Se você é fã de caminhonetes gigantes e robustas, precisa conhecer a International MXT. Criada para ser um veículo militar extremo, ela acabou ganhando uma versão civil imponente e cheia de força. Com design agressivo e potência absurda, o MXT marcou presença no mercado por um curto período, mas até hoje continua sendo fabricado para fins militares.
Nos anos 2000, a fabricante International decidiu criar um novo veículo militar para substituir o HMMWV (Humvee), que já havia provado seu sucesso no exército americano. Foi então que surgiu o MXT – uma sigla em inglês para “caminhonete militar extrema”.
O design da caminhonete se destacava pelo visual semelhante aos caminhões médios da marca. Sua cabine robusta, grade frontal parruda e conjunto óptico marcante a deixavam com uma aparência intimidadora. O veículo foi projetado para ser extremamente versátil e caber no bagageiro de um avião militar Lockheed C-130 Hércules.
Um veículo militar rejeitado pelos EUA, mas aprovado pelo Reino Unido
Apesar do projeto inovador, as forças armadas dos Estados Unidos não aprovaram o MXT como substituto do Humvee. No entanto, a robustez e a capacidade do veículo chamaram a atenção das forças britânicas, que viram nele uma excelente opção para operações militares. Como resultado, o Reino Unido encomendou centenas de unidades, o que garantiu o início da sua produção em 2006.
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No ano seguinte, a International MXT chegou ao mercado civil, trazendo todo o DNA militar para os motoristas que buscavam um veículo diferenciado e extremamente poderoso.
A versão civil do International MXT
Em 2007, a versão civil do International MXT foi lançada, mas com uma única configuração: cabine dupla. Assim como na versão militar, o modelo utilizava um motor International VT 365, um V8 turbo diesel de 6.0 litros. Essa usina de força entregava impressionantes 300 cavalos de potência e um gigantesco torque de 73,3 kgfm, garantindo desempenho e força bruta para qualquer desafio.
Já em 2008, o MXT recebeu uma atualização no motor, passando a contar com um propulsor 6.4 litros, que elevava a potência para 325 cavalos e o torque para impressionantes 78,8 kgfm. Toda essa força era gerenciada por uma transmissão automática de cinco marchas, garantindo uma condução suave mesmo em terrenos acidentados.
O design e os componentes que fazem do MXT uma fera
Se o desempenho já impressionava, o visual não ficava para trás. O International MXT exibia um design extremamente robusto, que chamava atenção por onde passava. Entre seus principais destaques estavam:
- Rodas aro 20 com pneus gigantescos de 40×13,5, que aumentavam ainda mais sua presença intimidadora;
- Peso bruto de 7.257 kg, tornando-o um verdadeiro tanque sobre rodas;
- Estrutura reforçada, capaz de enfrentar os terrenos mais difíceis sem dificuldades.
Além de seu porte avantajado, o MXT oferecia um nível de resistência e durabilidade poucas vezes visto em uma caminhonete, tornando-se um dos modelos mais impressionantes já fabricados.
O fim da produção civil e a continuidade militar
Apesar do impacto que causou no mercado, a versão civil do International MXT teve vida curta. 2008 foi o último ano de produção, deixando órfãos aqueles que buscavam uma caminhonete extrema para uso pessoal.
Por outro lado, a versão militar do MXT continua sendo fabricada até hoje pela International, atendendo às necessidades das forças britânicas e de outras entidades que demandam veículos de alta resistência.
Brasil, país orgulhoso por ter carrinhos de rolimãs melhorados com motor 1.0, sendo vendidos em concessionárias envidraçada!
Faça seu juízo de valor: alguns Camaros amarelos atraindo a atenção qndo transitam nas ruas; algumas poucas Ferraris; Bugatti Veron, 1 unidades na garagem; e outras marcas e modelos que o brasileiro não conhece. Vergonhoso atraso tecnológica e industrial que esse país possui.
Infelizmente, a matéria pouco diz sobre a dimensão do veículo. Só o peso e tamanho da roda não é suficiente. Como não há uma pessoa ao lado, ficamos sem saber o espaço que o veículo ocupa.
Aqui no Brasil o pessoal é meio fresco com veiculos **** eles gostam de jeep compass renegade porque tem multimidia e um monte de sensores e botões!