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China acelera construção do maior porta-aviões da China: Type 004 pode superar frota dos EUA e mudar o equilíbrio naval!

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 21/02/2025 às 15:30
China acelera construção do maior porta-aviões da China: Type 004 pode superar frota dos EUA e mudar o equilíbrio naval!
A previsão é que o maior porta-aviões da China, o Type 004, seja lançado entre 2026 e 2028, com entrada em serviço estimada entre 2030 e 2032. Se o cronograma for seguido, a China poderá ter seu primeiro porta-aviões nuclear operando na próxima década.
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A China está prestes a dar um salto gigantesco no cenário militar naval com o desenvolvimento do maior porta-aviões da China, o Type 004. Imagens de satélite e relatos recentes indicam que a construção desse colosso movido a energia nuclear já está em andamento no estaleiro de Dalian. Mas o que faz desse porta-aviões um marco para a marinha chinesa?

O Type 004 não é apenas mais um porta-aviões na crescente frota da China. Com um deslocamento estimado entre 110.000 e 120.000 toneladas, ele pode superar até mesmo o USS Gerald R. Ford, o orgulho da Marinha dos EUA. Seu comprimento de 330 metros e largura de 83 metros fazem dele um verdadeiro gigante dos mares.

O diferencial mais importante, no entanto, está na sua propulsão. Pela primeira vez, a China adotará um sistema nuclear para mover um porta-aviões. Desenvolvido pelo Instituto de Energia Nuclear da China (NPIC), esse reator permitirá que o Type 004 navegue por décadas sem precisar reabastecer. Isso significa maior autonomia operacional, viagens mais longas e um aumento significativo na capacidade de projeção de poder da China no Indo-Pacífico e além.

Estruturas observadas e indícios da construção do porta-aviões

O Type 004 deve ser o maior porta-aviões da China e possivelmente o maior do mundo em termos de deslocamento. As estimativas apontam para 110.000 a 120.000 toneladas, superando o USS Gerald R. Ford, que atualmente é o maior porta-aviões em operação, com cerca de 100.000 toneladas.

No entanto, em comprimento, ambos serão semelhantes, com cerca de 330 metros. A diferença principal está na largura, onde o Type 004 pode ser um pouco maior, o que pode influenciar sua capacidade de transporte de aeronaves e infraestrutura de convés.
O Type 004 deve ser o maior porta-aviões da China e possivelmente o maior do mundo em termos de deslocamento. As estimativas apontam para 110.000 a 120.000 toneladas, superando o USS Gerald R. Ford, que atualmente é o maior porta-aviões em operação, com cerca de 100.000 toneladas.

No entanto, em comprimento, ambos serão semelhantes, com cerca de 330 metros. A diferença principal está na largura, onde o Type 004 pode ser um pouco maior, o que pode influenciar sua capacidade de transporte de aeronaves e infraestrutura de convés.

Relatórios indicam que o estaleiro de Dalian já possui evidências concretas do avanço do Type 004. Estruturas que lembram as catapultas C3 e C4 foram identificadas no local, o que sugere testes relacionados ao novo sistema de lançamento de aeronaves. Um mock-up do caça J-15 foi avistado, reforçando a hipótese de que o projeto está ganhando forma.

Outro detalhe importante é a presença de um segmento de convés com trilhos para catapultas, sugerindo que a China pode estar testando ou mesmo já construindo módulos do Type 004. Ainda há dúvidas se essas peças fazem parte de um estágio inicial da construção ou se são apenas plataformas de testes, mas o fato é que algo grande está acontecendo nos estaleiros chineses.

Tecnologia de ponta a bordo do Type 004

A tecnologia do maior porta-aviões da China será de última geração. Um dos destaques é o uso do EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System), um sistema de catapultas eletromagnéticas que permitirá o lançamento de aeronaves mais pesadas e com maior eficiência.

O Type 004 contará com um leque diversificado de aeronaves, incluindo:

  • J-15T (versão naval do caça J-15, otimizada para operações de catapulta)
  • J-35 (caça furtivo de quinta geração)
  • KJ-600 (avião de alerta antecipado, comparável ao E-2D Hawkeye dos EUA)
  • UAVs para reconhecimento e reabastecimento aéreo

O navio também terá um hangar amplo para acomodar essas aeronaves, permitindo operações simultâneas de decolagem e pouso graças a uma pista angulada e duas catapultas na lateral de estibordo.

O reator nuclear do Type 004 e a revolução na frota chinesa

A adoção da propulsão nuclear pelo Type 004 não foi uma decisão aleatória. O projeto Longwei, responsável pelo desenvolvimento do reator, já testou um protótipo terrestre no NPIC em Mucheng. Relatórios de aquisição sugerem que o sistema será integrado a um sistema de propulsão elétrica, o que pode revolucionar a frota chinesa.

Além de alimentar os motores do navio, a energia nuclear permitirá o uso de armas de energia dirigida, como lasers ou canhões eletromagnéticos, embora ainda não haja confirmação oficial sobre sua implementação. Caso essas tecnologias sejam incluídas, o Type 004 se tornará um dos navios mais avançados do mundo.

O futuro da Marinha chinesa e a corrida pelo domínio naval

O desenvolvimento do Type 004 representa um divisor de águas na corrida pelo domínio naval. Se bem-sucedido, ele colocará a China no seleto grupo de nações que operam porta-aviões movidos a energia nuclear, algo que, até o momento, apenas os EUA dominam com 11 unidades desse tipo.

No entanto, a superioridade operacional americana ainda é evidente. Os EUA possuem décadas de experiência com operações navais de grande escala, enquanto a China ainda está consolidando sua doutrina de guerra em alto-mar.

O cronograma de construção sugere que o Type 004 será montado entre 2024 e 2025, com lançamento previsto entre 2026 e 2028 e entrada em serviço entre 2030 e 2032. Se tudo ocorrer como planejado, o Type 004 poderá redefinir o equilíbrio de forças no Pacífico e pressionar ainda mais os EUA e seus aliados na região.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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