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China está construindo a MAIOR PONTE suspensa de dois níveis do mundo! O investimento foi de US$ 7 bilhões e possui mais de 35 km de extensão

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 21/08/2024 às 19:00
Sany completa concretagem da torre leste da ponte Shiziyang com nova tecnologia, marcando avanço importante em projeto de US$ 7 Bilhões
Fonte: Blog da engenharia

Sany completa concretagem da torre leste da ponte Shiziyang, marcando um avanço importante para o projeto de US$ 7 bilhões na China.

A construção da ponte Shiziyang, uma das mais ambiciosas obras de infraestrutura em andamento na China, alcançou um marco significativo com a conclusão recente da concretagem na torre leste. Este projeto, que atravessa o delta do Rio das Pérolas em Guangdong e possui um custo estimado em US$ 7 bilhões, está ganhando destaque pela aplicação de novas tecnologias e métodos inovadores. A fabricante de equipamentos Sany desempenhou um papel crucial nesse processo, utilizando avançadas técnicas de concretagem para superar os desafios impostos pela magnitude e complexidade da estrutura. Este desenvolvimento não só evidencia o avanço da engenharia moderna, mas também reforça o impacto potencial da ponte no desenvolvimento econômico da Grande Área da Baía.

Tecnologia de concretagem avançada

A ponte Shiziyang, na China, será uma das maiores e mais impressionantes do mundo.

Com uma extensão total superior a 35 km, a estrutura contará com uma ponte suspensa de dois andares, cujo vão central terá 2,2 km de comprimento.

Este projeto não apenas se destaca pela sua magnitude, mas também pela complexidade técnica envolvida em sua construção.

A Sany, com sede em Changsha, desempenha um papel essencial na construção da ponte. A empresa forneceu caminhões-bomba especializados para a concretagem das bases das torres que sustentam o vão principal da ponte.

Essas torres, com 367 metros de altura, exigem uma base sólida e resistente, crucial para garantir a estabilidade da estrutura.

A concretagem foi realizada com a utilização de concreto C45, uma mistura com resistência à compressão de 45 megapascais.

Este tipo de concreto é conhecido por sua alta durabilidade e força, tornando-se uma escolha ideal para grandes projetos de engenharia.

No entanto, o uso deste concreto representou um desafio significativo para o equipamento da Sany, exigindo inovação tecnológica para ser manipulado adequadamente.

Para completar a tarefa, quatro caminhões-bomba operaram ininterruptamente por 22 horas.

A Sany implementou um sistema de bombeamento de pressão contínua combinado com tecnologia avançada de válvula principal digital.

Esse sistema trouxe melhorias importantes, como um aumento de 20% na eficiência das mudanças de direção do concreto e uma maior capacidade de fluxo.

Adicionalmente, a nova transmissão de potência permitiu uma redução na velocidade de operação do motor em 300 rpm, o que ajudou a evitar bloqueios nas tubulações e a garantir um fluxo mais preciso do concreto.

Impacto e importância do projeto para a China

A ponte Shiziyang, quando concluída, terá um impacto significativo na Grande Área da Baía, que inclui importantes cidades como Hong Kong, Shenzhen e Guangzhou.

Com 16 faixas de tráfego, a ponte será uma peça-chave para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte e a mobilidade em uma das áreas mais dinâmicas da China.

Além de seu impacto econômico, a ponte Shiziyang estabelecerá vários recordes. Entre eles estão o maior vão, que será aproximadamente 200 metros maior do que o da Ponte Çanakkale de 1915 sobre os Dardanelos, o maior número de pistas em uma ponte e a torre principal mais alta.

Esses recordes destacam não apenas a grandiosidade do projeto, mas também a inovação tecnológica envolvida.

Declaração da Sany

O projeto da ponte Shiziyang é o resultado de uma colaboração internacional. A concepção foi realizada pela Knight Architects, de Londres, com o suporte da Cowi, da Dinamarca, como engenheiro consultor.

A China Communications começou as obras em 2021 e tem trabalhado de forma contínua para alcançar os objetivos estabelecidos para o projeto.

O presidente da Sany, Xiang Wenbo, destacou a importância da conclusão da plataforma de sustentação da torre leste.

“A conclusão bem-sucedida da plataforma de sustentação da torre leste da Ponte Shiziyang demonstra a liderança da Sany em inovação tecnológica e eficiência de construção, estabelecendo novos padrões no setor”, afirmou Wenbo.

Este avanço não só evidencia a capacidade da Sany de superar desafios técnicos, mas também sublinha o papel da empresa como um líder em tecnologia de construção.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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