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China lança máquina de perfuração de túneis com 5.000 toneladas de capacidade e o maior diâmetro do mundo! Inovação impressiona setor de engenharia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 01/11/2024 às 19:13
China, engenharia, perfuração
Foto: Reprodução

Inovação da China traz ao mundo uma máquina de perfuração de túneis com capacidade de 5.000 toneladas e o maior diâmetro já visto

Inovação na engenharia. A China deu um grande passo em seu avanço tecnológico ao concluir a produção da sua maior máquina de perfuração de túneis (TBM). Batizada de Jianghai, que significa “rio e oceano” em chinês, a máquina apresenta um diâmetro de 16,64 metros e um peso impressionante de aproximadamente 5.000 toneladas. Seu comprimento total é de 145 metros, o que a torna a maior TBM projetada e fabricada na China.

A construção da Jianghai foi realizada na cidade de Changsha, província de Hunan, por meio de uma colaboração entre a China Railway Construction Heavy Industry (CRCHI) e o China Railway 14th Bureau Group (CR14G). Este marco reflete o potencial da China em liderar a inovação em tecnologia de perfuração e a crescente capacidade industrial do país.

China, engenharia, perfuração

Um salto para a engenharia de infraestrutura

A máquina Jianghai foi projetada para ser utilizada em um projeto de grande escala: a construção de um túnel sob o Rio Yangtze, na província de Jiangsu. O túnel, que faz parte de uma rodovia de 39 quilômetros, terá 11,2 quilômetros de extensão subterrânea e atingirá profundidades de até 75 metros. Sua conclusão está prevista para 2028, e ela é considerada uma das obras mais complexas da região.

De acordo com You Shaoqiang, engenheiro-chefe do projeto no CR14G, os desafios para a perfuração incluem a presença de água subterrânea, solo mole e lodo, condições que impossibilitam os métodos manuais tradicionais. Porém, com o avanço tecnológico da nova TBM, espera-se que a perfuração seja concluída em aproximadamente dois anos e meio, com um progresso de 12 a 16 metros diários.

Tecnologia de ponta e precisão da técnologia da China

O TBM possui uma cabeça de corte de 16,64 metros de diâmetro, equivalente a um prédio de cinco ou seis andares. Com essa magnitude, a precisão da escavação deve ser mantida dentro de 1 centímetro para garantir a segurança das represas do Rio Yangtze, um desafio que demonstra o alto nível de engenharia envolvido.

O presidente da CRCHI, Zhao Hui, destacou que essa máquina representa um marco para a indústria, sendo um reflexo do progresso e do trabalho incansável dos engenheiros chineses. Em 2022, a mesma colaboração entre a CRCHI e o CR14G havia produzido um TBM de 16,07 metros para uma obra em Pequim, mas o projeto atual supera as especificações anteriores em escala e capacidade.

Inovações tecnológicas recentes

Em maio, a China também anunciou o desenvolvimento de uma máquina de perfuração e detonação (BBM), primeira do mundo com essa tecnologia, aumentando em 30% a eficiência em comparação aos métodos tradicionais. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo China Railway Science & Industry Group Corporation em parceria com a Tsinghua University.

O BBM se destaca por sua capacidade de operar em condições extremas e por utilizar métodos de perfuração e detonação simultâneos. Pesquisadores da Tsinghua University apontam que essa máquina pode ser empregada em uma ampla gama de projetos, desde a conservação de água até construções de infraestrutura e mineração.

Impacto e futuro da tecnologia

Para o vice-chefe do departamento de construção de projetos de transporte de Jiangsu, Wang Jun, a nova TBM é um passo essencial para o desenvolvimento da província. Segundo ele, a capacidade de lidar com desafios complexos em geologia e pressões subterrâneas reforça a posição da China como líder em soluções de engenharia de grande porte.

As aplicações futuras desta tecnologia prometem avanços significativos em projetos globais, posicionando a China como pioneira no setor. A combinação de eficiência, segurança e tecnologia inteligente fará com que esses sistemas sejam cada vez mais procurados em projetos de infraestrutura em todo o mundo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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