China desenvolve uma aeronave movida a hidrogênio e realiza seus primeiros testes. Com este protótipo de aeronave a hidrogênio o país dá um salto no setor aéreo e se torna pioneiro no mercado.
Marcando um avanço significativo no setor aeroespacial, a China realizou com sucesso, na segunda-feira, 19, em Shenyang, província de Liaoning, o voo inaugural de seu primeiro protótipo de aeronave movida a hidrogênio. Esta aeronave, notável por ser a primeira desenvolvida de maneira independente no país, representa um passo importante na exploração de combustíveis alternativos na aviação.
Aeronave a hidrogênio da China atinge 180 km por hora
A aeronave movida a hidrogênio marca um avanço significativo para o setor aéreo, de acordo com dados da mídia da China. O piloto de teste Xu Xiaoben relatou que a aeronave movida a hidrogênio, com 8 metros de comprimento e capaz de atingir uma velocidade de 180 quilômetros por hora, demonstrou potência suficiente e um nível aceitável de vibração em uma altitude de 200 metros, além de exibir um desempenho satisfatório.
Sun Xiaoping, técnico-chefe da Academia de Aviação Geral de Liaoning, apontou que, diante do crescente foco em energia limpa e da necessidade de reduzir as emissões de carbono, as aeronaves movidas a hidrogênio ganharão preferência na indústria futuramente. Este desenvolvimento sublinha o compromisso da China com a inovação em aviação sustentável e a busca por meios mais ecológicos no transporte aéreo.
- RedMagic 10 Pro+, novo smartphone revolucionário que promete elevar o patamar da tecnologia chega ao mercado com 1TB de armazenamento, 24 GB de memória RAM e processador Snapdragon 8 Elite da Qualcomm
- Construção civil nunca mais será a mesma: concreto superforte com fibras de carpete reciclado chega para redefinir durabilidade e sustentabilidade nas obras modernas!
- Fim da linha para energia eólica, solar e nuclear? Este estado dos EUA tem uma fonte de energia milenar pronta para revolucionar o mundo
- Energia infinita? EUA descobrem rochas podem ser a chave para uma fonte de energia revolucionária; a solução para a mudança climática era invisível há séculos
Enquanto a economia mundial se esforça para reduzir as fontes de poluição atmosféricas, a área de aviação registrou, nos últimos anos, alta nas emissões de CO2, um aumento de 32% entre 2013 e 2018, período anterior ao começo da pandemia.
Contudo, dados mostram que o hidrogênio virá para desempenhar um papel crucial nas futuras soluções tecnológicas capazes de contribuir para a descarbonização da aviação civil e para a redução das emissões. O principal fato que faz o combustível ser uma solução interessante é o fato de ser possível produzi-lo e consumi-lo sem emitir CO2.
Saiba mais sobre o projeto da aeronave a hidrogênio na China
Sendo pioneira no desenvolvimento de aeronaves elétricas na China, a Liaoning Ruixiang Aircraft testou no último ano uma aeronave movida a hidrogênio. O modelo, que recebe o nome de RX4HE, executou o voo inaugural na província de Shenyang. Esta é a primeira aeronave com essa tecnologia projetada no país.
Com base no avião elétrico RX4e da Liaoning Ruixiang para quatro ocupantes, a aeronave a hidrogênio utiliza um motor turbo automotivo de 2 mil cilindradas da fabricante de carros chinesa FAW adaptado para funcionar com o combustível alternativo, a FAW também estuda usar esse mesmo propulsor em automóveis.
De acordo com o fabricante, o RX4HE tem envergadura de 13,5 metros por 8,2 metros de comprimento. O protótipo testado na China voou com um tanque de alta pressão contendo 4,5 kg de hidrogênio, que segundo a empresa dá ao demonstrador autonomia de uma hora de voo a uma velocidade de cruzeiro de 180 km/h.
Aeronave movida a hidrogênio conta com eficiência térmica de 43 metros
A Liaoning Ruixiang destacou que o motor adaptado para funcionar com hidrogênio apresenta uma eficiência térmica de 43% superior ao propulsor original movido à gasolina, além de ser 40% mais potente. O projeto da aeronave a hidrogênio está em curso desde 2021.
A empresa desenvolve o modelo em parceria com várias entidades da China, incluindo universidades, institutos de pesquisa e a fabricante de carros FAW. A fabricante de aviões elétricos afirma que o protótipo será usado para promover a aplicação do hidrogênio na aviação chinesa.
Fundada em 2010, a Liaoning Ruixiang Aircraft foi a primeira empresa da China a se aventurar no campo dos aviões elétricos. Em 2015, a empresa obteve certificado de tipo do regulador do país para o RX1e, um avião esportivo de dois lugares.