a ser uma oportunidade valiosa para jovens que buscam qualificação técnica e desejam ingressar no mercado de trabalho com melhores condições.