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China revela carro elétrico de baixo custo, o que representa uma ameaça à indústria automobilística dos EUA: ‘Eles vão destruir a maioria das outras montadoras’

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 13/08/2024 às 08:43
China revela carro elétrico de baixo custo, o que representa uma ameaça à indústria automobilística dos EUA 'Eles vão destruir a maioria das outras montadoras'
Foto: DALL-E

Novo carro elétrico barato da China causa preocupação em montadoras e políticos, que veem no veículo uma ameaça. Conheça este compacto que está agitando a indústria automobilística.

O mercado de veículos elétricos está passando por uma transformação, e um dos maiores catalisadores dessa mudança vem da China. Em 2023, a montadora chinesa BYD lançou o Seagull, um carro elétrico barato que está agitando a indústria automobilística global. Vendido por cerca de US$ 12.000 na China, e com uma versão ainda mais acessível por menos de US$ 10.000, esse carro elétrico de baixo custo tem causado preocupação em montadoras e políticos americanos, que enxergam no veículo uma ameaça ao domínio dos Estados Unidos no setor.

Carro elétrico barato da China impacta indústria automobilística americana

O Seagull, um carro elétrico de baixo custo, tem gerado grande interesse por seu preço acessível e desempenho impressionante. Embora o veículo tenha chegado ao Brasil sob o nome de Dolphin Mini, sua recepção no mercado nacional foi mista, principalmente devido ao seu preço, que acabou ficando acima das expectativas dos consumidores. No entanto, em mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos, o Seagull tem se destacado como uma alternativa viável e competitiva aos veículos elétricos (EVs) fabricados localmente.

Nos Estados Unidos, a qualidade do Seagull é comparada à dos EVs produzidos internamente, que frequentemente custam até três vezes mais. Essa realidade tem levado a indústria automobilística americana a refletir sobre os desafios que um carro elétrico barato da China poderia impor.

O CEO da Tesla, Elon Musk, chegou a afirmar que, sem barreiras comerciais, “os veículos elétricos chineses praticamente destruiriam a maioria das outras montadoras do mundo”. A afirmação de Musk ressalta o impacto potencial que um carro elétrico de baixo custo como o Seagull poderia ter em mercados onde os preços ainda são uma barreira considerável para a adoção em massa de EVs.

Tarifas e proteção do mercado americano

Diante dessa ameaça, o governo dos Estados Unidos anunciou tarifas de 100% sobre veículos elétricos chineses, que devem ser aplicadas ainda este ano. Essas medidas foram justificadas por preocupações com a segurança nacional e a proteção de empregos no setor automobilístico americano.

No entanto, especialistas como Sam Fiorani, vice-presidente da AutoForecast Solutions, acreditam que a entrada da BYD no mercado dos EUA é inevitável. Segundo Fiorani, “a entrada da BYD no mercado dos EUA não é um se, mas um quando”, apontando para o fato de que as tarifas podem apenas atrasar, mas não impedir, a chegada de carros elétricos baratos da China ao mercado americano.

A tecnologia e eficiência do carro elétrico barato da BYD

O Seagull é notável não apenas pelo seu preço acessível, mas também pela tecnologia envolvida em sua produção. Pesando cerca de 900 libras a menos que o Chevrolet Bolt, o Seagull pode percorrer até 252 milhas com uma única carga.

Esse desempenho é possível graças à fabricação interna de baterias e outros componentes pela própria BYD, o que reduz significativamente os custos de produção. Em 2023, a BYD vendeu mais de 3 milhões de veículos globalmente, consolidando-se como um dos principais players no mercado de veículos elétricos.

A eficiência e o custo de produção do Seagull são evidências de que é possível fabricar veículos elétricos de alta qualidade a preços mais baixos, desafiando a lógica de que EVs precisam ser caros para serem eficazes. Essa realidade coloca pressão sobre as montadoras tradicionais para inovar e reduzir seus custos, ou arriscar perder mercado para concorrentes mais ágeis e economicamente viáveis, como a BYD.

O futuro da indústria automobilística e o papel dos EVs

O surgimento de um carro elétrico barato como o Seagull também tem implicações para o futuro da indústria automobilística global. A redução nos preços dos elétricos pode acelerar a transição dos consumidores para esse tipo de tecnologia, especialmente em mercados onde o custo de aquisição ainda é uma barreira. Ademais, os EVs, como o Seagull, são geralmente mais baratos de operar do que os veículos movidos a gasolina, com custos reduzidos de manutenção e abastecimento.

Os carros elétricos têm menos peças móveis, o que reduz a necessidade de manutenção frequente. Mais importante ainda, eles não produzem poluição de escapamento, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a redução de poluentes nocivos à saúde pública.

Um estudo da Universidade de Harvard estimou que a poluição de fontes de energia suja foi responsável por uma em cada cinco mortes prematuras no mundo em 2018. Nesse contexto, a adoção em massa de carros elétricos poderia ter um impacto positivo significativo na saúde pública global.

Veículos elétricos são realmente uma alternativa mais limpa aos veículos tradicionais?

Embora a produção de baterias e a mineração de minerais necessários para a fabricação de EVs levantem preocupações ambientais, os veículos elétricos ainda são considerados uma alternativa mais limpa aos veículos tradicionais movidos a gasolina.

De acordo com dados da Administração de Informações de Energia dos EUA, veículos movidos a gás liberam, em média, o equivalente a 12.594 libras de poluição atmosférica de carbono por ano, enquanto veículos totalmente elétricos, como o Seagull, liberam significativamente menos, cerca de 2.727 libras anuais.

O relatório do MIT projeta que, até 2050, carros movidos a gasolina liberarão aproximadamente 225 gramas de poluição atmosférica de carbono por milha, enquanto EVs movidos a bateria deverão produzir apenas 50 gramas por milha, assumindo que os custos de energia renovável continuem a cair. Essa tendência sugere que a comparação entre veículos movidos a gasolina e EVs será cada vez mais favorável aos elétricos, à medida que mais fontes de energia limpa sejam incorporadas à rede elétrica.

Com a iminente entrada de carros como o Seagull no mercado global, as montadoras ocidentais terão que enfrentar um novo tipo de concorrência, baseada não apenas em preço, mas em tecnologia e eficiência de produção. O impacto dessa nova realidade pode ser profundo, não apenas na indústria, mas também na vida dos consumidores e na saúde do planeta.

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Débora Araújo

Escrevo sobre energias renováveis, automóveis, ciência e tecnologia, indústria e as principais tendências do mercado de trabalho. Com um olhar atento às evoluções globais e atualizações diárias, dedico-me a compartilhar sempre informações relevantes.

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