1. Início
  2. / Transporte Ferroviário
  3. / Com 6.000 cavalos de potência, a maior locomotiva em operação no Brasil puxa 330 vagões e move 36.000 toneladas de minério por viagem
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Com 6.000 cavalos de potência, a maior locomotiva em operação no Brasil puxa 330 vagões e move 36.000 toneladas de minério por viagem

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 02/07/2025 às 14:34
A Maior Locomotiva em Operação no Brasil: A Gigante de 6.000 HP que Move os Trens da Vale na Amazônia
A Maior Locomotiva em Operação no Brasil: A Gigante de 6.000 HP que Move os Trens da Vale na Amazônia
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com 6.000 cavalos de potência, a GE ES58ACi, operada pela Vale na Estrada de Ferro Carajás, se consolida como a maior locomotiva em operação no Brasil, sendo a força por trás do maior trem de carga do mundo.

No coração da Amazônia, uma verdadeira gigante de aço desliza sobre os trilhos, puxando composições que parecem não ter fim. A locomotiva GE ES58ACi, fabricada pela Wabtec Corporation, é a maior locomotiva em operação no Brasil. Projetada sob medida para as necessidades extremas da Vale, ela é a força motriz que garante o escoamento de milhões de toneladas de minério de ferro todos os anos.

De acordo com matéria publicada em portais especializados em ferrovias, a história desta máquina não é apenas sobre força bruta, mas sobre uma complexa sinergia entre tecnologia de ponta, engenharia de carga ultrapesada e uma estratégia de logística que posiciona o Brasil como uma referência mundial no setor.

O que é a GE ES58ACi? A ficha técnica do “monstro” dos trilhos

A ES58ACi é uma locomotiva diesel-elétrica que se destaca por sua potência inigualável no cenário nacional. Seu motor, um GE GEVO-16 de 16 cilindros, gera uma potência bruta de 6.000 HP (cavalos de força), com uma potência de tração efetiva de 5.750 HP.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Essa força a coloca em uma categoria própria. Para se ter uma ideia, as locomotivas mais modernas usadas por outras grandes ferrovias brasileiras, como a Rumo e a MRS, são do modelo ES44ACi, com 4.500 HP. A potência extra de 1.500 HP da ES58ACi é o que a torna a maior locomotiva em operação no Brasil.

A Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Com 6.000 cavalos de potência, a maior locomotiva em operação no Brasil puxa 330 vagões e move 36.000 toneladas de minério por viagem
Foto por Bruno Campos

A ES58ACi opera exclusivamente na Estrada de Ferro Carajás (EFC), uma ferrovia de 892 km de extensão que é a espinha dorsal da logística da Vale. Inaugurada em 28 de fevereiro de 1985, a EFC liga a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, na Serra dos Carajás (PA), ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).

Em 2024, a ferrovia transportou mais de 176 milhões de toneladas de minério de ferro, um volume que exige uma operação logística de altíssima eficiência e, claro, locomotivas com uma capacidade de tração extraordinária.

A missão: puxar o maior trem de carga em operação regular do mundo

A principal missão da maior locomotiva em operação no Brasil é tracionar o maior trem de carga em operação regular do planeta. A composição padrão da EFC é um feito de engenharia:

  • 330 vagões
  • 3,3 quilômetros de extensão
  • Mais de 36.000 toneladas de minério de ferro

Para mover um colosso como esse, a Vale utiliza tecnologias avançadas, como o sistema de tração distribuída Locotrol, que permite que um único maquinista controle de forma sincronizada as múltiplas locomotivas distribuídas ao longo do trem.

A parceria estratégica entre a Vale e a Wabtec

Com 6.000 cavalos de potência, a maior locomotiva em operação no Brasil puxa 330 vagões e move 36.000 toneladas de minério por viagem
Créditos na foto

A relação entre a Vale e a Wabtec Corporation (sucessora da GE Transportation) é uma parceria de longo prazo. Em junho de 2024, as duas empresas firmaram um acordo de R$ 1,77 bilhão para a gestão e manutenção da frota de locomotivas da EFC por dez anos.

O compromisso com a plataforma foi reafirmado em março de 2025, quando a Vale anunciou a encomenda de mais 14 locomotivas ES58ACi, que serão produzidas na fábrica da Wabtec em Contagem (MG), com entregas previstas para começar em 2026.

A aposta na descarbonização com biodiesel e locomotivas elétricas

A Vale já está planejando o futuro da maior locomotiva em operação no Brasil e de toda a sua frota, com um forte foco em sustentabilidade. As novas locomotivas encomendadas já são projetadas para operar com uma mistura de até 25% de biodiesel.

Além disso, a empresa fez uma parceria com a Wabtec para adquirir três locomotivas 100% elétricas a bateria, do modelo FLXdrive. A previsão é que elas comecem a operar em 2026, substituindo as locomotivas a diesel que auxiliam os trens a vencerem os trechos de subida, criando a primeira composição ferroviária híbrida de carga pesada do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x