Uma revolução econômica que não aconteceu: Investimento de R$ 9 trilhões da China no mega projeto de Mataraca e as suspeitas que o derrubaram, dado que é 120 vezes maior que o PIB da Paraíba e quase igual ao PIB total do Brasil.
Prepare-se para testemunhar uma transformação histórica que quase aconteceu no coração do Nordeste brasileiro. Mataraca, uma pequena cidade da Paraíba, estava prestes a se tornar o novo epicentro de desenvolvimento global com um investimento colossal de R$ 9 trilhões vindo da China. Imagine uma metrópole futurista, com um porto offshore de última geração e infraestrutura de ponta, surgindo onde hoje vivem apenas 8.300 habitantes. No entanto, esse projeto ambicioso foi abruptamente cancelado devido a uma série de suspeitas e irregularidades que vieram à tona.
Este projeto ambicioso não só prometia revolucionar a economia local e transformar a cidade em um centro urbano futurista, semelhante a Dubai e Doha, mas também colocar o Brasil no mapa das grandes potências globais de inovação e desenvolvimento.
China compra cidade brasileira por R$9 trilhões de reais!? O que a China queria na Paraíba?
Mataraca é uma cidade localizada na região Nordeste do Brasil, próxima à fronteira com o Rio Grande do Norte. Com uma área de 174 km² e uma população de apenas 8.300 habitantes, a cidade pode parecer pequena, mas possui um Produto Interno Bruto (PIB) considerável de R$ 230 milhões. Sua economia é diversificada, com destaque para o turismo e a mineração.
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A mineração, especialmente a extração de titânio, é a principal atividade econômica do município. Esse mineral é altamente valorizado no mercado internacional, atraindo interesse de diversos países. No entanto, a logística para exportação é um desafio, já que as cargas precisam ser transportadas por uma estrada de 121 km até o porto de Cabedelo, aumentando custos e diminuindo a eficiência.
O investimento chinês
Um grupo de investidores chineses, conhecido como Brasil CRT, manifestou interesse em superar essas barreiras logísticas. Eles planejam construir um megaporto offshore e transformar Mataraca em uma cidade do futuro.
A proposta foi discutida em reuniões com a prefeitura local, e um protocolo de intenções foi assinado em 11 de dezembro de 2023, com a presença de prefeitos da região, secretários estaduais, representantes do governo federal, padre e vereadores. Na ocasião, houve a execução dos hinos da China e do Brasil, além de uma oração para abençoar o novo empreendimento.
O que é um porto offshore?
O porto offshore planejado pela China para Mataraca não será um porto convencional. Essa infraestrutura inovadora será construída afastada da costa, semelhante a plataformas de petróleo, permitindo a acomodação de grandes embarcações em águas profundas. Essa abordagem é vantajosa, pois elimina limitações de tamanho para navios, tornando Mataraca um ponto estratégico para empresas internacionais.
Benefícios do projeto
- Geração de 100.000 empregos
- Atração de investimentos internacionais
- Desenvolvimento da infraestrutura local
- Impulso ao turismo
- Modernização da cidade
Com a construção do porto, esperava-se que mais de 100.000 empregos diretos e indiretos sejam gerados durante a fase de construção. Além disso, o porto deveria se tornar um dos mais importantes do Nordeste, favorecendo a economia local e atraindo ainda mais investimentos.
A cidade internacional de Mataraca
O projeto planejado pela China não se limita apenas à construção do porto. A proposta inclui a criação de uma cidade internacional que seria um centro multifuncional e autossuficiente. A urbanização seria planejada para acomodar uma diversidade de moradias, desde residências familiares até apartamentos sofisticados.
Infraestrutura planejada pela China
A nova cidade planejada pela China seria equipada com infraestrutura ultramoderna, incluindo:
- Instituições de ensino renomadas
- Hospitais e clínicas modernas
- Espaços comerciais dinâmicos
- Instalações esportivas de última geração
- Shopping center diversificado
Além disso, o projeto previa um sistema de transporte público moderno, com opções como metrôs e métodos inovadores de locomoção, facilitando a mobilidade para moradores e turistas.
As suspeitas e a investigação do Ministério Público
Apesar do projeto promissor, ele não estava isento de controvérsias. O valor do investimento, R$ 9 trilhões, levantou suspeitas, dado que é 120 vezes maior que o PIB da Paraíba e quase igual ao PIB total do Brasil. Isso gerou desconfiança entre especialistas e levou a investigações pelo Ministério Público da Paraíba. A promotora Ellen Veras Ximenes determinou que um ofício fosse enviado à Prefeitura de Mataraca, que teria o prazo de 30 dias para encaminhar à promotoria o relatório com o protocolo de intenções assinado com o grupo chinês e qualquer outro documento firmado na parceria.
Veja algumas das suspeitas listadas abaixo:
- Suspeita de que a obra seja cópia de um projeto de um escritório dinamarquês para um distrito futurista em Shenzhen, no sul da China;
- O consulado-geral da China em Recife afirmou que a Brasil CRT não exerce atividades oficiais como empresa em território chinês;
- Falta de detalhes sobre como os recursos para a obra seriam obtidos;
- Falta de um site (com informações organizacionais e referências de outras construções) ou contatos disponíveis para comunicação com a empresa.
O cancelamento do projeto
Após essas suspeitas se tornarem públicas, o grupo chinês decidiu cancelar o projeto em Mataraca. Em entrevista à Folha Online, um dos representantes do grupo chinês, Jianing Chen, se recusou a revelar quais consórcios de investidores estavam envolvidos e quantos funcionários trabalhavam na Brasil CRT. Ele também usou um provérbio para desqualificar os questionamentos: “Grilos de verão não podem falar sobre o gelo, e sapos de poço não podem falar sobre o mar.”
Diante das dúvidas, o grupo chinês decidiu cancelar o projeto em Mataraca e notificou a Brasil CRT para isso. Segundo Chen, eles irão realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil, mas não informou qual. O prefeito de Mataraca, Egberto Madrugada, que parecia entusiasmado com as promessas dos chineses, não se pronunciou sobre o cancelamento.
Reflexões sobre o futuro
Se concretizado, o projeto poderia não apenas transformar Mataraca, mas também ter um impacto significativo na economia da Paraíba e do Brasil. A proposta de uma cidade internacional com um porto offshore representava uma mudança de paradigma para o desenvolvimento regional. No entanto, as suspeitas e a falta de transparência acabaram por minar a credibilidade do empreendimento, deixando Mataraca à espera de novas oportunidades que possam, de fato, se concretizar.