Uma lei pouco conhecida pelo público em geral permite a condução de determinados veículos sem a necessidade de habilitação. Descubra como funcionam as classificações e quais são os veículos que podem ser pilotados sem a exigência da CNH.
As leis de trânsito, assim como o tráfego nas ruas e avenidas, estão em constante evolução, refletindo as mudanças na sociedade e se adaptando aos novos hábitos e comportamentos dos cidadãos. Em linha com essas transformações, o CONTRAN publicou em 2023 uma resolução que permite a condução de determinados veículos sem a necessidade de habilitação. Esta norma regulamenta o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos em vias públicas. Se você está curioso para saber quais veículos podem ser conduzidos sem CNH, continue lendo.
Conheça a lei que permite condução de veículos sem CNH
Se antes possuir um carro zero era o auge, atualmente andar sob duas rodas têm se tornado um objetivo cada vez mais atrativo. Até porque esse tipo de veículo se encaixa no trio essencial de qualquer consumidor: bom, bonito e barato.
Fora isso, os mesmos apresentam outra característica muito ovacionada na atualidade: a sustentabilidade. Até porque muitos desses veículos não fazem uso de combustível e sim de um sistema, muitas vezes elétricos, para funcionar como ciclomotores, bicicletas elétricas e outros.
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Segundo dados do portal JC, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desempenha um papel crucial na evolução das normas de trânsito, e uma recente e pouco conhecida lei comprova esse fato. Em vigor desde julho de 2023, essa lei estabelece uma lista de veículos de duas rodas que não necessitam de CNH para serem conduzidos.
Mas antes de tudo, é bom entender a atualização das classificações de veículos sob duas rodas, como ciclomotores e bicicletas elétricas, conforme estabelecida pelo Contran. Ela visa trazer clareza e simplicidade às regras de registro e licenciamento desses meios de transporte para a condução de motos sem documento.
Quais são as classificações de veículos que não precisam de CNH?
Definir cada categoria para a condução de veículos de duas rodas sem a necessidade de habilitação é fundamental para garantir que os cidadãos possam utilizar esses meios de transporte de forma segura e em conformidade com a lei. As classificações foram estabelecidas da seguinte maneira:
Ciclomotor
Veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não excede a capacidade máxima de 50 cm³, e sua velocidade máxima é limitada a 50 km/h. Esses veículos são amplamente utilizados para locomoção urbana e deslocamentos de curta distância.
Bicicleta
As bicicletas são veículos movidos exclusivamente pela força humana, equipados com duas rodas e não se assemelha a motocicletas, motonetas ou ciclomotores, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Isso sem falar que as mesmas são essenciais para uma mobilidade mais sustentável e ainda promove um estilo de vida mais saudável.
Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos
Essa categoria inclui patinetes, skates e monociclos que possuem um motor para sua propulsão.
Desta forma, tanto os ciclistas quanto os usuários de ciclomotores e equipamentos de mobilidade, podem desfrutar de uma experiência de transporte mais segura e eficiente.
Lista de veículos que não precisam de CNH
Dadas essas informações, é essencial saber que existem alguns modelos que se encaixam na lista de condução sem documento. Entre os veículos de duas rodas que não precisam de CNH estão:
Zero Luna
Além de ser um dos melhores modelos vendidos no país, ela ainda atende às resoluções ditas acima por ser classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto. É equipada com motor de 350W e bateria com autonomia de 40 km.
Especificação | Detalhes |
---|---|
Marca | Next Electric |
Modelo | Luna |
Motor | 350W |
Bateria | Chumbo-Ácido 48V 12Ah (4 baterias Chilwee 600 ciclos) |
Tempo de Recarga | 6 a 8 Horas |
Autonomia | 30 a 40 km |
Velocidade Máxima | Limitada a 25 km/h |
Pedais | Sim |
Retrovisores | Sim |
Acionamento | Chave (acompanha chave reserva) |
Alarme | Sim |
Velocímetro | Sim |
Suspensão | Traseira e Dianteira |
Peso suportado | 120 kg |
Medidas | 1,52 m Comprimento x 0,64m Largura x 1,06 Altura |
Uso Obrigatório | Capacete de Ciclista |
Consumo de Energia Elétrica | 0,58 kWh (12Ah 48V) a cada recarga completa |
Caloi Mobylete elétrica
Esse modelo voltou ao mercado bem mais moderno, entregando um motor de 350W e bateria de íon-lítio, 36V e 10,4 Ah.
Tailg Dyfly
Classificada como uma e-bike, ela possui um estilo mais sofisticado, parecido com uma pequena scooter. O modelo também conta com motor de 350W, mas sua bateria é um pouco mais potente, com autonomia de até 45 km.
Loop K1
Carrega um dos designs interessantes e, apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura. Potencia 350W
S1 Smart Bike
É um modelo de moto eletrificada e com a maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode entregar até 141 km de autonomia, um grande feito para o segmento.
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | 250 W |
Velocidade | Alcança até 25 km/h |
Bateria | 5.8 Ah |
Autonomia | 40 km |
Entenda as regras para conduzir bicicletas elétricas e veículos de mobilidade sem CNH
A Resolução CONTRAN Nº 996, publicada em junho de 2023, esclarece as regras para o uso de certos veículos de duas rodas, como bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual, sem a necessidade de carteira de habilitação (CNH).
Segundo essa resolução, as bicicletas elétricas que possuem um motor auxiliar de até 1000 W e que só funcionam quando o ciclista pedala, assim como equipamentos de mobilidade com potência limitada e velocidade máxima de até 32 km/h, podem ser conduzidos sem a CNH. A ideia é simplificar o uso desses veículos, desde que sigam as especificações de segurança determinadas pela lei.
Embora a Resolução permita a condução de bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual sem a necessidade de carteira de habilitação (CNH), esses veículos ainda precisam estar devidamente registrados e licenciados, dependendo do caso. Também é importante que o condutor respeite as regras de trânsito e as características técnicas do veículo, garantindo que ele seja utilizado de forma segura e conforme a legislação vigente.
Isso é um irresponsabilidade, essas motos invadiram calçadas , ciclovias e etc . Os condutores não respeitam nada e ninguém .
NEM TDS AGEM DESSA FORMA
Nem todos, mas muitos ou quase todos. A maioria desconhece as leis de trânsito e cometem uma infinidade de infrações que beiram a aberração. Esses veículos precisam ser emplacados e sujeitos a multa para proteger pedestres, outros veículos e até os próprios condutores, que sofrem acidentes que seriam evitados caso conhecessem a lei.
Vamos pensar pelo bem de muitos trabalhadores……que o município coloque regras sobre os condutores, caso desrespeitem , terão o veículo apreendido, que seja obrigatório uma placa e um registro junto aos órgãos responsáveis…..
Município não pode legislar sobre trânsito. É uma competência privativa da União.
Desde que o trânsito seja municipalizado com base em lei aprovada pelos vereadores do município pode sim. Se informe melhor!
De forma alguma os vereadores e nem mesmo os municípios mesmo concordando com a ideia isso é uma falta de atencao e jamais esses veículos devem ser autorizado
Legislação e fiscalização de trânsito não compete ao município meu amigo e sim ao contran
Desculpe discordar. Em parte está certo mas não impede fiscalização realizada pelo guarda municipal do grupamento especial de trânsito como é realizado no Rio de Janeiro. Quem mora oi foi no Rio já percebeu isso. Muitas cidades a prefeitura aplica multas através de seus agentes de trânsito. Sua justificativa não exime a responsabilidade de fiscalização do trânsito
Fiscalizar e legislar sao 2 coisas diferentes.
Se fosse pra ter carteira de motorista a maioria das pessoas que tem carteira não ia ter tanto acidente, não e mesmo?
Somente órgao Federal pode legislar sobre transito. Nada de vereador poder legislar sobre ve
iculos conforme está na Constituição.!
Somente o órgão federal pode legislar sobre trânsito.
Órgão municipal não pode modificar leis ou alterar documentos, regras, infrações e etc…
Mas isso só para aquilo que é regularizado o determinado pelo departamento de trânsito…
Exemplo bicicletas, patins, cavalos, patines não são de responsabilidade do departamento de trânsito…
Da mesma forma como esse veículos citados na matéria a cima não estarão na deserção do departamento de trânsito…
E assim sendo o governo municipal pode sim estabelecer regras e punição se necessário pois não se trata de veículo ou mobilidade de competência do órgão de trânsito…
Exemplo as carroças, charretes e ou outros tipos de veículos de tração ****.
Que foram e são proibidos de tráfegar ou transitar nas vias públicas da minha cidade…
E essa lei é municipal….
A confusão é bastante comum, pois tem lugares de gente “esperta” que sabe que o indivíduo não vai atrás de advogados para questionar a lei. E com certeza a lei federal se sobrepôs a lei municipal.
Sim, podem, mas qualquer regulamentação municipal não tem peso maior que a legislação federal, instância máxima para regulamentar as leis de trânsito
ESPERE UM POUCO. EU ENTENDI DIREITO??? O MUNICÍPIO PODE TE ATOCHAR DE MULTAS, MAS NÃO PODE LEGISLAR?? PODE SIM. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE “” LEI MUNICIPAL “” ????
Vereadores legisla o executivo e não fórmula leis,as leis será competência do estado,da câmera dos deputados estaduais e dentro da constituição federal.
Não pode não. Se informe melhor!
Apenas no que diz respeito a fiscalização e autuação. Mas as legislação é federal. Lei 14071/20 §4°. Ou seja não cabe ao município inovar em legislação de trânsito. Isso foi inserido para que os municípios pudessem criar a figura do agente de trânsito.
Pois os parlamentares deveriam.mudar essa lei pois cada estado deveria se adequar a sua realidade . Tem muitos infratores no trânsito do Brasil. As leis deveriam ser muito mais rigorosas . Afinal de contas de pois do acidente nada mais pode ser feito.
Tem muita gente com habilitação e comete erros gravíssimos no trânsito. Com ou sem carteira, com placa ou sem placa a pessoa comete irregularidades no trânsito, e dependendo de quem for não sofre punição nenhuma.
Entendi que vc tenha uma moto destas.
Sinto muito.
Porém olhar o erro alheio deveria ser para ver a necessidade dos documentos de responsabilidade
Ao invés de querer fugir da responsabilidade.
Muitas prefeituras estão querendo banir esse meio de transporte devido abusos de consultores.
Os maiores acidentes sao com motos emplacadas e habilitadas eu nao tenho moto no momento mas essa é a pura vedd
Uma boa observação,as vezes tenho a impressão de que estou na Índia aonde lá quaze ninguém tem abilitaçao
Nossa que falta de informação heim minha filha porque se vc para pra a analisar o tanto de gente habilitada fazendo **** no trânsito porq tem uma habilitação vc não falaria assim .
Apartir do momento que pago meus impostos posso transitar com o veículo que eu quiser na rua o direito de ir e vir é constitucional e se foi autorizado a venda desses veículos não cabe a prefeitura me dizer se posso ou não desfrutar de um veículo vendido legalizado pela autoridade de trânsito brasileira juntamente com o direito do consumidor que adiquiriu o mesmo !!!
Com o veículo que tu quiser?
Sem documento?
Sem nada?
Não tãz no afeganistao
Taz no Brasil.
Aliás,lá é capaz de ser mais organizado que aqui.
Esse país é uma piada
Não é o país,,são os governantes,amigo…….E pelo jeito ao invés de ter mais regras no trânsito,,,as coisas se desfaz, e o pessoal vai pode,transitar com veículo sem placa ,,sem documento e pra piorar,,sem habilitação,,,,,é lamentável.
Gostei falou tudo
Vc vai tirar uma carteira de habilitação é uma burocracia depois que pega a habilitação sai fazendo um monte de besteira se se tiver dinheiro não dá na mais se for um pobre tá lascado
Não use um erro para justificar outro erro, só porq quem tem CNH faz besteira, pode liberar a galera desses veículos sem CNH fazer besteira também?
Uma coisa não anula a outra.
Deve ser político ou guarda de trânsito pra ser a favor de multas
Não precisa de CNH isso não quer dizer que as leis do trânsito não devem ser respeitadas por todos incluindo pedestres deveriam todos serem multados quando infringirem a lei minha opinião
Pedreste tem que ser multado por atravessar fora da faixa crianças deveria brincar onde tem uma placa indicativa mais no Brasil não é assim lei de trânsito tem que valer para todo mundo seja Mobilete seja bicicleta elétrica ou mecanizada regra no trânsito tem que ser clara
Também concordo
É isso aí, concordo plenamente
O nao emplacamento é para facilitar a vida de estudantes , maes e pais fe família que precisa se deslocar p perto
O emplacamento e registro é para aumentar a arrecadação do estado, não tem nada a ver com lei de trânsito.
O que precisa é ser ensinado nos primórdios da escola EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. Acho que sem esse ensinamento a situação tende a piorar.
Até que enfim alguém sensato nesse chat, Ismael, vc disse tudo, educação para o trânsito, ensinado na escola, aliás em todas as séries a partir do pré-escolar, se tivéssemos isso, não teríamos essa discussão inútil aqui.
Todos saberiam o seu lugar.
Essa sim,seria uma boa medida,de educação nas ruas ,,eu ando de bike, e vejo que tem pessoas que, e vez de caminhar pelas calçadas,, caminhão pelas ruas,,salvo quando a maioria das calçadas estão ocupadas por veículos,,o problema maior é que não ah,, fiscalização,,criam as leis,mas não fiscalizao,,🥵😩😩😩.
Pessoas sem porte de arma tb matam!
Concordo, mas um erro não justifica outro. Penso que esses veículos menores têm que ser registrados e cumprir regras, assim como os pedestres, ja que estão envolvidos no trânsito. É comum observar até pedestres sem noção nenhuma de atravessar uma rua. Ao meu ver deveria ter mais informação e formação, pelo menos.
Concordo. CNH e simplesmente para tomar dinheiro do povo. Que na verdade a Carteira. Não faz tanta diferença. Para muitos acidentes que ocorrem de cidadão que não respeita regras do trânsito dirigir ou pilota com irresponsabilidade . Anos 70 apesar tinha permissão condutor tinha mas responsabilidade do que de hoje. E tinha respeito pela vidas. Hoje não. Carteira não é sinal de responsabilidade e sim de treinamento que vc aprendeu dirigir
Então , vc parece ser a favor da indústria da multa , e taxação . Depois não adianta botar camisa da seleção e ir pra frente do quartel .
Nao existe indústria de multa. Se houve a multa é porque houve desrespeito às leis de trânsito. Radar por exemplo não.multa quem está dentro do limite de velocidade. O que regula a velocidade nao sao os radares.sao as placas que fucam nos postes.Quem fala em indústria de multa é porque não quer respeitar as leis de transito
Infelizmente amigo eu tenho propriedade pois estudei o assunto ,a maioria dos veículos e ônibus ,caminhões ,motocicletas 70 % desses veículos a placa não está atrelada ao condutor entende ,são motoristas apenas e nunca serão educados com essas multas ,o correto seria ter um batalhão de trânsito para aplicar essas multas pessoalmente a esses motoristas na habilitação somente dessa forma se educa em qualquer país do mundo é assim e aqui principalmente no Rio de Janeiro só enchugamos gelo entende, já falei com diversos políticos e autoridades porém esses políticos só pensam nos seus bolsos entende e não que querem fazer a cidade resolver esses problemas educação no trânsito entende política aqui só corrupção tapam o sol com a peneira para resolver dar ,mais eles não querem, cansado dessa cidade amigo .
Não existe indústrias de multas? Kkkkkkkkkkkkkkkk essa foi a maior piada de 2024. Vc deve ser agente de trânsito, certo?
O CIDADÃO VIVE O TEMPO TODO SENDO EXTORQUIDO PELO GOVERNO, ALÉM DOS CONFISCOS (IMPOSTOS) VEM AS MULTAS.
Mas está certo, o povo pague pela sua covardia e tenha o governo que merece.
No oriente médio governo não tira uma onda dessa com a população não, senão o quebra quebra é grande e até morte de políticos.
A GUARDA MUNICIPAL OBRIGA A BATER META
Olha JRbarbosa, sinto desaponta-lo meu caro, mas, a menos que aí no RJ seja muito diferente de SP, existe sim! Eu já levei algumas multas, mas algumas foram extremamente arbitrárias, por exemplo, eu invadi a faixa de pedestres pra sair da frente da ambulância que veio com a cirene ligada no sinal fechado, o pessoal da CET que estava logo atrás da ambulância me multou. Eles viram o que aconteceu e me multaram assim mesmo!! Tentei recorrer e ficou a minha palavra contra a deles. Resultado: tempo perdido e o meu dinheiro indo embora. Sou uma pessoa extremamente atenta e consciente no trânsito, posso cometer erros, sim, mas tento andar sempre na linha. Também já fui multado devendo, passei num radar acima da velocidade permitida, nesse caso não reclamo, está correto, mas se aproveitar de uma situação pra “preencher o bloquinho” aí eu fico p$#$.
Já levei multa sem sair de casa, o que me diz?
Existe sim, tomei uma na avenida da praia ,aqui em praia grande sp.
A multa era de não respeitar a distância do veículo da frente!!
Qual a distância num congestionamento?
Nem os FDPs do Detran souberam responder….
Aqui aonde moro, em Jacarepaguá no Rio de Janeiro, não só bicicletas, mas também motos 125 cc ( os famosos Motoboys), Vans de transporte público e alguns, raros, veículos menores, utilizam a calçada como via expressa quando o trânsito se torna um pouco mais lento. Tudo é permitido quando não existe interesse na aplicação das leis por parte dos (i)responsáveis.
Bom emplacar alguns pedestres também.
DISCORDO DA SUA OPINIÃO: SEMPRE EXISTIU TENHO FAMILIARES E MUITOS AMIGOS QUE PRECISAM CUMPRIR METAS DE MULTAS DIARIAS CASO NAO BATA A META SERÁ COLOCADO EM OUTRO SETOR DE MAIOR IMPACTO COMO JOGOS FLA XFLU OU ATE NO FERVO ONDE HÁ CONFRONTOS COM FEIRAS E INVASÕES ONDE NA COMUNIDADE ENFRENTAM OS GUARDAS DE IGUAL PARA IGUAL.
Deixa de ser ****. Para de inventar conserva fiada, tentando justificar uma indústria de multa que não existe. Se não cometer infração, não será multado. Mas é mais fácil ficar culpando os órgãos de trânsito do que obedecer as normas que foram criadas para salvar vidas.
Sabe de nada inocente!
Esse tal de Maxwel deve ser um agente de trânsito e também um grande energúmeno para dar uma proteção dessa a uns Órgãos de trânsito podres e corruptos.
Com certeza deve ser um comedor de “bola”.
Tem que acabar com os carros também, pois apesar de todas as leis de trânsito e tudo o mais, matam mais que motos e bicicletas e armas de fogo!
Meu amigo, as pessoas que conhecem essa lei que você tanto fala, são as que mais comente inflações no trânsito por irresponsabilidade. Fala sério!
VERDADE MESMO..👍👍👍👍👍
vc deve ter carro ou moto , para falar esse monte de besteira , muitos trabalham longe e usam desse recurso para trabalhar , dar mais custos ao trabalhador e dinheiro no bolso desse governo **** que só sabe taxar , é bom nem dar ideia .
Desde 1998, está autorizado a implantação do CTB nas escolas. Até hoje isso não existe.
Hoje teríamos condutores que, somente, utilizariam as auto escolas para aprender a dirigir e aqueles que não se formarem condutores. Seriam pedestres com conhecimento de CTB.
Maioria das Auto escolas não ensinam completamente as regras.
Deixo aqui um exemplo.
Quem conhece a regra dos 6 segundos?
Velho é ****, né. Dps reclama que ninguém gosta de velho
sifude, velho insuportável
Hoje é dia nem os que conhecem pouco, os que sabem é os que trabalham em cima delas vão respeitar a lei.
Mas, abre espaço para quem faz o errado, sem forças para fiscalização.
A GRANDE MAIORIA!
Que conversa! Todos agem da mesma forma sim e sem essa de ajudar muitos trabalhadores, não respeitam sinal de trânsito, desrespeitam a preferência, atravessam em locais proibido, não respeitam pedestre, fora que conduzem até sobre efeito de álcool e drogas!
Todo **** tem uma bicicleta elétrica ou um carro rebaixado.
A grande maioria si
Vem na mão
Tem gente aqui que gosta de pagar impostos .
Falou pouco mas falou ****
As regras em outros países, permitem o uso sem habilitação, e funciona, por qual razão, aqui seria diferente, será justamente devido a esta cultura de desrespeito, e impunidade, pode ser, então a questão não seria a habilitação e sim a aplicação das leis existentes em casos de abusos, e uma campanha geral de educação, que possibilitasse o convívio entre condutores de ciclomotores, elétricos, com motoristas e pedestres, somos capazes, não somos inferiores ao resto da população do planeta.
Que país é esse?
É …Brasil..pois então minha visão sobre o assunto é q todos desde o pedestres aos ciclistas devem saber como se comportar na rua, eu caminho, e vejo muita coisa errada, ex ,se estou caminhando jamais um ciclistas poderá passar por mim ,pelo lado de dentro..e isso acontece muito
Questão meu amigo que aqui é Brasil tá tudo errado antes **** mijava no poste agora poste que **** no **** entramos nesse século 21 as coisas ficaram piores mais corrupção mais pessoas morrem mais traficante nas ruas mais imprudência no trânsito certo virou errado é errado virou certo um país que si julga democrático direito onde está democracia cidadão só é lembrado cada 4 anos precisamos juntar as mãos para um Brasil mais justo temos tantas coisas para descutir sobre esse país que só nos vemos é política não?
O grande pbm no Brasil, é que os políticos não são políticos, são traficantes e ****. Temos um presidente condenado por todas instâncias, precisa dizer nais alguma coisa. Estamos todos nós fudid…… .
São traficant e la drões….
E desde quando pedestre respeita motociclistas bicicleta e carro no trânsito…
E desde quando automóvel respeita peão?muito poucos,na passadeira de peões se vê o respeito do automobilista
Devia fazer corredor com muro para moto e bicicleta andarem do jeito que eles bem entender .e assim as outras pessoas estariam protegidos.teram um espaço para suas diversão transporte uma com outros sem prejudicar ou dar prejuízo as pessoas
Vc está corretíssimo.
Vá we tratar!
O homem está certo, porque o “vai se tratar”?
Deixa ser ****, tá com bloqueio isso em BH não existe!
Os automóveis fazem o mesmo,como ficamos
Existem mais acidentes de moto ou de Scooter eletricas ?
Estes modelos invadem o trânsito de veículos e correm riscos de acidentes se o condutor não souber trafegar entre eles. Na minha opinião tinha que regulamentar.
Pior são os ciclistas , que só querem andar no meio da rua, ocupando as vias de trânsito, sendo q a ciclovia fica bem ao lado… Mas preferem arriscar ocupando uma faixa do trânsito
Mas aí o problema é da falta de educação de quem pilota, e não da moto…
Fica em casa. Ou para de murmurar das coisas boas que existe. Concordo com você, mas não é todos que faz baderna, policiais 🚓 bota viatura na calçada. VOCE JA RECLAMOU COM ALGUM DELES??? A LEI É para TODOS
VERDADE, E ANDAM EM CONTRA-MÃO…A MOLECADA NEM SE IMPORTA COM O PERIGO, SEM NOÇÃO DE TRÂNSITO….ESTAMOS CAMINHANDO PARA UM CAOS TOTAL…😡😡😡😡😡😡😡😡😡
É só não andar a pé, espero ter ajudado.
UNHÉ UNHÉ UNHÉÉÉ
Não precisar de CNH não significa que não teriam responsabilidade, eulta
E os carros invadem pontos de ônibus e matam gente
Irresponsável e que tá em cima delas.
Vai trabalhar ptzada
sua opinao nao vale de nada então cala boca e vai achar uma picka para mamar
Hoje em dia tá uma falta de educação,as pessoas tem habilitação mas não adianta nada , principalmente quem tem moto , não respeita nada , é uma vergonha , principalmente em horário de picos , parece q estao em pista de corrida
Até agora quem faz isso são que tem CNH. Dirigem bêbados etc.
Vai dar meia hora de **** com o relógio parado
As autoridades deveriam investir nas ciclovias, passeios, reparação do asfalto e mais rigor nas fiscalizações do trânsito, infelizmente no RJ ninguém respeita!
Paz no trânsito!!!
Autoridades estão mais preocupadas em encher o próprio bolso com dinheiro público. Por favor, me respeite!
Se liberaram estes veículos, então o porque de dizer que as “autoridades estão querendo encher o bolso” não te entendi.
Concordo, por isso votarei no Ramagem. Eduardo Paes destruiu o RJ.
Brincadeira, hora proíbe, hora libera ciclomotores. Lei muda a todo instante e temos que acompanhar as constantes idas e vindas do contran