Novo carregador de calçada permite recarga prática e segura para carros elétricos, com instalação no meio-fio e alta eficiência energética
A cidade de Colônia, na Alemanha, apresentou uma novidade que pode transformar a forma como motoristas de carros elétricos abastecem seus veículos. A empresa Rheinmetall AG anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes do Curb Charger, um carregador de calçada pensado para facilitar o acesso à energia elétrica nas vias urbanas.
Como funciona o Curb Charger
O aparelho faz jus ao nome. O Curb Charger é instalado diretamente no meio-fio, possibilitando que o proprietário recarregue o carro de forma simples, rápida e segura. O equipamento oferece velocidades de recarga de até 22 kWh, desde que o sistema do veículo seja compatível.
Para a Rheinmetall, a inovação representa um passo importante na modernização da mobilidade elétrica. Segundo Christoph Müller, CEO da empresa, o carregador “É assim que contribuímos para a transição da mobilidade com soluções inovadoras”.
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Ele destacou ainda que o equipamento já está pronto para produção em larga escala, trazendo uma nova abordagem à infraestrutura de carregamento urbano. O sistema economiza espaço, é robusto, não cria barreiras e se integra facilmente ao ambiente urbano existente.
Segurança garantida em qualquer situação
Além de prático, o Curb Charger também é seguro. Diferente de soluções improvisadas, como a registrada no Rio de Janeiro, em que um proprietário de carro híbrido arriscou a vida ao ligar seu veículo diretamente a um poste de iluminação pública, o equipamento alemão segue rigorosos padrões de proteção.
O dispositivo possui certificação IP68, o que garante resistência a condições climáticas adversas, incluindo frio, calor e chuvas intensas.
Em situações de risco, como o acúmulo de água na rua, um sensor de nível de água interrompe automaticamente o carregamento antes mesmo que o dispositivo de corrente residual (RCD) precise atuar, assegurando a segurança do processo.
Testes intensivos e resultados positivos
Os testes de confiabilidade foram extensos. Desde julho de 2024, o Curb Charger passou por 2.800 ciclos de carga contínuos.
Durante esse período, o aparelho permaneceu fora de operação para manutenção em apenas 1% do tempo total. Cada ciclo de recarga possibilitou a recuperação de até 19 kWh, proporcionando em média 120 quilômetros de autonomia para os veículos atendidos.
Com esses resultados, a Rheinmetall acredita que o Curb Charger pode ser uma peça-chave na ampliação da infraestrutura de recarga urbana, contribuindo de forma direta para o avanço da mobilidade elétrica nas cidades.
Com informações de Canal Tech.