Uma das maiores obras da China está impressionando engenheiros ao redor do mundo. Descubra a mega construção chinesa que desafia os limites da engenharia e da natureza.
Mega construção chinesa: Os chineses continuam a impressionar o mundo com avanços notáveis na engenharia, realizando construções de tirar o fôlego em tempos recordes. Exemplos notáveis incluem um prédio de 10 andares construído em apenas 30 horas e a incrível marca de 20.000 casas erguidas em 72 horas. Essas conquistas demonstram que a China não apenas domina a arte da construção, mas também redefine os limites do possível na engenharia moderna.
Agora, o gigante asiático volta a chamar a atenção global com um projeto ambicioso que promete ser um marco na história da infraestrutura mundial: a construção de um túnel submarino que atravessará o mar. Este túnel, projetado para conectar importantes regiões do país, será um dos mais longos e complexos do mundo, reforçando a liderança da China em megaprojetos de engenharia. Neste artigo, vamos explorar os detalhes dessa impressionante obra que já está atraindo a atenção de engenheiros e especialistas ao redor do planeta.
Mega construção chinesa custou US$ 3 bilhões
Essa, que é uma das maiores construções da China, está sendo projetada não só para facilitar o transporte de cargas e pessoas, mas também para aumentar ainda mais a economia do país, deixando claro o motivo de ser a segunda maior economia do planeta.
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A mega construção chinesa, que tem cerca de 9,7 km de extensão, custou US$ 3 bilhões e o intuito desse túnel gigante é suprir uma necessidade econômica, pois as áreas mais importantes de Qingdao, onde o empreendimento está sendo construído, ficam divididas pelo mar.
Em 2012 Qingdao Conson Development iniciou a pesquisa preliminar da mega construção chinesa, com os principais especialistas do país, sendo realizados quatro estudos de pré-viabilidade e 15 estudos de viabilidade, onde decidiram que seria necessário fazer o maior túnel rodoviário submerso da história com impressionantes 15,89 km de extensão, ligando efetivamente as áreas costeiras, onde terá seis pistas em cada direção e ficará em profundidades de até 115 M abaixo do nível do mar, evidenciando que será algo realmente grandioso.
Desafios encontrados para que o empreendimento pudesse sair do papel
Apesar da vasta experiência do país em construções da China de grande porte, essa obra se tornou um verdadeiro desafio, que exigirá muito esforço e dedicação por parte de seus Engenheiros, pois a perfuração deste túnel terá que enfrentar duas formações rochosas distintas onde um lado é formado por granito robusto, enquanto o outro é composto por calcário macio e areia, obrigando a serem utilizados métodos diferentes para cada um deles.
Além disso, existem também 22 falhas no decorrer da rota da mega construção chinesa, sendo uma delas a grande falha de Cangkou, que se estende por mais de 200 m e divide os dois tipos de solos citados. Para a viabilidade do projeto, existem vários métodos para esse tipo de serviço, sendo um deles o método de tubo imerso, que embora seja frequentemente utilizado, é muito caro e prejudicial ao meio ambiente, que automaticamente faz com que não seja nada vantajoso.
Outro método para inicio da mega construção chinesa
Já o método de perfuração e detonação, que é ideal para quebrar rochas duras e maciças, e o método de perfuração de túnel com escudo, que é muito utilizado na construção dos metrôs e considerado o mais confiável, são a combinação ideal para retirar os mais de 8 milhões de metros cúbicos de rocha do local, que além de já ser um valor altamente desafiador, ainda será um empreendimento extremamente complexo, levando em conta a distribuição das formações rochosas desse terreno.
No geral, o projeto de uma das maiores construções da China será composto por três túneis, sendo o de ida e o de volta com seis faixas cada um e por fim o terceiro, que é o mais importante, pois será por ele que ocorrerá a ventilação e também a prevenção de que os gases emitidos pelos veículos ou por alguma explosão possam prejudicar a saúde das pessoas, o que deixa evidente que a segurança também é uma prioridade.
Após todos esses procedimentos serão realizados os acabamentos necessários para sua finalização como iluminação, sinalização e pintura das faixas, até que essa Mega obra que será o maior túnel rodoviário submerso do mundo com mais de 15 km de extensão possa ser totalmente concluída em 2027.
Igual ao metrô no Brasil 10 anos e ainda não aconteceu metrô do aeroporto de congonhas SP
Na realidade o edifício e as casas tiveram suas peças pré moldadas montadas em tempo recorde.
É interessante também informar quantos dias levaram para pré fabrica-las.
Enquanto isso no Brasil ainda temos obras da copa sem estar pronta…..