1. Início
  2. / Automotivo
  3. / China desafia Toyota, Ford e Honda com motor 2.0 de metal flexível que promete eficiência recorde; montadora responsável pela tecnologia vai investir R$ 5,5 bilhões no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 12 comentários

China desafia Toyota, Ford e Honda com motor 2.0 de metal flexível que promete eficiência recorde; montadora responsável pela tecnologia vai investir R$ 5,5 bilhões no Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 27/08/2024 às 20:13
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Gigante chinesa GAC lança o Quark Electric Drive 2.0, um motor elétrico com eficiência recorde e tecnologia de metal flexível, desafiando Toyota, Ford e outras marcas de renome. A desembarcará em breve no Brasil com investimentos de R$ 5,5 bilhões.

Enquanto marcas como Toyota, Ford e Honda lideram o mercado, uma gigante chinesa, a GAC (Guangzhou Automobile Group), emerge com uma inovação que pode mudar o jogo completamente.

A fabricante, conhecida por sua rápida capacidade de produção, agora está prestes a lançar um motor elétrico que promete não apenas eficiência recorde, mas também uma nova era na mobilidade elétrica.

O motor que promete quebrar todos os recordes

O Quark Electric Drive 2.0, nome dado ao novo motor desenvolvido pela GAC, está gerando expectativas que ultrapassam as fronteiras da China.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Com uma eficiência de 98,5%, este motor redefine o conceito de desempenho em veículos elétricos, superando modelos da Toyota, Ford e Honda.

Conforme revelado pela empresa, a densidade de potência do motor atinge impressionantes 13 kW/kg, uma marca que o coloca à frente de muitos concorrentes.

Mas não é só a eficiência que impressiona. O Quark Electric Drive 2.0 pode alcançar 30.000 rpm (rotações por minuto), um número que estabelece um novo padrão para motores elétricos.

Além disso, a inovação mais intrigante é o material utilizado na fabricação do motor: um metal flexível chamado “amorphous soft magnet” (ímã macio amorfo).

Este material, com permeabilidade até 100 vezes maior que a de uma folha de aço comum, tem espessura comparável a um quarto de uma folha de papel A4.

(Imagem: Divulgação/GAC)

Mais autonomia e performance

Segundo o portal CarNewsChina, um dos benefícios mais significativos do Quark Electric Drive 2.0 é a capacidade de aumentar a autonomia dos veículos elétricos em até 50 km.

Para os híbridos plug-in, essa margem pode chegar a 150 km adicionais, um avanço considerável que reforça o potencial da GAC no setor, colocando-a como uma séria concorrente às marcas estabelecidas, como Tesla, Nissan e Volkswagen.

Não é surpresa que a GAC esteja se destacando na corrida pela transição energética. A empresa já havia surpreendido ao apresentar uma nova geração de chassi mais inteligente, focado em proporcionar uma experiência de direção mais segura e dinâmica.

Agora, com o Quark Electric Drive 2.0, a montadora reforça seu compromisso com a inovação, mostrando que está pronta para competir em um mercado global cada vez mais exigente.

GAC investe pesado no Brasil

Enquanto isso, o Brasil se prepara para receber um dos maiores investimentos da GAC fora da China. Durante um encontro recente em Pequim, entre o presidente da GAC, Feng Xingya, e o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, a montadora confirmou um aporte significativo no país.

Serão US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,5 bilhões) aplicados nos próximos cinco anos, com o objetivo de expandir suas operações e trazer essa tecnologia de ponta para o território nacional.

A chegada da GAC ao Brasil não é apenas um marco na indústria automobilística local, mas também uma oportunidade para o país se posicionar na vanguarda da inovação em mobilidade elétrica.

Com esse investimento, a GAC pretende não apenas instalar unidades de produção, mas também criar um centro de pesquisa e desenvolvimento focado em adaptar suas tecnologias às necessidades do mercado brasileiro.

(Imagem: Divulgação/GAC)

O que esperar do futuro

Com tantas inovações à vista, a indústria automobilística global está prestes a passar por uma transformação significativa.

A GAC, com seu Quark Electric Drive 2.0, se posiciona como uma das líderes dessa nova era, desafiando marcas tradicionais como Toyota, Ford, Tesla e Volkswagen, prometendo redefinir os padrões de eficiência e desempenho em veículos elétricos.

Agora, fica a pergunta: será que o Brasil está pronto para receber essa revolução tecnológica? Comente abaixo e compartilhe suas expectativas sobre o impacto dessa inovação no mercado nacional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Remo Dalla
Remo Dalla
03/09/2024 12:37

Muito importante para o Brasil esse mega investimento espero que seja no Vale do Paraiba

Luiz Victor
Luiz Victor
03/09/2024 08:31

Não só estamos prontos, como merecemos esse avanço afinal até bem pouco tempo nossos carros estavam muito aquém dos estrangeiros. Agora chegou a nossa vez, aguardo ansioso pela transformação, estou planejando a compra do meu primeiro carro elétrico para janeiro do ano de 2025 e espero que já tenhamos essa nova opção.

Abalen Abirached
Abalen Abirached
03/09/2024 02:03

Com o avanço rápido da tecnologia de motores e baterias os carros elétricos atuais vão acabar no ferro velho. A tecnologia está mais rápida do que a capacidade de construção de uma infraestrutura para carregamento das baterias e as pessoas vão preferir carros com maior autonomia. Não é à toa que existem milhares de carros elétricos abandonados na Europa, na China e nos EUA. Conforme os carros atuais vão ficando obsoletos vão sendo abandonados porque ninguém quer comprar. A solução é colocar em todos os postos de combustíveis estrutura para carregamento de baterias ou passarmos a usar baterias carregadas na base de troca que a meu ver seria a melhor solução…

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x