A chinesa GAC está apostando alto em sua entrada no Brasil com o desenvolvimento de um novo motor híbrido flex no Brasil. Como parte de um investimento total de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,99 bilhões), a gigante automotiva anunciou que destinará R$ 120 milhões para impulsionar tecnologias inovadoras por meio de uma parceria com universidades brasileiras. O objetivo? Estabelecer-se como referência no mercado e oferecer soluções mais sustentáveis e adaptadas ao consumidor local.
O anúncio, feito por Wei Haigang, presidente da GAC International, inclui colaborações com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Juntas, essas instituições trabalharão no desenvolvimento do novo motor híbrido flex no Brasil, um passo crucial na estratégia da chinesa GAC para expandir suas operações no país.
Fábrica e rede de concessionárias a caminho
Apesar de ainda não ter definido o local de sua futura fábrica para o novo motor, a GAC planeja iniciar a montagem de veículos importados em regime CKD antes de estabelecer uma linha de produção completa no Brasil. A estimativa é que o processo seja concluído nos próximos cinco anos. Enquanto isso, a marca já confirmou a criação de uma rede inicial de 20 concessionárias, localizadas em capitais como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Até 2030, esse número deve saltar para 50 pontos de venda.
A presença da chinesa GAC no Brasil também inclui um robusto portfólio de lançamentos. Os primeiros modelos a chegar serão híbridos, elétricos e a combustão, com uma média de cinco veículos novos por ano. Entre os destaques está o Aion Y Plus, um SUV elétrico com impressionante autonomia de 610 km, e o GS3 Emzoom, um compacto com motor turbo.
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Além do novo motor, por que investir no Brasil?
O Brasil representa uma oportunidade estratégica para a chinesa GAC, especialmente pelo crescente interesse em tecnologias sustentáveis e pelo mercado de motores híbridos flex. Embora a empresa esteja chegando depois de concorrentes como BYD e GWM, a promessa de produção local e o foco em pesquisa e desenvolvimento diferenciam a marca. A meta é clara: posicionar-se como a primeira montadora chinesa a oferecer uma linha de produção completa no país, reforçada pela criação do novo motor híbrido flex no Brasil.
O mercado brasileiro é visto como um campo fértil para a implementação de novas tecnologias, especialmente em motores flexíveis que permitem a adaptação ao etanol, uma solução alinhada com a matriz energética local. A parceria com universidades brasileiras reflete o compromisso da empresa em fomentar a inovação e gerar impacto positivo no mercado.
O futuro da GAC no Brasil
A chinesa GAC está determinada a se tornar um nome relevante no país, mesmo enfrentando desafios como a definição de seu nome comercial e a escolha do local para a fábrica. Com modelos já flagrados nas ruas brasileiras e o início das operações marcado para o início de 2024, a empresa parece estar bem posicionada para competir com rivais e atrair o consumidor brasileiro.
Com o lançamento do novo motor híbrido flex no Brasil, a GAC não apenas sinaliza sua intenção de competir, mas também de liderar a inovação tecnológica no setor automotivo. Para o consumidor, isso significa mais opções sustentáveis e acessíveis nos próximos anos, em um mercado que só tende a crescer.