Citroen Basalt chega na Índia custando R$ 53 mil.
Com um valor inicial de apenas 799.900 rúpias, o equivalente a cerca de R$ 53 mil na conversão direta, o Basalt pertence a categoria de modelos de grandes montadoras como Volkswagen, Hyundai e Jeep. No Brasil, o Basalt de entrada sai por R$ 92.990.
O Citroen Basalt faz parte da estratégia global da montadora francesa para expandir sua presença em mercados emergentes, como a Índia.
Derivado do projeto C-Cubed, o SUV-cupê utiliza a plataforma CMP (Smart Car), já conhecida pelos modelos C3 e C3 Aircross, e foi desenvolvido com foco na acessibilidade e eficiência.
-
Conheça o SUV elétrico da Hyundai com tração de 312 cv, estrutura “Mão de Deus”, bateria LFP da BYD e autonomia de até 700 km em testes extremos
-
Quais carros usados da Toyota, Fiat e Honda têm bom porta-malas, motor com injeção direta e câmbio CVT? Veja 3 opções fora do óbvio que ainda oferecem baixo consumo e ótima revenda
-
Volkswagen Lamando L 2026: modelo irmão do Jetta ressurge com novo motor 1.5 TSI com turbina de geometria variável de 220 cv e visual GTS com ‘sorriso sinistro’ que chama atenção na China
-
Carros lançados em julho agitam o Brasil: Ford, Audi, Fiat e Chevrolet trazem propostas ousadas
Na Índia, o Basalt está disponível em quatro configurações: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max, cada uma atendendo a diferentes perfis de consumidores.
O modelo You, por exemplo, é a versão mais acessível e vem com um preço extremamente competitivo de aproximadamente R$ 52.300.
Apesar do valor atraente, a versão de entrada não inclui alguns itens de conforto, como calotas, sistema multimídia ou faróis de neblina. No entanto, oferece uma série de recursos de segurança, como 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), suportes Isofix e sensores de estacionamento traseiros.
Já as versões Turbo Plus e Turbo Max, mais sofisticadas, trazem uma lista generosa de equipamentos. Esses modelos incluem rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de LED, ar-condicionado automático, bancos mais confortáveis com apoios de braço, saídas de ar para os passageiros traseiros, e uma central multimídia com tela de 10,2 polegadas. Tudo isso torna o Basalt uma opção atrativa para aqueles que buscam um veículo bem equipado sem gastar muito.
Desempenho que surpreende
Sob o capô, o Basalt oferece duas opções de motorização para o mercado indiano. As versões básicas contam com um motor 1.2 de 3 cilindros aspirado, capaz de gerar 82 cv, combinado com um câmbio manual de 5 marchas.
Já as configurações mais completas trazem uma versão turbo do mesmo motor, entregando 110 cv, com opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 velocidades. A tração é sempre dianteira, garantindo uma condução segura e econômica.
Dimensões e praticidade
O Citroen Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.593 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.651 mm.
Essas dimensões garantem um espaço interno confortável para os passageiros, além de um porta-malas com capacidade de 470 litros, ideal para viagens e uso diário.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira é semi-independente com barra de torção transversal, proporcionando um equilíbrio entre conforto e estabilidade.
Expectativas para o Brasil
Com o sucesso do Basalt na Índia, a Citroen já prepara sua chegada ao mercado brasileiro. Por aqui, o modelo deve ser equipado com um motor 1.0 turboflex de 130 cv, semelhante ao que já equipa outros modelos da Stellantis, como o C3 Aircross.
Esse propulsor será acoplado a um câmbio automático CVT, prometendo uma combinação de desempenho e economia.
O preço? Estima-se que o Basalt chegue ao Brasil com um valor inicial em torno de R$ 100 mil, o que pode colocá-lo em uma posição competitiva frente a rivais como Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
A produção do Basalt para o mercado brasileiro será feita na fábrica de Porto Real (RJ), que já recebe um investimento de R$ 3 bilhões para a fabricação de novos modelos. Resta saber se o SUV-cupê conseguirá replicar o sucesso indiano por aqui e conquistar o exigente público brasileiro.
Será que o Citroen Basalt tem o que é preciso para se destacar no Brasil, com seu preço competitivo e tecnologia de ponta? Compartilhe sua opinião nos comentários!
1