Com motor de 673 cv, transmissão inteligente e esteiras largas, o Fendt 1167 Vario MT apresenta soluções de alta tecnologia para reduzir compactação do solo e aumentar a produtividade em grandes propriedades agrícolas.
O Fendt 1167 Vario MT representa um novo patamar de tecnologia para o setor agrícola brasileiro, combinando potência extrema com soluções avançadas para reduzir a compactação do solo.
Equipado com motor MAN de seis cilindros e 16,2 litros, o modelo é capaz de fornecer até 673 cavalos-vapor (cv) quando há demanda máxima por parte de implementos hidráulicos ou da TDP (tomada de potência), mantendo 495 cv de potência contínua e torque máximo de 3.100 Nm a apenas 1.450 rpm.
O lançamento global ocorreu em 2023, com chegada rápida ao Brasil, especialmente direcionado para produtores de soja, milho e cana-de-açúcar que buscam desempenho superior aliado à preservação do solo.
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Motor potente e tecnologia de tração sobre esteiras
O grande diferencial do Fendt 1167 Vario MT está no seu sistema de esteiras de borracha que substituem as tradicionais rodas, conferindo ao trator a capacidade de “flutuar” sobre a superfície e distribuir melhor o peso.
O chassi com entre-eixos de 3.000 mm e bandas de até 914 mm de largura em cada lado proporciona uma área de contato superior a 4,5 m² por esteira.
Essa característica permite diluir a pressão exercida no solo, favorecendo a redução da compactação em torno de 10% em relação a tratores articulados 4×4 de potência similar, segundo dados da fabricante.
Transmissão VarioDrive e consumo otimizado
A transmissão VarioDrive CVT do Fendt 1167 Vario MT, única no segmento de tratores sobre esteiras acima de 650 cv, opera de maneira contínua em velocidades de 0 a 40 km/h.
O sistema eletrônico integra rotação mínima do motor à velocidade selecionada pelo operador, contribuindo para economia de combustível de até 20% se comparado a máquinas equivalentes, conforme testes realizados em 2024.
Além disso, o software de tração ajusta automaticamente a força aplicada em cada roda-guia do sistema Mobil-Trac, evitando patinagens ao operar com implementos de grande largura ou múltiplos subsoladores.
Redução de compactação e preservação do solo
Redução de compactação e preservação do solo são os principais benefícios destacados por agricultores que adotaram o modelo.
Em regiões de solos arenosos, relatórios publicados em 2025 registraram incremento médio de 8% na produtividade ao substituir tratores de pneus por unidades sobre esteiras, especialmente na camada de 0 a 20 cm do perfil do solo.
Isso é possível graças ao desenho do conjunto de roletes oscilantes, que permite ao trator acompanhar irregularidades do terreno e manter contato uniforme, independentemente da topografia.
Peso operacional, tração e capacidade hidráulica
O peso operacional parte de 18,8 toneladas, podendo alcançar 27 toneladas com lastros opcionais, sem comprometer o equilíbrio dinâmico da máquina, que mantém 55% do peso na dianteira e 45% na traseira, mesmo com tanques cheios — são 1.320 litros de diesel e 135 litros de Arla 32.
Para atender implementos de alta demanda, a barra de tração categoria 5 e o opcional de engate de três pontos com capacidade de 11 toneladas integram o pacote.
O circuito hidráulico, dotado de duas bombas de êmbolo axial, proporciona fluxo combinado de até 440 litros por minuto, o que permite o funcionamento simultâneo de plantadeiras, kits de fertilizantes pneumáticos e rodas impulsoras.
Cabine FendtONE e automação embarcada
A cabine FendtONE foi projetada para otimizar conforto e produtividade, incluindo suspensão mecânica de dois pontos, assento pneumático ventilado e coluna de direção ajustável.
O painel multimídia de 10,4 polegadas integra piloto automático, câmera de ré, comandos ISOBUS e telemetria Fendt Connect, transmitindo informações de consumo, carga do motor e localização por 4G.
Outro destaque é o sistema TI Headland, que armazena sequências de manobra de cabeceira e repete automaticamente operações como redução de velocidade, elevação de implementos e giro, reduzindo falhas operacionais e desperdício de combustível.
Estabilidade, ergonomia e tecnologia embarcada
Para ampliar a ergonomia e a estabilidade, o pacote SmartRide inclui cilindros hidráulicos entre chassi e estrutura das esteiras, que absorvem impactos e permitem à máquina atingir até 60 km/h em estradas homologadas.
Sensores de inclinação fazem correções automáticas de desnível lateral, proporcionando maior segurança e conforto ao operador — especialmente reconhecido por usuários europeus, segundo relatos publicados em 2025.
Adaptação ao Brasil e configurações sob medida
No Brasil, o Fendt 1167 Vario MT marcou presença em feiras agrícolas itinerantes no Centro-Oeste durante o segundo semestre de 2025.
Técnicos da AGCO, fabricante do equipamento, realizam ajustes específicos de bitola conforme o tipo de cultivo: 2,29 metros para grãos em plantio direto e 3 metros para cana-de-açúcar.
O trator ainda suporta até oito válvulas hidráulicas proporcionais, recurso indispensável para o uso de semeadoras de grande porte e equipamentos que demandam acionamento independente para linhas de adubo, dosadores singuladores e kits de pulverização.
O gerenciamento eletrônico registra e armazena configurações de cada implemento, facilitando a troca entre talhões e otimizando o tempo operacional.
Investimento, retorno e mercado brasileiro
No aspecto comercial, os valores variam conforme a tributação estadual e a cotação do dólar.
Em junho de 2025, concessionários em Mato Grosso e Goiás estimam preços entre 5,1 e 5,5 milhões de reais para o conjunto completo, incluindo piloto automático RTK, bomba hidráulica dupla e garantia integral de cinco anos.
Embora o investimento inicial supere o de tratores articulados 4×4 de 630 cv, produtores consideram decisivo o retorno em economia de combustível e conservação do solo em áreas suscetíveis à compactação, como solos arenosos e Latossolos de textura média.
Densidade tecnológica e futuro da mecanização
A densidade tecnológica do Fendt 1167 Vario MT, unindo tração contínua, telemetria em nuvem e motor de 673 cv, consolida o modelo como referência em mecanização agrícola de alta performance.
Diante da busca por eficiência e práticas conservacionistas, a adoção de tratores sobre esteiras passa a ser considerada estratégica em grandes propriedades agrícolas.
Com a chegada de motores cada vez mais potentes e soluções inovadoras para redução da compactação, o agricultor brasileiro tende a migrar para tecnologias como a do Fendt 1167 Vario MT, que alia potência, eficiência e preservação do solo.
Resta saber: a tradição das quatro rodas com pressão controlada ainda resiste à inovação das esteiras “flutuantes” ou o futuro da produtividade no campo será cada vez mais guiado por máquinas de alta densidade tecnológica?