1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com 40 cavalos de potência, a Bajaj Dominar 400 manteve velocidade de cruzeiro de 140 km/h no teste de 1200 km sem vibrar.
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com 40 cavalos de potência, a Bajaj Dominar 400 manteve velocidade de cruzeiro de 140 km/h no teste de 1200 km sem vibrar.

Escrito por Carla Teles
Publicado em 24/08/2025 às 23:36
Com 40 cavalos de potência, a Bajaj Dominar 400 manteve velocidade de cruzeiro de 140 km/h no teste de 1200 km sem vibrar.
A Bajaj Dominar 400 é boa para viajar? Levamos a moto ao limite em um teste de 1200 km e revelamos tudo sobre desempenho, conforto e se vale a pena. Veja a análise!
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Analisamos o desempenho, conforto e custo-benefício da crossover da Bajaj em uma viagem intensa. Descubra se ela é a moto ideal para sua próxima aventura na estrada.

Uma viagem de 1200 quilômetros entre São Paulo e Tiradentes (MG). Esse foi o teste definitivo para a Bajaj Dominar 400. Dois pilotos levaram a moto ao limite para avaliar cada detalhe na estrada. A seguir, vamos detalhar os motivos que fazem desta moto uma candidata séria para quem busca aventura e versatilidade.

Motor e desempenho: o coração valente na estrada

Não há como falar da Dominar 400 sem começar pelo motor. Com 373 cilindradas, ele entrega 40 cavalos de potência e 3,56 kgf.m de torque. Na prática, esses números se traduzem em força. O motor oferece torque disponível em qualquer rotação, seja em saídas, médias ou altas rotações.

Isso garante ultrapassagens seguras e respostas rápidas ao acelerador. Mesmo em velocidades de cruzeiro, como 140 km/h, o motor demonstra ter fôlego de sobra, sem ruídos excessivos ou vibração. Em relação ao consumo, a pilotagem mais agressiva na viagem resultou em médias de 17 a 20 km/l. No entanto, em um ritmo normal, a moto alcança facilmente entre 24 e 25 km/l.

Conforto e ergonomia: feita para longas distâncias?

Divugação Bajaj do Brasil
Divugação Bajaj do Brasil

Um dos pontos mais elogiados foi a posição de pilotagem. Ela é agradável e permite rodar por longos trechos sem causar dores na lombar ou no pescoço. Pilotos com cerca de 1,79m de altura se sentiram bem acomodados.

O banco é largo e confortável. O tanque possui um encaixe perfeito para as pernas, e o guidão largo transmite confiança sem atrapalhar no trânsito urbano. O conjunto ergonômico prova que a Dominar 400 foi projetada para não cansar o piloto, mesmo após centenas de quilômetros.

O grande diferencial no custo-benefício

Talvez o maior trunfo da Bajaj Dominar 400 seja seu pacote de acessórios de série. A moto já vem equipada com para-brisa, protetores de mão, protetor de motor e suporte para baú. Tudo isso está incluso no preço de R$ 26.000,00.

Durante a viagem, esses itens se mostraram essenciais. A bolha protegeu contra o vento e os insetos. Os protetores de mão garantiram conforto térmico durante a noite. Equipar uma concorrente com os mesmos acessórios representaria um custo adicional significativo.

Suspensão e ciclística: equilíbrio para o asfalto brasileiro

A suspensão da Dominar 400 é intermediária. Não é macia como a de uma moto trail, nem rígida como a de uma naked esportiva. Ela está na medida certa para a proposta da moto. Em trechos com asfalto ruim, o conjunto com garfo dianteiro invertido absorveu bem os impactos, sem chegar ao fim do curso.

A suspensão traseira também se mostrou eficiente. Mesmo com bagagem extra, a moto manteve a estabilidade nas curvas e em uma tocada mais forte, sem oscilar ou perder a trajetória.

Pontos de atenção e por que vale a pena

YouTube Video

Um ponto de atenção é o painel. Ele é dividido em duas telas, mas a inferior, localizada sobre o tanque, desvia o olhar da pista, o que pode ser um risco. As informações principais estão na tela superior, mas a consulta à tela de baixo é melhor feita com a moto parada.

A conclusão, no entanto, é extremamente positiva. A Bajaj Dominar 400 se mostrou uma moto robusta, confiável e que aguenta um uso severo. Sua combinação de motor valente, conforto para viagens, pacote completo de acessórios e um preço competitivo a torna uma das melhores opções de sua categoria no mercado brasileiro. A recomendação final é clara: faça um test ride para tirar suas próprias conclusões.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x