1. Início
  2. / Geopolítica
  3. / Tensão aumenta: EUA cercam a Venezuela e China entra na briga diplomática
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Tensão aumenta: EUA cercam a Venezuela e China entra na briga diplomática

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 21/08/2025 às 22:50
Tensão aumenta: EUA cercam a Venezuela e China entra na briga diplomática
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

China critica envio de navios de guerra dos EUA para a Venezuela, recebe apoio de Caracas e reforça aliança estratégica em meio à tensão no Caribe

A China criticou, nesta quinta-feira (21), a decisão dos Estados Unidos de enviar navios de guerra para a costa da Venezuela.

Segundo fontes ouvidas pela agência Reuters, a medida faz parte do esforço do então presidente Donald Trump para enfrentar ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos.

Durante entrevista coletiva, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que o país “se opõe a qualquer ação que viole os propósitos e princípios da Carta da ONU e a soberania e a segurança de um país”.

Ela também destacou que “nos opomos ao uso ou à ameaça de força nas relações internacionais e à interferência de forças externas nos assuntos internos da Venezuela, sob qualquer pretexto“.

Apelo por paz na região

Mao Ning acrescentou que Pequim espera que os Estados Unidos “façam mais ações que conduzam à paz e à segurança na América Latina e no Caribe“. A fala reforçou a crítica à presença militar norte-americana no sul do Caribe.

Reação da Venezuela

O chanceler venezuelano, Yván Gil, respondeu às declarações e agradeceu o apoio chinês.

Ele afirmou ter “sincera gratidão à República Popular da China por sua firme rejeição à intervenção dos Estados Unidos na Venezuela e às ameaças de uso da força“.

Em comunicado publicado no Telegram, Gil acrescentou que as declarações de Pequim refletem solidariedade ao país e reforçam a “inabalável amizade com o povo e o governo da China“.

Ainda nesta quinta, o presidente venezuelano Nicolás Maduro se reuniu com o embaixador da China na Venezuela, Lan Hu.

Segundo comunicado oficial, Maduro destacou avanços em áreas como economia, ciência, tecnologia e inteligência artificial.

O governo também afirmou que o presidente ressaltou a liderança chinesa no cenário global e reforçou o compromisso de Caracas com a aliança estratégica entre os dois países.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x