Na disputa entre o Citroën Basalt e o Renault Kardian, as diferenças vão além do preço. Confira os destaques de cada modelo e escolha o seu favorito.
A chegada do Citroën Basalt ao mercado brasileiro trouxe consigo a promessa de competir com pesos-pesados como o Renault Kardian e o Nissan Kicks. Mas afinal, o que diferencia esses dois crossover compactos? Analisamos as versões topo de linha para ajudar você a decidir.
Design e construção Citroën e Renault
De cara, o Renault Kardian Premier Edition impressiona pelo visual robusto, com barras de teto funcionais e rodas de 17 polegadas. Já o Citroën Basalt Shine aposta em um design refinado, com detalhes que valorizam o espaço interno e oferecem maior conforto aos ocupantes. Apesar de ter rodas menores (16 polegadas), o Basalt ganha pontos com pneus de perfil mais alto, ideais para o dia a dia.
Conforto interno e espaço
Se o conforto e espaço são prioritários, o Citroën Basalt leva vantagem. Ele oferece um porta-malas de 490 litros, contra 410 litros do Kardian, além de mais espaço para os passageiros do banco traseiro. Os dois crossover contam com conexões USB para os ocupantes traseiros, mas o Basalt oferece um ajuste mais elevado de posição de direção, algo que agrada ao público que prefere uma visão mais alta do trânsito.
-
Conheça “Dieselpunk”, scooter russa com visual retrô e motorzão V4 de 1.200 cc retirado de um carro soviético dos anos 70
-
O sedã da Honda que em 2007 trouxe painel futurista de dois andares e câmbio de 5 marchas — e ainda hoje deixa muito carro zero no “chinelo” fazendo até 13 km por litro
-
Jipão da Lecar: montadora brasileira prepara SUV 4×4 de 7 lugares com motor híbrido para ser uma alternativa aos SUVs importados como Jeep Compass e Toyota SW4
-
Toyota Corolla: versão 2025 entrega 10 anos de garantia, 17,5 km/l na cidade, 7 airbags e central multimídia de 10” com conexão sem fio por R$ 199.990
Motorização e desempenho
Ambos os modelos são equipados com motores 1.0 turbo flex. O Renault Kardian entrega 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, enquanto o Citroën Basalt oferece 130 cavalos e 20,4 kgfm. Na prática, o Kardian mostra uma leve vantagem em torque, mas o desempenho geral depende de testes práticos.
Em termos de câmbio, os modelos se destacam de maneiras distintas: o Kardian utiliza uma transmissão automatizada de dupla embreagem, ágil nas trocas de marcha, enquanto o Basalt aposta no câmbio CVT, mais confortável para uso urbano.
Tecnologia e segurança
O Renault Kardian brilha em tecnologia, trazendo recursos como frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal e controle de cruzeiro adaptativo. No entanto, esses itens estão ausentes na versão Evolution, que seria a rival mais direta do Basalt em preço.
Já o Citroën Basalt oferece o básico, com câmera de ré, sensores de estacionamento e controle de cruzeiro convencional. Apesar disso, perde para o Kardian quando o assunto é iluminação, já que o Renault conta com faróis full LED em todas as versões, enquanto o Basalt combina LEDs com lâmpadas halógenas.
Economia e custo-benefício
Na média de consumo urbano e rodoviário, o Renault Kardian se destaca levemente, marcando até 13,9 km/l na estrada contra 12,8 km/l do Citroën Basalt. No entanto, os custos de manutenção e seguro favorecem o Basalt, que também oferece revisões um pouco mais econômicas.
Comparação Direta: Citroën Basalt x Renault Kardian
Características | Citroën Basalt (Shine Turbo) | Renault Kardian (Premier Edition) |
---|---|---|
Preço | R$ 118.990 | R$ 138.990 |
Motorização | 1.0 Turbo Flex, 130 cv, 20,4 kgfm | 1.0 Turbo Flex, 125 cv, 22,4 kgfm |
Câmbio | CVT (Simula 7 marchas) | Automatizado dupla embreagem (6 marchas) |
Consumo Urbano (Gasolina) | 11,9 km/l | 13,1 km/l |
Consumo Rodoviário (Gasolina) | 13,7 km/l | 13,9 km/l |
Porta-malas | 490 litros | 410 litros |
Espaço no banco traseiro | Maior, ideal para famílias | Menor, com posição de dirigir mais baixa |
Suspensão | Mais macia | Mais rígida e ajustada para esportividade |
Faróis | DRL e lanterna em LED; faróis halógenos | 100% LED |
Tecnologias de Segurança | Câmera de ré, sensores traseiros | Frenagem automática, alerta de colisão, controle de cruzeiro adaptativo |
Central Multimídia | Tela maior, menos recursos | Tela menor, mais recursos, Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Ajuste do Volante | Altura | Altura e profundidade |
Pneus e Rodas | 205/60 R16 | 205/55 R17 |
Seguro (aproximado) | R$ 4.867 | R$ 3.900 |
Revisões (60 mil km) | R$ 5.335 | R$ 5.600 |
Destaques | Maior espaço interno e custo-benefício | Mais tecnologia e acabamento premium |
Preços
- Renault Kardian Premier Edition: R$ 138.990
- Citroën Basalt Shine Turbo: R$ 118.990
Se considerarmos a versão Evolution do Kardian, mais próxima em preço (R$ 118.900), a disputa fica mais equilibrada.
Se você busca um crossover com foco em tecnologia e performance, o Renault Kardian é uma excelente escolha. Porém, para quem valoriza espaço interno, conforto e custo-benefício, o Citroën Basalt é a opção mais prática. Em ambos os casos, a escolha vai depender das suas prioridades no dia a dia.
Todos os modelos do Kardian vem com câmera de ré e sensores traseiros. O modelo Premiere também vem sensores dianteiros e quatros câmeras, que dão um panorama de todos os lados do carro. Erraram na matéria. O câmbio é de dupla embreagem banhado a óleo, com dupla embreagem, para as marchas pares e ímpares.
Eu comprei um Kardian Evolution por 108 mil e estou gostando muito. Embora eu tenha um carro maior e mais potente para sair e viajar com a família. O que mais gostei do Kardian, foi a economia e a dirigibilidade, o que me impressionou muito. E nessa faixa de preço com 6 airbags.
Eles são Crossover, e não SUV.