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Com 7 anos de atraso e R$ 3 BILHÕES investidos, rodovia que vai ligar cidades em 18 minutos ao Litoral de São Paulo tem data para ser inaugurada e usada por 25 MILHÕES de motoristas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/09/2024 às 18:18
Rodovia de R$ 3 BILHÕES vai ligar cidades em 18 minutos ao Litoral de São Paulo, terá pedágio próprio e 25 milhões de motoristas anualmente
Rodovia de R$ 3 BILHÕES vai ligar cidades em 18 minutos ao Litoral de São Paulo, terá pedágio próprio e 25 milhões de motoristas anualmente

Rodovia dos Tamoios, com 22,7 km, será inaugurada em novembro após sete anos de atraso. O projeto de R$ 3 bilhões promete reduzir o tempo de viagem no litoral norte de SP e aliviar o trânsito. Será que a nova estrada vai resolver os problemas de tráfego na região?

O projeto da rodovia dos Tamoios, na Serra do Mar, vai transformar o acesso a destinos turísticos, mas seu impacto vai muito além do esperado.

O contorno sul, que teve um investimento colossal de R$ 3 bilhões, está na fase final de acabamento e deve ser inaugurado no próximo dia 17 de novembro. No entanto, a expectativa ainda é cercada de incertezas quanto à data exata.

Com uma extensão de 22,7 km, a nova rodovia pretende reduzir o tempo de viagem pela metade, ligando Caraguatatuba ao porto de São Sebastião.

Segundo o governo estadual, a via deve atender 10,2 mil veículos diariamente, mas ainda não se sabe como será o tráfego durante os feriados e fins de semana, quando o fluxo aumenta exponencialmente.

A construção do contorno sul faz parte de um projeto maior, que inclui o contorno norte, inaugurado em dezembro de 2023.

Juntos, os dois trechos somam quase 34 km e têm como principal objetivo desviar o tráfego pesado da SP-055, especialmente de caminhões com destino ao porto de São Sebastião.

A nova estrada, ao finalizar na região do porto e no acesso à balsa para Ilhabela, deverá permitir que os motoristas percorram o trajeto em apenas 18 minutos, a uma velocidade máxima de 80 km/h.

Para quem já enfrentou as dificuldades do trânsito no trecho urbano da SP-055, essa é uma promessa tentadora.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a atual travessia entre Caraguatatuba e São Sebastião pode levar mais de 40 minutos em dias normais.

Em feriados, a situação se agrava e o tempo de viagem pode chegar a quatro horas. Entre os dias 29 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024, por exemplo, cerca de 213 mil veículos circularam por Caraguatatuba, e em São Sebastião, a média diária foi de 45 mil veículos.

A nova rodovia, além de desafogar o trânsito, pode impulsionar o turismo e a economia da região.

Segundo Heloiza Lacerda Franco, presidente da Associação Comercial de Ilhabela, a expectativa é que a ocupação hoteleira cresça em até 15%, compensando as perdas causadas pelos problemas nas balsas, que chegaram a ter filas de até seis horas em julho.

Uma solução parcial, mas promissora

Apesar do alívio que a nova rodovia trará, nem tudo são flores. Metade do trajeto dos contornos sul e norte terá apenas uma pista por sentido, o que pode limitar o fluxo em dias de pico.

Allan Tinôco, gerente de engenharia da concessionária Tamoios, afirma que o modelo de pista simples faz parte do projeto original e que futuras alterações dependerão de decisão do governo.

O novo trecho também terá pedágios nos dois sentidos, no valor de R$ 5 para carros de passeio.

O sistema será do tipo free flow, com pórticos de cobrança automática por câmeras, instalados no km 13,5 do contorno sul. Por enquanto, os equipamentos estão em fase de testes no km 16 da rodovia dos Tamoios.

Um desafio à parte: a segurança na nova rodovia

A segurança da nova rodovia é outra preocupação.

Durante uma visita da reportagem da Folha de S. Paulo ao trecho sul, animais como cavalos e gado foram vistos próximos à pista, um risco potencial para acidentes.

A concessionária já notificou os proprietários e, em alguns pontos, cercas serão instaladas para impedir que os animais entrem na via.

Além disso, a estrada conta com 450 câmeras para monitoramento, mas ainda não há radares de velocidade instalados.

A expectativa é que esses dispositivos entrem em operação após a inauguração para garantir a segurança dos motoristas.

O impacto do atraso

As obras, que começaram em 2013, tinham previsão de término para 2017, mas foram paralisadas em 2018 após a rescisão de contrato com as empreiteiras originais.

Somente em 2021, a nova concessionária assumiu e retomou a construção.

De acordo com o governo estadual, os atrasos e as mudanças no contrato contribuíram significativamente para o aumento dos custos, que chegaram aos R$ 3 bilhões atuais.

Agora, com a conclusão iminente, moradores e turistas aguardam com expectativa e um certo alívio.

Afinal, a conclusão dessa obra promete facilitar o acesso às praias e impulsionar o turismo, um setor crucial para a economia da região.

O que esperar do futuro da rodovia

Mesmo com a inauguração, o futuro da rodovia ainda gera dúvidas.

A duplicação de pistas, por exemplo, não está prevista no projeto atual, e possíveis melhorias dependem de decisões políticas e novos investimentos.

No entanto, há consenso de que a nova via já representa um avanço significativo para o litoral norte paulista.

Com a data de inauguração se aproximando, resta saber se a rodovia será capaz de cumprir todas as suas promessas e transformar de vez a mobilidade e o turismo na região.

Você acha que a nova rodovia vai resolver os problemas de trânsito no litoral paulista ou ainda há muito a ser feito? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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