O mercado automotivo global está prestes a experimentar uma reviravolta significativa com a entrada de um novo competidor: a nova picape da China, destinada a competir diretamente com gigantes estabelecidas como a Toyota Hilux e a Ford Ranger.
A nova picape, pertencente ao grupo automotivo Radar, modelo RD6, uma das maiores corporações do setor na China, traz uma mistura de sofisticação e avanço tecnológico. A DY, já presente no mercado brasileiro anteriormente com um sedan compacto, retorna com uma proposta mais ousada e alinhada às tendências atuais de veículos eletrificados. Esta revelação marca um passo significativo para a indústria automotiva chinesa, conhecida por sua expansão rápida e inovadora em diversas categorias de veículos.
Design, dimensões e motorização da nova picape da China
A picape, modelo RD6, exibe um design elegante, com semelhanças visuais com a nova Montana, mas com detalhes distintos, como falsas entradas de ar e um conjunto ótico full LED. Suas dimensões são impressionantes, com 5,26 metros de comprimento e uma capacidade de carga de 950 kg. Com foco na eletrificação, a RD6 é alimentada por um motor elétrico de 272 cavalos e oferece quatro opções de autonomia, com baterias variando de 63 kWh a 100 kWh.
Interior e equipamentos
O interior da RD6 é descrito como luxuoso e bem equipado, incluindo recursos como teto solar panorâmico, sistema de som WiFi, e carregamento de celulares por indução. Em termos de segurança, a RD6 não fica para trás, oferecendo um pacote completo que inclui controle de tração e estabilidade, múltiplos airbags, e tecnologias avançadas como frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo.
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A RD6, já disponível no mercado chinês, tem potencial para ser bem-sucedida em outros mercados, incluindo o Brasil, onde a eletrificação ganha cada vez mais espaço. A expectativa é que a entrada dessa nova picape no mercado global possa redefinir as expectativas e padrões para veículos desse segmento, desafiando a hegemonia de marcas já estabelecidas como a Ranger e a Hilux.
Comparativo exclusivo: Ford Ranger Limited V6 vs Toyota Hilux GR-S
A nova Ford Ranger Limited apresenta uma transformação completa, ostentando um motor V6 turbo diesel de 3.0 L com impressionantes 250 cavalos de potência e um torque máximo de 61,2 kgfm, colocando-a como a picape média com o maior torque no Brasil. O destaque fica para a transmissão automática de 10 marchas, compartilhada com veículos renomados como o Mustang e a F-150, e a direção com assistência elétrica, garantindo suavidade na condução.
Por outro lado, a Toyota Hilux GR-S, com sua proposta mais esportiva, traz alterações mecânicas significativas. Seu motor turbo diesel de 2.8 L, quatro cilindros, entrega 224 cavalos e um torque de 55 kgfm, acompanhado de uma transmissão automática de seis marchas. Curiosamente, ambas as picapes possuem tanques de 80 L e apresentam diferenças marcantes em termos de design e funcionalidades.
A Ranger se destaca pela inovação em tecnologias embarcadas, como o sistema de start-stop e uma bateria adaptada para essa função, além de recursos como tomada de ar elevada e sensores de ponto cego avançados. Seu interior é repleto de tecnologias, incluindo uma central multimídia elaborada com tela ampla e diversas funcionalidades integradas, como o controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência de faixa.
Já a Hilux GR-S se foca na robustez e esportividade, com detalhes como uma suspensão ajustada para mais firmeza e uma direção hidráulica que, apesar de um pouco mais pesada, oferece confiabilidade em diferentes terrenos. Seu interior, embora menos tecnológico que a Ranger, conta com detalhes em Alcântara e um sistema de som assinado pela JBL, proporcionando qualidade sonora superior.