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Citroën C4 X 2025 mescla sedã e SUV com 510 litros de porta-malas, motor turbo de 136 cv e painel 100% digital — e pode ser opção alternativa ao Fastback no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/08/2025 às 01:01
Atualizado em 09/08/2025 às 14:05
Citroën C4 X 2025 mescla sedã e SUV com 510 litros de porta-malas, motor turbo de 136 cv e painel 100% digital — e pode ser opção alternativa ao Fastback no Brasil
Foto: Citroën C4 X 2025 mescla sedã e SUV com 510 litros de porta-malas, motor turbo de 136 cv e painel 100% digital — e pode ser opção alternativa ao Fastback no Brasil
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Citroën C4 X 2025 mistura sedã, SUV e fastback com motor turbo, painel digital e porta-malas de 510 litros. Veja por que ele pode ser uma boa opção ao Fiat Fastback no Brasil.

A Citroën já comercializa em diversos mercados europeus o C4 X, um modelo que rompe com categorias tradicionais ao unir características de sedã, SUV e hatch em uma única proposta. Com visual elevado, traseira em formato fastback e porta-malas generoso, o carro chama atenção por oferecer praticidade familiar, visual moderno e um conjunto mecânico eficiente — tudo isso com dimensões intermediárias e pegada urbana.

Ainda não disponível no Brasil, o C4 X surge como um forte candidato a rivalizar com o Fiat Fastback, Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus, caso seja lançado por aqui. Além disso, traz uma proposta diferenciada, com foco em design europeu, espaço interno generoso e tecnologia embarcada que o colocam em vantagem frente a modelos similares.

Design que mistura segmentos: sedã, SUV e fastback ao mesmo tempo

Visualmente, o C4 X quebra expectativas. Ele não é um sedã tradicional, nem um SUV típico. Com posição de condução mais alta, altura livre do solo generosa e traseira alongada, o modelo adota o conceito de “crossover de três volumes”, com visual inspirado em cupês e fastbacks modernos.

A frente é idêntica à do C4 hatch vendido atualmente no Brasil, com o logo duplo cromado integrado aos faróis em LED, luzes de condução diurna em forma de flecha e para-choque com acabamento em preto brilhante.

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A lateral tem linha de cintura ascendente e rodas de até 18 polegadas, enquanto a traseira se destaca pelo caimento suave do teto, lanternas afiladas com assinatura luminosa em LED e tampa do porta-malas com estilo esportivo.

Com 4,60 metros de comprimento, o C4 X supera concorrentes como o Fiat Fastback (4,43 m) e o VW Nivus (4,27 m). Um de seus maiores atrativos é o porta-malas de 510 litros, que se abre como um sedã convencional, mas com profundidade e largura dignas de um SUV médio — ideal para famílias e viagens longas.

Interior com painel digital e conforto acima da média

O interior do C4 X aposta em tecnologia e ergonomia. O modelo conta com quadro de instrumentos digital e central multimídia de 10 polegadas flutuante compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Os comandos físicos são limitados, privilegiando uma navegação intuitiva por toque e comandos de voz.

Entre os recursos, há ar-condicionado digital, carregador por indução, entradas USB-C, iluminação ambiente e sistema de som premium nas versões topo de linha. O pacote de conforto é reforçado pelo Citroën Advanced Comfort, que inclui bancos com espuma de alta densidade, suspensão com batentes hidráulicos progressivos e isolamento acústico aprimorado — resultando em um rodar silencioso e confortável, especialmente em pisos irregulares.

Motor 1.2 turbo de 136 cv e versão elétrica ë-C4 X na Europa

O Citroën C4 X é oferecido com motorizações atualizadas na Europa. A principal configuração utiliza o conhecido motor 1.2 PureTech turbo de três cilindros, com 136 cv e 23,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem de 6 marchas. Trata-se de uma versão híbrida-leve com sistema elétrico de 48V, que reduz consumo e emissões.

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A marca também oferece a versão 100% elétrica ë-C4 X, equipada com motor de 156 cv e 260 Nm de torque, bateria de 54 kWh e autonomia estimada de até 420 km no ciclo WLTP. A recarga rápida de 100 kW permite recuperar 80% da carga em cerca de 30 minutos.

Apesar da eletrificação, caso o modelo venha ao Brasil, é mais provável que chegue apenas com motor a combustão ou híbrido-leve, como ocorre com outros modelos do grupo Stellantis por aqui. A versão elétrica tem custo elevado e depende de infraestrutura de recarga, ainda limitada no mercado nacional.

Posicionamento e potencial no mercado automotivo brasileiro

Se lançado no Brasil, o C4 X poderia se posicionar na faixa de R$ 120 mil a R$ 150 mil, dependendo da configuração. Isso o colocaria como rival direto do Fiat Fastback, Renault Kardian top de linha, Chevrolet Tracker Premier e VW Nivus Highline.

O modelo tem como principais diferenciais:

  • Um dos maiores porta-malas do segmento (510 L)
  • Visual moderno e identidade europeia distinta
  • Excelente conforto de rodagem em pisos urbanos
  • Tecnologia embarcada equilibrada para a faixa de preço

Além disso, poderia colaborar com a estratégia da Citroën de reposicionar sua imagem no Brasil, saindo do estigma de carros simples e acessíveis e entrando em um novo patamar de sofisticação acessível — especialmente se o modelo vier em versões bem equipadas, mantendo os pontos fortes do mercado europeu.

Citroën C4 X é um crossover versátil com apelo urbano e familiar — e pode preencher uma lacuna estratégica no Brasil

O Citroën C4 X 2026 já é uma realidade na Europa e mostra como é possível reinventar o conceito de perua, sedã e SUV em um único produto. Com design atraente, motor turbo eficiente, versão elétrica competitiva e porta-malas de SUV médio, o modelo preenche uma lacuna entre os sedãs compactos e os SUVs de entrada.

Se a Stellantis trouxer o C4 X para o Brasil, com a configuração híbrida-leve e foco em conforto e estilo, ele poderá ser uma alternativa racional e emocional ao Fastback, Nivus e Tracker — entregando mais espaço, proposta diferenciada e o charme do design francês com eficiência mecânica.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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