Protótipo Skyrider X1 foi apresentado na CES 2025 e promete voos individuais com piloto automático, paraquedas e estrutura em fibra de carbono
Esqueça os carros voadores. A nova tendência são os ciclomotores voadores, veículos compactos, leves e projetados para levar apenas uma pessoa, tanto no solo quanto no ar. O conceito foi revelado na CES 2025 pela empresa chinesa Rictor e já atraiu atenção mundial pela proposta ousada e viável.
Batizado de Skyrider X1, o protótipo é um ciclomotor fechado construído com fibra de carbono, equipado com tecnologia de piloto automático, sistema de paraquedas e planejamento de rota integrado. A velocidade máxima estimada é de 100 km/h e o tempo de voo chega a 40 minutos.
Skyrider X1 une mobilidade pessoal com voo autônomo
O que diferencia os ciclomotores voadores de outras aeronaves urbanas é sua simplicidade. O Skyrider X1 foi projetado para o transporte individual, com estrutura mais leve e menor complexidade mecânica. Isso reduz custos e amplia as possibilidades de aplicação prática.
-
Corsa Sedan 2010 ainda compensa? Veja os prós e contras do modelo em 2025
-
3 carros usados ideais para o dia a dia a partir de R$ 30 mil a 50 mil
-
Com motor híbrido flex de 122 cv e consumo acima de 20 km/l, Corolla Plus lidera com folga entre os sedãs médios e deixa para trás BYD King, Nissan Sentra e até Audi A5
-
Mesmo com correia banhada a óleo, Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 turbo consumo acima de 13 km/l dispara na liderança entre sedãs compactos mais vendidos do Brasil em setembro
Além do corpo em fibra de carbono, o modelo conta com sistema de voo assistido por inteligência artificial. O usuário pode selecionar a rota e acionar o piloto automático para decolagens e aterrissagens seguras. Em caso de falha, o paraquedas integrado entra em ação automaticamente.
Desempenho promissor e foco em segurança individual
Com capacidade para alcançar até 100 km/h em voo e autonomia de 40 minutos, os ciclomotores voadores se posicionam como alternativa prática para deslocamentos urbanos e emergenciais. Por enquanto, o Skyrider X1 não comporta passageiros adicionais, o que reduz o peso e simplifica o controle.
O projeto da Rictor ainda é conceitual, com visual desenvolvido por CGI, mas a engenharia já está em fase de testes em solo. O próximo passo é iniciar voos controlados em ambientes abertos com supervisão de autoridades chinesas.
CES 2025 reforça aposta global na aviação pessoal
A apresentação dos ciclomotores voadores na maior feira de tecnologia do mundo não é apenas uma jogada de marketing. Ela sinaliza uma mudança no foco da indústria de mobilidade aérea, que agora investe em veículos menores, mais ágeis e com maior chance de adoção em massa.
Com o Skyrider X1, a China reforça sua posição como líder em inovação de transporte, abrindo caminho para regulamentações futuras, certificações técnicas e, quem sabe, comercialização até o fim da década.