A China assume a liderança na revolução da construção naval, lançando o Eco Maestro, o segundo navio porta-contêineres do mundo movido à metanol, um marco para uma indústria mais limpa.
Em uma demonstração de comprometimento com a inovação e sustentabilidade, a China lançou recentemente o Eco Maestro, o segundo navio do planeta movido à metanol do mundo, o primeiro foi da Maersk. Esta iniciativa situa a construção naval chinesa na vanguarda de tecnologias mais limpas, visando a diminuição das emissões de poluentes.
Em 17 de agosto, a China apresentou ao mundo o segundo navio porta-contêineres dual-fuel de metanol, denominado Eco Maestro. Essa iniciativa faz parte de um esforço abrangente para acelerar a adoção de combustíveis alternativos na indústria naval.
Assista o lançamento do ECO MAESTRO, o 2ª navio movido a metanol do mundo
A embarcação, uma colaboração entre arquitetos navais alemães da TECHNOLOG Services e a X-Press Feeders, sediada em Cingapura, é apenas o começo de uma série de 14 encomendas. Com operação prevista para o segundo trimestre de 2024, o Eco Maestro estabelecerá rotas no norte da Europa, tendo a capacidade de transportar 950 TEUs e um peso morto de 13.900 toneladas.
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Além de seu design inovador, o navio contará com um motor MAN dual-fuel, projetado para operar com metanol verde, fortalecendo a posição da China na construção naval sustentável.
A embarcação foi projetada com várias características que favorecem a economia de energia, incluindo geradores de eixo, hélices ajustáveis, e um leme de aba suspensa. Com velocidade projetada de 14 nós, atenderá aos requisitos do Índice de Eficiência Energética de Navios e aos padrões Tier 3.
A X-Press Feeders, em linha com a Maersk, tem usado a aparência do navio para enfatizar sua mensagem ambiental, com o slogan “The Greener Feeder Carriers of Choice” estampado no casco do Eco Maestro.
Encomendas Futuras e Avanços na Convivência a Bordo
O comprometimento da China com a construção naval e o uso de metanol verde não se limita a um único projeto. A empresa encomendou mais seis navios à CSSC Huangpu Wenchong Shipbuilding, com entregas programadas de 2025 a 2026.
Paralelamente, firmou um acordo com a OCI Global para fornecimento de metanol verde em Roterdã a partir de 2024, e a OCI, em colaboração com a Unibarge, está adaptando um cargueiro bunker para fornecer metanol na região.
Além do foco em sustentabilidade, a Eco Maestro e seus navios irmãos foram projetados com um conceito hatchless, que diminui o centro de gravidade e aumenta a capacidade de carga. A engenharia inovadora, com o posicionamento da casa de máquinas na proa e melhorias no primeiro convés, também visa aprimorar os espaços de convivência da tripulação.
O primeiro navio dessa série, planejado para operar a partir de Roterdã, começará sua jornada em meados de 2024, marcando um novo capítulo na história da construção naval, com a China desempenhando um papel essencial na transição para uma indústria mais limpa e eficiente.
O lançamento do Eco Maestro simboliza um avanço significativo na construção naval e sublinha o compromisso da China com a inovação e a sustentabilidade. O futuro da indústria naval está em mudança, e o mundo está observando de perto essa revolução verde liderada pela China, ansioso pelo que está por vir.