1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Citroen choca o mundo ao lançar modelo novo por apenas R$ 53 MIL para rivalizar com modelos da Volkswagen, Hyundai e outros
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Citroen choca o mundo ao lançar modelo novo por apenas R$ 53 MIL para rivalizar com modelos da Volkswagen, Hyundai e outros

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/08/2024 às 00:27
Citroen choca o mundo ao lançar modelo novo por apenas R$ 53 MIL para rivalizar com modelos da Volkswagen, Hyundai e outros
Citroen choca o mundo ao lançar modelo novo por apenas R$ 53 MIL para rivalizar com modelos da Volkswagen, Hyundai e outros

Citroen Basalt chega com preço impressionante de R$ 53 mil. O SUV-cupê promete enfrentar Volkswagen Nivus e Hyundai Creta.

O mercado automotivo foi pego de surpresa com o lançamento do Citroen Basalt, um SUV-cupê que promete agitar o segmento com seu preço inacreditável e design ousado.

Com um valor inicial de apenas 799.900 rúpias, o equivalente a cerca de R$ 53 mil na conversão direta, o Basalt chega para rivalizar com grandes nomes como Volkswagen, Hyundai e Jeep.

O Citroen Basalt faz parte da estratégia global da montadora francesa para expandir sua presença em mercados emergentes, como a Índia.

Derivado do projeto C-Cubed, o SUV-cupê utiliza a plataforma CMP (Smart Car), já conhecida pelos modelos C3 e C3 Aircross, e foi desenvolvido com foco na acessibilidade e eficiência.

Na Índia, o Basalt está disponível em quatro configurações: You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max, cada uma atendendo a diferentes perfis de consumidores.

O modelo You, por exemplo, é a versão mais acessível e vem com um preço extremamente competitivo de aproximadamente R$ 52.300.

Apesar do valor atraente, a versão de entrada não inclui alguns itens de conforto, como calotas, sistema multimídia ou faróis de neblina. No entanto, oferece uma série de recursos de segurança, como 6 airbags, controle de estabilidade (ESP), suportes Isofix e sensores de estacionamento traseiros.

Já as versões Turbo Plus e Turbo Max, mais sofisticadas, trazem uma lista generosa de equipamentos. Esses modelos incluem rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de LED, ar-condicionado automático, bancos mais confortáveis com apoios de braço, saídas de ar para os passageiros traseiros, e uma central multimídia com tela de 10,2 polegadas. Tudo isso torna o Basalt uma opção atrativa para aqueles que buscam um veículo bem equipado sem gastar muito.

Citroën Basalt, um SUV-cupê que promete agitar o segmento. (Imagem: reprodução)
Citroen Basalt, um SUV-cupê que promete agitar o segmento. (Imagem: reprodução)

Desempenho que surpreende

Sob o capô, o Basalt oferece duas opções de motorização para o mercado indiano. As versões básicas contam com um motor 1.2 de 3 cilindros aspirado, capaz de gerar 82 cv, combinado com um câmbio manual de 5 marchas.

Já as configurações mais completas trazem uma versão turbo do mesmo motor, entregando 110 cv, com opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 6 velocidades. A tração é sempre dianteira, garantindo uma condução segura e econômica.

Dimensões e praticidade

O Citroen Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura e 1.593 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.651 mm.

Essas dimensões garantem um espaço interno confortável para os passageiros, além de um porta-malas com capacidade de 470 litros, ideal para viagens e uso diário.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira é semi-independente com barra de torção transversal, proporcionando um equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Expectativas para o Brasil

Com o sucesso do Basalt na Índia, a Citroen já prepara sua chegada ao mercado brasileiro. Por aqui, o modelo deve ser equipado com um motor 1.0 turboflex de 130 cv, semelhante ao que já equipa outros modelos da Stellantis, como o C3 Aircross.

Esse propulsor será acoplado a um câmbio automático CVT, prometendo uma combinação de desempenho e economia.

O preço? Estima-se que o Basalt chegue ao Brasil com um valor inicial em torno de R$ 100 mil, o que pode colocá-lo em uma posição competitiva frente a rivais como Volkswagen Nivus, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

A produção do Basalt para o mercado brasileiro será feita na fábrica de Porto Real (RJ), que já recebe um investimento de R$ 3 bilhões para a fabricação de novos modelos. Resta saber se o SUV-cupê conseguirá replicar o sucesso indiano por aqui e conquistar o exigente público brasileiro.

Será que o Citroen Basalt tem o que é preciso para se destacar no Brasil, com seu preço competitivo e tecnologia de ponta? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x