1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / China inicia construção de usina eólica equipada com turbinas eólicas de 16 MW
Tempo de leitura 3 min de leitura

China inicia construção de usina eólica equipada com turbinas eólicas de 16 MW

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/02/2023 às 13:00
Atualizado em 21/03/2023 às 12:17
China inicia construção de usina eólica equipada com turbinas eólicas de 16 MW
Foto: Divulgação

A China anunciou o início da construção de uma usina eólica offshore com novas turbinas. O empreendimento contará com turbinas eólicas de 16 MW e terá capacidade para gerar até 400 MW.

A China anunciou no último sábado (4) o início da construção de seu primeiro parque com turbinas eólicas offshore extenso, utilizando turbinas de 16 MW. Isto representa uma mudança importante em relação às turbinas menores e com menor eficiência que aquelas que as usinas eólicas offshore da China costumam utilizar, segundo dados da China Global Television Network (CGTN) no domingo.

Nova usina eólica offshore da China terá capacidade de 400 MW

Segundo o vice-gerente geral da Zhangpu Haixia Co. LTD, Gon Kuangmin, atualmente, as turbinas eólicas com uma capacidade única menor que 10 MW são geralmente utilizadas nos parques de energia eólica offshore da China.

O executivo ressalta que, quanto maior for a capacidade uma turbina, maior será a eficiência na geração de eletricidade e menor será o custo de desenvolvimento e operação. A nova usina eólica, que será instalada a 32,8 km da costa do condado de Zhangpu, na província de Fujian e contará com 400 MW de potência, deve começar a gerar eletricidade à rede já no final de agosto deste ano.

A Goldwind Science And Technology Co e a CTG estão atuando juntas na construção do parque eólico. Isso deixa a China mais perto de seu objetivo de se tornar líder global no setor de energia renovável, segundo o relatório da CGTN.

A estimativa é que esta nova usina eólica forneça mais de 1,6 bilhão de quilowatts de energia por ano, gerando uma economia de meio milhão de toneladas de carvão comum e reduzindo as emissões de CO2 em 1,36 milhão de toneladas. A CTG também planeja combinar o desenvolvimento de energia solar, geração de hidrogênio offshore e pecuária marinha com o parque eólico.

China avança continuamente no setor de energia eólica

Em novembro do último ano, a turbina eólica offshore de 16 MW produzida pela Goldwind Science And Technology Co e pela CTG, saiu da linha de montagem. Este segue desenvolvimentos significativos no setor de energia eólica offshore na China, onde em janeiro deste ano, foram reveladas turbinas eólicas de 18 MW pela Haizhuang Wind Power e Ming Yang Smart Energy Group.

Enquanto isso, os investimentos da China em se tornar uma líder no mercado mundial de energia limpa avançaram significativamente com a construção da sua primeira usina eólica offshore de tamanho considerável com turbinas de 16 MW.

A previsão para este ano é que a demanda por armazenamento de energia avançado na China se amplie em quase 50%, para 30 GWH, elevando para 100 GWh a demanda geral. 

China constrói mais de 440 projetos de energia eólica

O principal fornecedor de armazenamento de energia da China, Sungrow Power Supply, listado em Shenzhen, previu no final do último mês que seu lucro líquido poderia ter dobrado se comparado com o ano anterior, para 3,2 a 3,8 bilhões de yuans (US$ 560 milhões) no último ano.

Cerca de 446 projetos de energia eólica foram concluídos com licitação de equipamentos no último ano, totalizando 87 GW de capacidade de potência instalada, acima dos 60 GW que foram instalados em 2021, segundo dados do provedor de informações de energia eólica Windmango.

A capacidade instalada de energia eólica e solar no país asiático cresceu 22% no último ano em relação ao ano anterior, segundo dados da Fitch Ratings. É importante destacar que, em outubro de 2022, a China apresentou a maior turbina eólica do mundo para operação em alto mar, que possui 13,6 MW de potência instalada.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos