1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Com 1.894 projetos de energia eólica e solar cadastrados, mais da metade do leilão A-4 se encontra no Nordeste
Tempo de leitura 3 min de leitura

Com 1.894 projetos de energia eólica e solar cadastrados, mais da metade do leilão A-4 se encontra no Nordeste

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/01/2022 às 10:34
Atualizado em 31/01/2022 às 17:55
Leilão - energia solar - energia eólica - Nordeste -
A expansão da energia eólica também deve ser expressiva, podendo chegar a pouco mais de 70 TWh (+23%) – Foto: Banco de imagens – Freepik

Energia eólica e solar ganham destaque nos cadastros para o Leilão A-4, que acontecerá em maio. Mais da metade dos projetos estão situados na região Nordeste

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.894 projetos de energia solar, energia eólica, hidrelétricas, e biomassa para o Leilão A-4 para entrega de energia nova, totalizando 72.250 MW. O leilão está previsto para acontecer no dia 27 de maio e os projetos ainda vão passar pela fase de habilitação para concorrer no certame. O que surpreende inicialmente é que grande parte dos projetos estão situados na região Nordeste. A energia solar mais uma vez foi um dos grandes destaques no credenciamento, superando a energia eólica.

Leia também

Confira os projetos cadastrados no Leilão A-4

Apenas na energia solar, foram cadastrados 1.263 projetos, com uma potência instalada de 51.824 MW, mais que o dobro do cadastramento de energia eólica, que recebeu o cadastramento de apenas 542 projetos, somando 21.432 MW.

Além da energia solar e energia eólica, também se cadastraram para o Leilão A-4 60 projetos de hidrelétricas, somando 976 MW, e térmicas a biomassa, com 29 projetos capazes de gerar 1.018 MW (28%). O estado com o maior número de projetos está no Nordeste, a Bahia, com 28%, logo atrás Minas Gerais (16%) e Rio Grande do Norte (13%).

Em seu informativo, a EPE afirma que, pela primeira vez, os projetos de energia eólica e energia solar disputarão o certame em um mesmo produto, gerando uma maior competitividade e beneficiando ainda mais os consumidores. Nesse caso, o contrato é para 15 anos, e das térmicas e das usinas hidrelétricas de 20 anos, sem incluir as térmicas que disputarão contratos por disponibilidade.

70% projetos do Leilão A-4 estão no Nordeste

A região Nordeste representa os maiores números de projetos e potência cadastrados para o Leilão A-4, com aproximadamente 70% dos projetos por conta da predominância da energia eólica e energia solar.

Já as termelétricas estão situadas, principalmente, nos estados do Centro-Oeste e Sudeste, e os projetos hidrelétricos nas regiões Centro-Oeste e Sul. As habilitações dos projetos cadastrados estão previstas para o dia 12 de maio, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética.

O Leilão A-4 é um leilão de energia elétrica de processo licitatório, isto é, uma concorrência promovida pelo setor público com o intuito de se obter eletricidade em um prazo futuro, tanto pela construção de usinas de geração, linhas de transmissão e até mesmo a energia que é gerada em usinas em funcionamento e com seus investimentos já pagos.

Energia eólica e energia solar no Nordeste registram recordes

Em julho do ano passado, o ONS anunciou dez recordes de produção de energia eólica e energia solar. Segundo a entidade, foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea (pico), além de outros dois recordes da energia solar.

O dia de destaque foi 22 de julho, quando a força eólica abasteceu 102% da região Nordeste durante um dia inteiro. Sendo assim, neste dia foram produzidos 11.399 MW médios de energia eólica. Já no dia 30, foi registrado um novo recorde de energia solar, quando foram acumulados 682 MW médios.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos