Avaliamos cada detalhe da nova aventureira da BMW, desde o painel TFT conectado até os modos de pilotagem off-road.
A BMW Motorrad acaba de redefinir as regras no acirrado segmento das big trails premium no Brasil. Com o lançamento da nova BMW F 900 GS 2025, a marca alemã não apenas atualiza sua aventureira, mas a reinventa por completo, mirando diretamente na jugular de sua principal concorrente, a Triumph Tiger 900. A nova moto emagreceu, ficou mais potente e, principalmente, recebeu um arsenal tecnológico digno das irmãs maiores de 1300 cilindradas.
Mas o que toda essa tecnologia significa na prática para quem sonha em explorar as estradas e os terrenos mais desafiadores do Brasil? Fomos a fundo na ficha técnica da F 900 GS, analisamos seus pacotes de opcionais e comparamos seus atributos para entender se a nova aventureira alemã tem o que é preciso para ser a nova rainha da categoria.
O que vem no pacote Enduro Pro da F 900 GS?
A BMW oferece a F 900 GS em uma configuração modular, onde os pacotes de opcionais definem a personalidade da moto. O mais completo e focado no off-road é o Enduro Pro. Este pacote inclui guidão elevado para uma pilotagem mais confortável em pé, suspensão dianteira Showa totalmente ajustável e na cor dourada, e a corrente M Endurance, que possui um revestimento especial para maior durabilidade e menor manutenção.
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Além dele, outros dois pacotes são cruciais. O pacote Dynamic inclui o Dynamic ESA (ajuste eletrônico da suspensão traseira) e os Modos de Pilotagem Pro (Dynamic, Enduro e Enduro Pro), que alteram a resposta do acelerador, o controle de tração e o ABS. Já o pacote “Active” adiciona itens como o quickshifter, que permite a troca de marchas sem usar a embreagem, e o controle de cruzeiro.
A altura do assento é um problema para pilotos mais baixos?
Um dos pontos que mais gera dúvidas em motos da categoria big trail é a altura. A BMW F 900 GS tem uma altura de assento padrão de 870 mm, o que pode ser um desafio para pilotos com menos de 1,75 m de altura. A suspensão mais alta e o curso maior, ideais para o off-road, são os responsáveis por essa medida.
No entanto, a BMW oferece soluções para mitigar o problema. É possível adquirir um assento baixo como acessório opcional, que reduz a altura em alguns centímetros, ou até mesmo um kit de rebaixamento da suspensão, embora isso possa alterar um pouco a dinâmica da moto. O ideal é sempre realizar um test ride para sentir se a altura é um impeditivo real para o seu biotipo.
Quanto custa a revisão da BMW F 900 GS no Brasil?
O custo de manutenção é um fator decisivo na compra de uma moto premium. A BMW trabalha com um programa de revisões com preço fixo para a maioria de seus modelos, o que traz mais previsibilidade para o proprietário. A primeira revisão da F 900 GS ocorre aos 1.000 km e é, em geral, uma cortesia de mão de obra da concessionária.
A primeira grande revisão, a de 10.000 km, que envolve a troca de óleo, filtro e uma checagem completa, tem um custo que varia, mas a média de mercado para modelos da série F da BMW fica entre R$ 1.500 e R$ 2.000, dependendo da concessionária e da região do país. É um valor alinhado com o segmento de motos premium.
Ela é melhor que a Triumph Tiger 900?
Esta é a pergunta que define a compra. A briga F 900 GS vs Tiger 900 é um clássico de opostos que se atraem. A Triumph Tiger 900 Rally Pro, sua principal concorrente, aposta na linearidade e no torque de seu motor de três cilindros, oferecendo uma pilotagem suave e previsível.
A avaliação da BMW F 900 GS, por outro lado, revela uma moto com uma personalidade mais explosiva e um foco maior na tecnologia de ponta.
Motor: o motor de dois cilindros da BMW entrega seus 105 cv de forma mais agressiva e vibrante, preferido por quem busca mais emoção.
Tecnologia: a BMW sai na frente com o Dynamic ESA, a suspensão traseira com ajuste eletrônico, um recurso que a Tiger não oferece nesta versão. O painel TFT da BMW também é referência em conectividade.
Peso: a F 900 GS é ligeiramente mais leve, o que a torna, em teoria, mais ágil em terrenos travados.
A escolha final recai sobre o perfil do piloto. A Tiger 900 é a escolha da razão e do conforto para longas viagens. A F 900 GS é a escolha da emoção e da tecnologia de vanguarda.
Se o dinheiro não fosse um problema, você iria de BMW F 900 GS ou de Triumph Tiger 900 para uma viagem pela América do Sul? Vote e justifique nos comentários!
BMW
BMW, sem dúvida.
Bmw com certeza