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China avança com TREM flutuante de 1.000 km/h: 643,74 km/h mais rápido que AVIÕES comerciais e já possui a primeira pista

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 19/12/2024 às 02:34
China avança com TREM flutuante de 1.000 km/h: 643,74 km/h mais rápido que AVIÕES comerciais e já possui a primeira pista
O trem flutuante de 1.000 km/h da China utiliza tecnologia de levitação magnética (maglev) em um tubo de vácuo, reduzindo o atrito para alcançar velocidades extremas. A construção já começou com a instalação da primeira pista experimental conectada à Linha Maglev Express S2, com 18,5 km de extensão.

Com tecnologia maglev e tubos de vácuo, o trem flutuante promete velocidades inéditas, superando em até 400 MPH os trens tradicionais e conectando cidades em minutos. A China já lidera com a instalação da primeira pista experimental.

Imagine um trem que não toca os trilhos, flutua no ar e viaja mais rápido que um avião comercial. Parece ficção científica, certo? Mas a China está transformando esse sonho em realidade com seu plano audacioso de construir um trem flutuante de 1.000 km/h. O projeto já deu um grande passo à frente com a instalação da primeira pista.

O segredo do trem flutuante está na levitação magnética, ou maglev. Essa tecnologia utiliza ímãs supercondutores para criar campos magnéticos que sustentam e impulsionam o trem em um tubo de baixo vácuo. Sem o atrito das rodas nos trilhos, a velocidade atinge níveis incríveis, enquanto o funcionamento é silencioso e eficiente.

Os trens maglev existentes na China já são impressionantes, atingindo 349,23 km/h. No entanto, este novo projeto visa quebrar barreiras, superando 1.000 km/h — mais rápido que a velocidade de cruzeiro de muitos aviões comerciais, que gira em torno de 925,37 km/h. É como voar, mas sem sair do chão!

O projeto do trem flutuante na China

A primeira pista experimental do trem flutuante é construída com tubos de vácuo de precisão, capazes de manter pressão reduzida para eliminar resistência do ar. Projetada com tecnologia de ponta, ela permite testes em condições controladas para alcançar velocidades de até 621 MPH.
A primeira pista experimental do trem flutuante é construída com tubos de vácuo de precisão, capazes de manter pressão reduzida para eliminar resistência do ar. Projetada com tecnologia de ponta, ela permite testes em condições controladas para alcançar velocidades de até 1.000 km/h

A instalação da primeira pista é um marco. Essa linha experimental será usada para testar a viabilidade de transportar passageiros em velocidades quase sônicas. Isso abre caminho para uma revolução no transporte público, conectando cidades em minutos e reduzindo o tempo de viagem drasticamente.

O projeto vai se conectar à atual Linha Maglev Express S2, que já impressiona viajantes com seus 18,5 km de extensão. Essa integração garantirá que a nova tecnologia se encaixe perfeitamente na infraestrutura existente, maximizando sua eficiência.

Benefícios e desafios do trem flutuante

A tecnologia maglev funciona por meio de ímãs supercondutores que geram campos magnéticos opostos, permitindo que o trem levite sem contato com os trilhos, eliminando o atrito. O movimento é impulsionado por bobinas ao longo da via, criando uma força eletromagnética controlada que acelera ou desacelera o trem com extrema precisão.
A tecnologia maglev funciona por meio de ímãs supercondutores que geram campos magnéticos opostos, permitindo que o trem levite sem contato com os trilhos, eliminando o atrito. O movimento é impulsionado por bobinas ao longo da via, criando uma força eletromagnética controlada que acelera ou desacelera o trem com extrema precisão.

Além da velocidade, o trem flutuante promete ser mais ecológico. Com menor consumo de energia e emissão zero de poluentes, ele oferece uma alternativa sustentável ao transporte aéreo e rodoviário. Para os passageiros, isso significa viagens mais rápidas, confortáveis e conectadas.

Mas nem tudo é simples. A manutenção da conectividade em velocidades tão altas é um desafio. O sinal muda constantemente, dificultando a comunicação. Pesquisadores chineses propuseram uma solução criativa: cabos paralelos ao longo do tubo para emitir sinais eletromagnéticos. Ainda assim, o ajuste da infraestrutura para suportar essa tecnologia é uma tarefa monumental.

A China no cenário global de alta velocidade

Embora a China esteja liderando, outras potências também têm seus projetos de trens de alta velocidade. Alemanha e Holanda, por exemplo, operam o ICE 3, com velocidades de até 320 km/h. No entanto, o trem flutuante chinês coloca a concorrência em outro patamar.

A liderança da China se deve à sua visão ambiciosa e investimento em pesquisa. Com uma rede ferroviária de alta velocidade já consolidada e projetos inovadores como o trem flutuante, o país continua a se destacar como pioneiro nesse setor.

O trem flutuante de 1.000 km/h da China representa mais do que velocidade. Ele simboliza uma nova era para o transporte, onde inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas. Se bem-sucedido, esse projeto pode redefinir como nos deslocamos pelo mundo.

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Geraldo matosinhos de Souza
Geraldo matosinhos de Souza
19/12/2024 13:57

Meu deus, aonde a china vai chegar com tanta tecnologia?

Tomaz
Tomaz
19/12/2024 14:07

O tempo aparece mph e não dizem que é milhas por hora e, o que seria correto, darem as velocidades em km/h. Estamos no Brasil

João Prado
João Prado
19/12/2024 14:22

mph milhas por hora cada milha 1609 metros.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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