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China ergue a ponte mais alta do mundo: chineses batem seu próprio recorde com ponte de 625 metros e 2,9 km: nova Huajiang Grand Canyon custou US$ 283 milhões e será aberta em setembro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/09/2025 às 15:34
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Estrutura conecta os condados de Guanling e Zhenfeng e reduz o tempo de viagem de duas horas para apenas dois minutos.

A ponte mais alta do mundo, chamada de Huajiang Grand Canyon, localizada na província de Guizhou, no sudoeste da China, será inaugurada neste mês, consolidando a estratégia de investimentos maciços em infraestrutura da China.

Erguida a 625 metros acima do solo e com 2,9 quilômetros de extensão, a estrutura atravessa um cânion profundo conhecido localmente como “fenda da Terra” e estabelece um novo recorde global de altura.

Estrutura e dimensões da ponte Huajiang Grand Canyon

A ponte Huajiang Grand Canyon foi projetada para suportar condições geográficas e climáticas extremas. Elevando-se 2.050 pés (625 metros) acima do fundo do cânion, ela atinge quase o dobro da altura da Torre Eiffel, em Paris, e é nove vezes mais alta que a Tower Bridge de Londres. O vão principal foi construído com um arco mais leve, o que permitiu reduzir em 30% o peso total da estrutura e mitigar os efeitos de ventos fortes.

O projeto foi iniciado em janeiro de 2022 e concluído em um tempo recorde de três anos, ao custo de US$ 283 milhões. A província de Guizhou, que abriga a obra, é conhecida como “o museu das pontes do mundo”, com mais de 30 mil estruturas, incluindo três das mais altas já construídas. A nova ponte reforça esse título ao estabelecer o recorde mundial em áreas montanhosas.

Testes de carga e certificação de segurança

Antes da inauguração, a ponte Huajiang Grand Canyon passou por um rigoroso processo de verificação de segurança. Entre 21 e 25 de agosto, foi submetida a um teste de carga de cinco dias, considerado a última etapa antes da liberação para tráfego.

Segundo a agência Xinhua, cerca de 96 caminhões pesados, cada um com aproximadamente 35 toneladas, foram posicionados em pontos estratégicos para avaliar a integridade da estrutura.

Mais de 400 sensores foram instalados ao longo do vão principal, torres, cabos e suspensórios para monitorar deslocamentos e movimentos mínimos durante o teste de 3.360 toneladas.

A BBC informou que o sucesso dessa etapa confirmou a estabilidade da ponte, permitindo a previsão de abertura oficial ainda no fim de setembro.

Benefícios logísticos e turísticos previstos

A ponte Huajiang Grand Canyon reduzirá drasticamente o tempo de deslocamento entre os condados de Guanling e Zhenfeng, que juntos somam cerca de 600 mil habitantes. A viagem, que atualmente leva duas horas, passará a ser feita em apenas dois minutos. Também encurtará o trajeto entre as cidades de Liuzhi e Anlong no mesmo corredor viário.

Além da função logística, o projeto incorpora elementos turísticos. Um elevador panorâmico de 213 metros conduzirá visitantes a uma torre de observação no topo da ponte, e um caminho de vidro de quase um quilômetro permitirá a travessia de pedestres sobre o cânion.

A emissora estatal CCTV destacou que a obra foi planejada para impulsionar o turismo regional, agregando uma atração de grande porte ao interior da China.

Integração à política de infraestrutura da China

A inauguração da ponte Huajiang Grand Canyon insere-se em um contexto mais amplo de expansão da infraestrutura da China. Segundo a pesquisadora Dan Wang, da Hoover Institution, “o Partido Comunista acredita em erguer projetos enormes para impulsionar a economia e reforçar o prestígio político”.

O jornal oficial People’s Daily classificou a obra como um novo “milagre chinês”, símbolo da “velocidade e sabedoria de Guizhou” e de uma nova etapa no desenvolvimento do setor.

O professor Li Mingshui, da Universidade de Jiaotong, em Chengdu, afirmou que regiões do oeste do país ainda apresentam baixa conectividade viária e que o objetivo é “preencher essas lacunas e fortalecer os pontos fracos”.

Segundo ele, “essas não são pontes para lugar nenhum”, defendendo que os benefícios econômicos de longo prazo superam os custos imediatos.

Orgulho técnico e desafios de construção

O engenheiro-chefe do projeto, Liu Hao, declarou que “inúmeros engenheiros como eu tiveram a sorte de viver a era dourada da infraestrutura de transporte da China”. Aos 42 anos, ele já supervisionou seis outras megapontes em Guizhou e afirmou que pretende mostrar a nova obra à filha como um marco de sua carreira. Entre os principais desafios técnicos, Liu citou as encostas íngremes do cânion e os ventos fortes da região.

Wu Zhaoming, gerente de projeto da Guizhou Transportation Investment Group Co., relatou que a equipe enfrentou dificuldades como o controle de temperatura durante grandes vazamentos de concreto e a proteção de encostas instáveis.

Segundo ele, as soluções implementadas garantiram a execução segura do projeto mesmo sob condições adversas.

Continuidade da estratégia de megaprojetos

A ponte Huajiang Grand Canyon sucede outras obras emblemáticas da infraestrutura da China. O país já detinha o recorde mundial de altura com a Ponte Beipanjiang, inaugurada em 2016 a 565 metros, e possui também a mais longa ponte sobre o oceano aberto, a Hangzhou Bay Bridge, com 35 quilômetros de extensão.

Apesar de acidentes recentes —como o desabamento de uma ponte em construção em Qinghai que causou a morte de 12 trabalhadores—, o ritmo de obras permanece elevado.

Um relatório da consultoria McKinsey de 2023 apontou que o crescimento econômico chinês das últimas quatro décadas foi fortemente sustentado por investimentos em infraestrutura financiados por governos locais, o que resultou em altos níveis de endividamento.

Mesmo assim, o presidente Xi Jinping defende uma “ofensiva abrangente” nesse setor para sustentar a recuperação pós-pandemia, e o premiê Li Qiang declarou em agosto que megaprojetos devem servir como “exemplo e motor” para investimentos e consumo.

Guizhou como polo de obras estratégicas

A província de Guizhou ocupa posição central nessa política. Apesar da geografia montanhosa e da baixa renda média, a região abriga hoje 11 aeroportos, uma extensa rede de estradas modernas e diversas pontes de grande porte.

A ponte Huajiang Grand Canyon amplia esse portfólio, reforçando o papel da província como vitrine da capacidade de engenharia chinesa.

Para a pesquisadora Dan Wang, a decisão de priorizar obras monumentais reflete uma preferência do governo central: “Em vez de distribuir recursos diretamente à população, os líderes em Pequim preferem canalizá-los para erguer projetos monumentais.”

A inauguração prevista para este mês sintetiza essa abordagem, simbolizando tanto a ambição técnica quanto a dimensão política da infraestrutura da China.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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