Mudanças técnicas e ajustes de potência marcam a nova linha 2026 da Chevrolet, com destaque para a introdução da correia banhada a óleo e alterações motivadas por exigências regulatórias e busca por eficiência.
A Chevrolet prepara mudanças importantes para a linha 2026 dos modelos Tracker, Onix e Onix Plus, com foco em atender às novas exigências regulatórias e aprimorar a experiência do consumidor.
Entre as principais novidades está a introdução de uma nova correia banhada a óleo, além de ajustes no motor 1.0 turbo, que resultarão em uma diminuição da potência.
Segundo reportagem publicada pelo site Quatro Rodas, essas alterações foram confirmadas por fontes ligadas à fabricante e sinalizam uma readequação estratégica para o cenário automotivo brasileiro.
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Redução de potência e regras ambientais
Nos últimos meses, a montadora norte-americana havia promovido mudanças no portfólio nacional, como o aumento da potência do motor 1.0 turbo em outubro de 2024 e a chegada da injeção direta ao Tracker, um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil.
Contudo, de acordo com apuração do site Quatro Rodas, a linha 2026 marcará um recuo na potência: o motor passará dos atuais 121 cavalos com etanol para 115 cavalos, patamar que será mantido também na configuração a gasolina.
Essa atualização anula o ganho de potência observado em anos recentes e posiciona os modelos com um desempenho inferior até mesmo ao da linha 2025, quando o propulsor entregava 116 cavalos.
Fontes do setor automotivo ouvidas pelo site Quatro Rodas explicam que essa decisão é resultado da preparação para as novas regras do IPI Verde, projeto do governo federal que pretende redefinir as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados a partir de critérios ambientais.
Entre eles, destacam-se a emissão de dióxido de carbono (CO₂), a eficiência energética e a própria potência do motor.
Embora as normas oficiais ainda não estejam publicadas, fabricantes e entidades do setor, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, já orientam ajustes técnicos para garantir que os veículos se enquadrem nas faixas tributárias mais vantajosas.
Imposto seletivo e impacto nos modelos Chevrolet
Além do IPI Verde, outro tributo em vias de implementação é o Imposto Seletivo, apelidado como “Imposto do Pecado”.
Conforme a reportagem do site Quatro Rodas, o novo imposto incidirá sobre produtos considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, incluindo automóveis.
Critérios como potência, eficiência energética, tipo de combustível e índice de emissões poluentes determinarão as alíquotas, o que faz com que as montadoras estejam ajustando seus modelos para evitar aumento no custo final ao consumidor.
Atualização da correia banhada a óleo
Outro destaque da linha 2026, apontado pela apuração do site Quatro Rodas, é a atualização da correia imersa em óleo no sistema do motor.
A Chevrolet investiu no aprimoramento desse componente após relatos de falhas, especialmente em casos de utilização de óleos lubrificantes fora das especificações recomendadas.
Problemas como inchaço, esfarelamento ou desfiamento da correia, além da possibilidade de resíduos circularem pelo sistema de lubrificação, motivaram a revisão técnica.
Com a nova solução, a expectativa é aumentar a vida útil da peça e reduzir ocorrências de falhas, atendendo a uma demanda dos proprietários dos veículos.
Novos equipamentos e lista de itens de série
No campo tecnológico, a linha 2026 dos modelos Tracker, Onix e Onix Plus será marcada por avanços em equipamentos e conforto.
O Onix passará a contar com faróis full-led, incluindo luzes de neblina em LED, além de painel de instrumentos digital de 8 polegadas e novo sistema multimídia de 11 polegadas, características já disponíveis no Tracker.
O hatchback receberá ainda volante com ajuste de altura e profundidade, chave presencial e banco com regulagem de altura em todas as versões, buscando igualar o nível de equipamentos de seus principais concorrentes.
Garantia ampliada e novos benefícios
Segundo as informações apuradas pelo site Quatro Rodas, a Chevrolet também ampliará a garantia dos veículos: o prazo passará dos atuais três anos para cinco anos.
Já a garantia da correia dentada foi ampliada para 240 mil quilômetros, mas esse benefício estará condicionado à adesão ao serviço OnStar.
O plano, com duração gratuita de 10 anos, disponibiliza funções como diagnóstico veicular, alertas e notificações de manutenção para a concessionária, promovendo maior tranquilidade e acompanhamento do estado do veículo por parte dos proprietários.
E uma verdadeira bobagem estas coreias banhada a óleo veve dando problemas e sem contar q a troca e manutenção e por a sim só almenta as dispensa com manutenção do veículo eu não compraria um carro com Coreia banhada a olho ja por custo de manutenção e sem pensar o risco de quebra da mesma e rompimento da mesma e pode levar altos riscos de quebra do motor e estes engenheiros só fazem coisas pra dar gastos desnecessário aos consumidores antigamente faziam as coisas pra durar hj fazem pra serem descartáveis está e a vdd
Ao invés de gastar tanta grana com projetos de m&#d@ por que não aderir a corrente de comando? Tudo isso só pra gerar mais rotatividade de peças e serviços? E ainda por cima baixa a potência do carro que já não é lá essas coisas! La fora corrente de comando no Brasil corrêa banhada a óleo, parabéns!!
Fui esses dias atrás na concessionária Chevrolet falei com o gerente da oficina, ele me disse que essa troca vai ser paga pelo proprietário do veículo, eu acho um absurdo ter que pagar por uma imprudência da própria Chevrolet. O valor varia de 1.200 a 2.000 reais.