Kawasaki Z 650 SE 2022: versão exclusiva com grafismos e chassi verde. Edição especial mantém motor bicilíndrico de 68 cv, design Sugomi e painel TFT com conectividade Bluetooth
A Kawasaki Z 650 SE 2022 é uma versão especial da naked média japonesa, destacando-se por seu grafismo exclusivo e chassi pintado em verde, elementos que reforçam o visual agressivo inspirado no conceito Sugomi — marca registrada da linha Z.
Lançada originalmente em 2016, a Z 650 passou por evoluções importantes, e a edição SE foi comercializada no Brasil entre 2021 e 2023. Com peso reduzido, boa ergonomia e motor econômico, a moto se consolidou como uma das opções mais equilibradas da categoria.
No mercado de seminovas, a Tabela Fipe aponta valor médio de R$ 39,2 mil, enquanto uma unidade zero quilômetro, já no modelo equivalente 2024, parte de cerca de R$ 48,5 mil nas concessionárias Kawasaki.
-
Quanto você pagaria para financiar o Toyota Yaris Cross com entrada de R$ 75 mil
-
Volkswagen Virtus TSI 2024 faz quase 20 km/l, porta-malas de 521 litros, autonomia de 529 km com um único tanque e se torna boa opção para quem gosta de viajar
-
Conheça o motor 1.5 da BYD que atinge impressionantes 44,2 km/l e está mudando o conceito de economia nos carros híbridos no Brasil
-
Honda Sahara 300 Adventure 2024 combina velocidade final de 150 km/h com consumo urbano de carro 1.0 econômico
Motor, desempenho e ciclística
A Kawasaki Z 650 SE 2022 utiliza motor bicilíndrico paralelo de 649 cm³, comando DOHC e oito válvulas, entregando 68 cv de potência e 6,5 kgfm de torque. O câmbio é de seis marchas e a embreagem assistida e deslizante proporciona trocas suaves e evita travamento da roda traseira em reduções bruscas.
Com 188 kg em ordem de marcha, a moto é ágil e fácil de conduzir. As suspensões Kayaba — telescópica de 41 mm na dianteira e monoamortecedor traseiro com ajuste de pré-carga — oferecem bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, mesmo sem regulagens avançadas.
O top speed informado é de aproximadamente 210 km/h, com aceleração linear e respostas rápidas, especialmente em médias rotações.
Tecnologias e equipamentos
O modelo vem com painel TFT colorido de 4,3 polegadas, conectividade via Bluetooth e integração ao aplicativo Kawasaki Rideology, que oferece informações de telemetria, consumo, autonomia e manutenção diretamente no celular.
A iluminação conta com farol e lanterna em LED, enquanto as setas ainda utilizam lâmpadas halógenas (passando para LED somente a partir de 2024).
O sistema de freios é composto por duplo disco dianteiro de 300 mm e disco traseiro de 220 mm, ambos ondulados (“margarida”) e com ABS de série. As rodas de 17 polegadas usam pneus 120/70 na frente e 160/60 atrás.
Consumo e uso no dia a dia
A Kawasaki Z 650 SE 2022 é reconhecida pela eficiência no consumo. Em condução esportiva, registra média entre 18 e 21 km/l, podendo chegar a 23-25 km/l em uso moderado.
O tanque de 15 litros, sendo 4,3 litros de reserva, garante autonomia suficiente para uso urbano e rodoviário sem abastecimentos frequentes.
A posição de pilotagem é levemente inclinada para frente, mas ainda confortável, com tanque estreito que facilita o encaixe das pernas e guidão de largura equilibrada, favorecendo a manobrabilidade.
Pontos positivos e negativos
Entre os destaques estão a ciclística leve, o motor confiável e econômico, a conectividade do painel e o acabamento com toques exclusivos da versão SE.
Já as ausências de tomada USB, spoiler inferior e setas em LED são apontadas como pontos a melhorar. Outro fator observado é o custo de peças originais, considerado alto.
Vale a pena?
Para quem busca uma naked média com boa entrega de torque, design marcante e manutenção relativamente simples, a Kawasaki Z 650 SE 2022 se mostra uma opção sólida. A edição especial adiciona personalidade ao modelo sem alterar a mecânica consagrada.
E você, acha que a Kawasaki Z 650 SE 2022 oferece um bom custo-benefício para quem quer entrar no segmento das naked médias? Considera que os equipamentos poderiam ser mais completos? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa.