Sany completa concretagem da torre leste da ponte Shiziyang, marcando um avanço importante para o projeto de US$ 7 bilhões na China.
A construção da ponte Shiziyang, uma das mais ambiciosas obras de infraestrutura em andamento na China, alcançou um marco significativo com a conclusão recente da concretagem na torre leste. Este projeto, que atravessa o delta do Rio das Pérolas em Guangdong e possui um custo estimado em US$ 7 bilhões, está ganhando destaque pela aplicação de novas tecnologias e métodos inovadores. A fabricante de equipamentos Sany desempenhou um papel crucial nesse processo, utilizando avançadas técnicas de concretagem para superar os desafios impostos pela magnitude e complexidade da estrutura. Este desenvolvimento não só evidencia o avanço da engenharia moderna, mas também reforça o impacto potencial da ponte no desenvolvimento econômico da Grande Área da Baía.
Tecnologia de concretagem avançada
A ponte Shiziyang, na China, será uma das maiores e mais impressionantes do mundo.
Com uma extensão total superior a 35 km, a estrutura contará com uma ponte suspensa de dois andares, cujo vão central terá 2,2 km de comprimento.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Este projeto não apenas se destaca pela sua magnitude, mas também pela complexidade técnica envolvida em sua construção.
A Sany, com sede em Changsha, desempenha um papel essencial na construção da ponte. A empresa forneceu caminhões-bomba especializados para a concretagem das bases das torres que sustentam o vão principal da ponte.
Essas torres, com 367 metros de altura, exigem uma base sólida e resistente, crucial para garantir a estabilidade da estrutura.
A concretagem foi realizada com a utilização de concreto C45, uma mistura com resistência à compressão de 45 megapascais.
Este tipo de concreto é conhecido por sua alta durabilidade e força, tornando-se uma escolha ideal para grandes projetos de engenharia.
No entanto, o uso deste concreto representou um desafio significativo para o equipamento da Sany, exigindo inovação tecnológica para ser manipulado adequadamente.
Para completar a tarefa, quatro caminhões-bomba operaram ininterruptamente por 22 horas.
A Sany implementou um sistema de bombeamento de pressão contínua combinado com tecnologia avançada de válvula principal digital.
Esse sistema trouxe melhorias importantes, como um aumento de 20% na eficiência das mudanças de direção do concreto e uma maior capacidade de fluxo.
Adicionalmente, a nova transmissão de potência permitiu uma redução na velocidade de operação do motor em 300 rpm, o que ajudou a evitar bloqueios nas tubulações e a garantir um fluxo mais preciso do concreto.
Impacto e importância do projeto para a China
A ponte Shiziyang, quando concluída, terá um impacto significativo na Grande Área da Baía, que inclui importantes cidades como Hong Kong, Shenzhen e Guangzhou.
Com 16 faixas de tráfego, a ponte será uma peça-chave para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte e a mobilidade em uma das áreas mais dinâmicas da China.
Além de seu impacto econômico, a ponte Shiziyang estabelecerá vários recordes. Entre eles estão o maior vão, que será aproximadamente 200 metros maior do que o da Ponte Çanakkale de 1915 sobre os Dardanelos, o maior número de pistas em uma ponte e a torre principal mais alta.
Esses recordes destacam não apenas a grandiosidade do projeto, mas também a inovação tecnológica envolvida.
Declaração da Sany
O projeto da ponte Shiziyang é o resultado de uma colaboração internacional. A concepção foi realizada pela Knight Architects, de Londres, com o suporte da Cowi, da Dinamarca, como engenheiro consultor.
A China Communications começou as obras em 2021 e tem trabalhado de forma contínua para alcançar os objetivos estabelecidos para o projeto.
O presidente da Sany, Xiang Wenbo, destacou a importância da conclusão da plataforma de sustentação da torre leste.
“A conclusão bem-sucedida da plataforma de sustentação da torre leste da Ponte Shiziyang demonstra a liderança da Sany em inovação tecnológica e eficiência de construção, estabelecendo novos padrões no setor”, afirmou Wenbo.
Este avanço não só evidencia a capacidade da Sany de superar desafios técnicos, mas também sublinha o papel da empresa como um líder em tecnologia de construção.