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Cientistas japoneses apresentam técnica de impressão 3D para criar peças de carros

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 27/12/2024 às 14:14
peças
Foto; Reprodução

Pesquisadores japoneses apresentaram uma técnica inovadora de impressão 3D capaz de fabricar peças automotivas com maior eficiência e precisão.

Pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, alcançaram um marco tecnológico histórico ao desenvolver uma liga de aço e alumínio altamente durável por meio de impressão 3D. A inovação japonesa tem o potencial de transformar a fabricação de peças automotivass ao unir leveza e resistência, resolvendo desafios históricos no uso de multimateriais.

O avanço na impressão 3D de metais

A técnica de impressão 3D de metais permite construir objetos camada por camada, unindo materiais com precisão por meio de calor.

Essa abordagem oferece vantagens como redução de desperdício e criação de formas personalizáveis, tornando-se essencial na fabricação moderna.

No entanto, criar estruturas multimateriais — como a integração de aço e alumínio — exige soluções avançadas para superar a formação de compostos frágeis, um problema comum quando diferentes metais são combinados.

Multimateriais são um tema central na manufatura aditiva devido à flexibilidade do processo“, explicou o professor Kenta Yamanaka, do Instituto de Pesquisa de Materiais da Universidade de Tohoku. “Porém, compostos intermetálicos frágeis podem surgir, tornando o material mais leve, mas também mais quebradiço.

Como superar o desafio técnico

A equipe utilizou uma técnica chamada Laser Powder Bed Fusion (L-PBF), que emprega lasers para derreter seletivamente pós de metal.

Esse método foi fundamental para suprimir a formação de compostos frágeis como Al5Fe2 e Al13Fe4 nas interfaces entre o aço e o alumínio.

Eles descobriram que aumentar a velocidade de varredura do laser favorece a solidificação de não equilíbrio, minimizando as fraquezas estruturais do material. O resultado foi uma liga robusta e com interfaces de ligação fortes, pronta para aplicações industriais.

Não se trata apenas de juntar dois metais e esperar que eles grudem”, afirmou Seungkyun Yim, professor assistente da Universidade de Tohoku. “Era essencial entender o mecanismo de liga in situ para garantir a durabilidade.

Primeira aplicação prática

Com base nessa pesquisa, o grupo criou o primeiro componente automotivo multimaterial em escala real do mundo.

O protótipo, uma torre de suspensão com geometria personalizada, combina leveza e resistência de forma inédita.

A peça, essencial para o desempenho de veículos, marca um avanço significativo no setor automotivo, onde reduzir o peso sem comprometer a segurança é uma prioridade.

Implicações para a indústria automotiva

A inovação da Universidade de Tohoku abre novas possibilidades para a produção de veículos mais leves, econômicos e sustentáveis.

A redução no peso dos componentes pode melhorar a eficiência energética dos automóveis, contribuindo para atender às demandas globais por soluções ambientalmente responsáveis.

Os pesquisadores já planejam aplicar o método a outras combinações de metais, expandindo o uso da técnica para setores além do automotivo. Isso inclui a criação de peças aeroespaciais e até equipamentos médicos, onde leveza e durabilidade são igualmente cruciais.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Additive Manufacturing em 19 de novembro de 2024, destacando o impacto potencial dessa tecnologia na manufatura avançada.

Com esse avanço, a impressão 3D de metais dá um passo importante rumo a um futuro onde a combinação de materiais se tornará cada vez mais eficiente, segura e acessível. A aposta é que inovações como esta acelerem o desenvolvimento de produtos personalizados e de alta performance.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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