Inovação da China traz ao mundo uma máquina de perfuração de túneis com capacidade de 5.000 toneladas e o maior diâmetro já visto
Inovação na engenharia. A China deu um grande passo em seu avanço tecnológico ao concluir a produção da sua maior máquina de perfuração de túneis (TBM). Batizada de Jianghai, que significa “rio e oceano” em chinês, a máquina apresenta um diâmetro de 16,64 metros e um peso impressionante de aproximadamente 5.000 toneladas. Seu comprimento total é de 145 metros, o que a torna a maior TBM projetada e fabricada na China.
A construção da Jianghai foi realizada na cidade de Changsha, província de Hunan, por meio de uma colaboração entre a China Railway Construction Heavy Industry (CRCHI) e o China Railway 14th Bureau Group (CR14G). Este marco reflete o potencial da China em liderar a inovação em tecnologia de perfuração e a crescente capacidade industrial do país.
Um salto para a engenharia de infraestrutura
A máquina Jianghai foi projetada para ser utilizada em um projeto de grande escala: a construção de um túnel sob o Rio Yangtze, na província de Jiangsu. O túnel, que faz parte de uma rodovia de 39 quilômetros, terá 11,2 quilômetros de extensão subterrânea e atingirá profundidades de até 75 metros. Sua conclusão está prevista para 2028, e ela é considerada uma das obras mais complexas da região.
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De acordo com You Shaoqiang, engenheiro-chefe do projeto no CR14G, os desafios para a perfuração incluem a presença de água subterrânea, solo mole e lodo, condições que impossibilitam os métodos manuais tradicionais. Porém, com o avanço tecnológico da nova TBM, espera-se que a perfuração seja concluída em aproximadamente dois anos e meio, com um progresso de 12 a 16 metros diários.
Tecnologia de ponta e precisão da técnologia da China
O TBM possui uma cabeça de corte de 16,64 metros de diâmetro, equivalente a um prédio de cinco ou seis andares. Com essa magnitude, a precisão da escavação deve ser mantida dentro de 1 centímetro para garantir a segurança das represas do Rio Yangtze, um desafio que demonstra o alto nível de engenharia envolvido.
O presidente da CRCHI, Zhao Hui, destacou que essa máquina representa um marco para a indústria, sendo um reflexo do progresso e do trabalho incansável dos engenheiros chineses. Em 2022, a mesma colaboração entre a CRCHI e o CR14G havia produzido um TBM de 16,07 metros para uma obra em Pequim, mas o projeto atual supera as especificações anteriores em escala e capacidade.
Inovações tecnológicas recentes
Em maio, a China também anunciou o desenvolvimento de uma máquina de perfuração e detonação (BBM), primeira do mundo com essa tecnologia, aumentando em 30% a eficiência em comparação aos métodos tradicionais. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo China Railway Science & Industry Group Corporation em parceria com a Tsinghua University.
O BBM se destaca por sua capacidade de operar em condições extremas e por utilizar métodos de perfuração e detonação simultâneos. Pesquisadores da Tsinghua University apontam que essa máquina pode ser empregada em uma ampla gama de projetos, desde a conservação de água até construções de infraestrutura e mineração.
Impacto e futuro da tecnologia
Para o vice-chefe do departamento de construção de projetos de transporte de Jiangsu, Wang Jun, a nova TBM é um passo essencial para o desenvolvimento da província. Segundo ele, a capacidade de lidar com desafios complexos em geologia e pressões subterrâneas reforça a posição da China como líder em soluções de engenharia de grande porte.
As aplicações futuras desta tecnologia prometem avanços significativos em projetos globais, posicionando a China como pioneira no setor. A combinação de eficiência, segurança e tecnologia inteligente fará com que esses sistemas sejam cada vez mais procurados em projetos de infraestrutura em todo o mundo.