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China surpreende o mundo com MEGA construção com 9,7 km de extensão que desafia a natureza: edifício de 10 andares erguido em 30 horas e 20 mil casas construídas em 72 horas!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/01/2025 às 07:37
China surpreende o mundo com MEGA construção que desafia a natureza edifício de 10 andares erguido em 30 horas
Foto gerada por IA

Uma das maiores obras da China está impressionando engenheiros ao redor do mundo. Descubra a mega construção chinesa que desafia os limites da engenharia e da natureza.

Mega construção chinesa: Os chineses continuam a impressionar o mundo com avanços notáveis na engenharia, realizando construções de tirar o fôlego em tempos recordes. Exemplos notáveis incluem um prédio de 10 andares construído em apenas 30 horas e a incrível marca de 20.000 casas erguidas em 72 horas. Essas conquistas demonstram que a China não apenas domina a arte da construção, mas também redefine os limites do possível na engenharia moderna.

Agora, o gigante asiático volta a chamar a atenção global com um projeto ambicioso que promete ser um marco na história da infraestrutura mundial: a construção de um túnel submarino que atravessará o mar. Este túnel, projetado para conectar importantes regiões do país, será um dos mais longos e complexos do mundo, reforçando a liderança da China em megaprojetos de engenharia. Neste artigo, vamos explorar os detalhes dessa impressionante obra que já está atraindo a atenção de engenheiros e especialistas ao redor do planeta.

Mega construção chinesa custou US$ 3 bilhões

Essa, que é uma das maiores construções da China, está sendo projetada não só para facilitar o transporte de cargas e pessoas, mas também para aumentar ainda mais a economia do país, deixando claro o motivo de ser a segunda maior economia do planeta.

A mega construção chinesa, que tem cerca de 9,7 km de extensão, custou US$ 3 bilhões e o intuito desse túnel gigante é suprir uma necessidade econômica, pois as áreas mais importantes de Qingdao, onde o empreendimento está sendo construído, ficam divididas pelo mar. 

Em 2012 Qingdao Conson Development iniciou a pesquisa preliminar da mega construção chinesa, com os principais especialistas do país, sendo realizados quatro estudos de pré-viabilidade e 15 estudos de viabilidade, onde decidiram que seria necessário fazer o maior túnel rodoviário submerso da história com impressionantes 15,89 km de extensão, ligando efetivamente as áreas costeiras, onde terá seis pistas em cada direção e ficará em profundidades de até 115 M abaixo do nível do mar, evidenciando que será algo realmente grandioso.

Desafios encontrados para que o empreendimento pudesse sair do papel

Apesar da vasta experiência do país em construções da China de grande porte, essa obra se tornou um verdadeiro desafio, que exigirá muito esforço e dedicação por parte de seus Engenheiros, pois a perfuração deste túnel terá que enfrentar duas formações rochosas distintas onde um lado é formado por granito robusto, enquanto o outro é composto por calcário macio e areia, obrigando a serem utilizados métodos diferentes para cada um deles. 

Além disso, existem também 22 falhas no decorrer da rota da mega construção chinesa, sendo uma delas a grande falha de Cangkou, que se estende por mais de 200 m e divide os dois tipos de solos citados. Para a viabilidade do projeto, existem vários métodos para esse tipo de serviço, sendo um deles o método de tubo imerso, que embora seja frequentemente utilizado, é muito caro e prejudicial ao meio ambiente, que automaticamente faz com que não seja nada vantajoso.

Outro método para inicio da mega construção chinesa

Já o método de perfuração e detonação, que é ideal para quebrar rochas duras e maciças, e o método de perfuração de túnel com escudo, que é muito utilizado na construção dos metrôs e considerado o mais confiável, são a combinação ideal para retirar os mais de 8 milhões de metros cúbicos de rocha do local, que além de já ser um valor altamente desafiador, ainda será um empreendimento extremamente complexo, levando em conta a distribuição das formações rochosas desse terreno.

No geral, o projeto de uma das maiores construções da China será composto por três túneis, sendo o de ida e o de volta com seis faixas cada um e por fim o terceiro, que é o mais importante, pois será por ele que ocorrerá a ventilação e também a prevenção de que os gases emitidos pelos veículos ou por alguma explosão possam prejudicar a saúde das pessoas, o que deixa evidente que a segurança também é uma prioridade. 

Após todos esses procedimentos serão realizados os acabamentos necessários para sua finalização como iluminação, sinalização e pintura das faixas, até que essa Mega obra que será o maior túnel rodoviário submerso do mundo com mais de 15 km de extensão possa ser totalmente concluída em 2027.

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George
George
14/01/2025 16:24

Igual ao metrô no Brasil 10 anos e ainda não aconteceu metrô do aeroporto de congonhas SP

Aldair Cavalcante
Aldair Cavalcante
14/01/2025 16:35

Na realidade o edifício e as casas tiveram suas peças pré moldadas montadas em tempo recorde.
É interessante também informar quantos dias levaram para pré fabrica-las.

Zé Paulo
Zé Paulo
14/01/2025 19:14

Enquanto isso no Brasil ainda temos obras da copa sem estar pronta…..

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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