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China impressiona o mundo com nova estrada de 157 quilômetros construída sem a ajuda de nenhum ser humano, utilizando apenas 10 máquinas autônomas de alta tecnologia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/10/2024 às 09:00
China impressiona o mundo com nova estrada de 157 quilômetros construída sem a ajuda de nenhum ser humano
Foto: SANY/Reprodução

China constrói nova estrada de 157 km sem intervenção humana: apenas 10 máquinas foram utilizadas para concluir o projeto de forma totalmente automatizada.

A estrada construída sem ajuda de ser humano: Construir uma estrada é uma tarefa complexa, envolvendo estudos detalhados e um extenso trabalho com maquinários para aplicar, prensar e nivelar o asfalto até alcançar a uniformidade necessária. Mas a China acaba de elevar essa prática a um novo patamar, anunciando a construção de uma estrada inteiramente feita por máquinas autônomas, sem qualquer intervenção humana. Confira como essa tecnologia revolucionária foi empregada para construir a nova estrada chinesa, revelando uma inovação que pode transformar a infraestrutura no futuro.

Nova estrada construída sem ajuda de ser humano possui 157,79 km

A China está pavimentando uma estrada de mais de 150 quilômetros onde apenas os robôs comandam as máquinas autônomas, e os trabalhadores apenas supervisionam. Com início em Pequim e uma extensão de 157,79 km em direção a Macau, a China conseguiu realizar a primeira autoestrada pavimentada totalmente sem intervenção humana direta, apenas com máquinas autônomas, com largura de até quatro faixas.

China impressiona o mundo com nova estrada de 157 quilômetros construída sem a ajuda de nenhum ser humano
As máquinas são operadas por robôs, enquanto os humanos só supervisionam (Imagem: SANY/Reprodução)

Trata-se de um projeto de ampliação da Via Expressa Pequim-HK, que se estende por 2.272 quilômetros. O projeto da nova estrada da China concluído cobre a distância entre Pequim e Hebei. Para conseguir isso, três grupos estatais trabalharam.

Essas empresas, que desenvolveram nova estrada construída sem ajuda de ser humano, são a China Railway 11th Bureau (que liderou o projeto), a Hubei Communications Investment (responsável pela pavimentação) e a Liaoning Guotai Road and Bridge (que trabalhou na compactação). O Grupo Sany foi responsável pelo fornecimento do maquinário que não é operado por humanos.

Entenda porque a nova estrada da China é tão inovadora

Os meios de comunicação locais explicam que a apresentação do projeto concluído foi tornada pública, coincidindo com uma conferência relacionada com a criação de estradas e outras infraestruturas. Os 700 participantes foram convidados a conhecer de perto a nova estrada construída sem ajuda de ser humano, onde puderam ver como funcionam as máquinas autônomas.

A nova estrada da China é especialmente espetacular porque se trata de uma estrada de 19,25 metros de largura na qual foram utilizadas dez máquinas autônomas. Esses veículos se encarregam de distribuir todo o material, composto por amálgama de pedras de areia compactada. Posteriormente, é adicionado o ligante betuminoso, que molda toda a superfície e evita a separação das camadas.

Na obra chinesa foram utilizadas pavimentadoras, responsáveis pela distribuição dos materiais, e rolos autônomos, responsáveis por aplicar a pressão necessária para que toda a superfície fique nivelada e com a dureza esperada.

Além disso, todo o desenvolvimento da nova estrada da China foi monitorado com drones para a realização dos trabalhos de topografia para confirmar se os parâmetros esperados estavam sendo seguidos, conforme explica a GPC Systems, empresa especializada em desenvolvimento de software.

A tecnologia utilizada na construção da nova estrada da China

Na formação denominada 1+3+3+3, as máquinas autônomas foram supervisionadas por colaboradores, mas em vários meios valoriza-se a poupança de tempo conseguida, uma vez que o desenvolvimento de algoritmos específicos para a nova estrada, construída sem ajuda de ser humano, permitiu trabalhar com previsão milimétrica e uma velocidade maior do que usar pessoal humano. 

Contudo, a informação publicada não afirma quantos funcionários ficaram de fora ou quanto tempo e dinheiro foram poupados. Tal precisão permitiu que toda a pista fosse pavimentada em uma única passagem, sem a necessidade de usar rolos menores que servem para corrigir desvios.

Usando a tecnologia, o maquinário tem atuado com tanto precisão que não é necessário revisar os espaços que um dia foram construídos. É o que chamam de borda 0, porque não há separação substancial entre a máquina e o meio fio, onde termina a largura da estrada.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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