O Chevrolet Prisma G2, lançado em 2013, trouxe melhorias no design e tecnologia, mantendo sua popularidade no mercado de carros sedãs compactos.
O Chevrolet Prisma G2 chegou ao mercado nacional como uma evolução significativa em relação à sua primeira geração. Com a nova plataforma baseada no Onix, o sedã compacto trouxe mais modernidade e refinamento, posicionando-se como uma das principais opções para quem busca um carro acessível, mas com boas funcionalidades. Além das melhorias no design, o Prisma G2 veio com inovações mecânicas e tecnológicas que o distanciam de seu antecessor. Este modelo se destaca por sua capacidade de atender às necessidades do consumidor brasileiro, oferecendo um pacote equilibrado de desempenho, conforto e tecnologia, embora apresente alguns desafios em segurança e performance.
Informações gerais sobre o Chevrolet Prisma
A Chevrolet conseguiu desenhar um sedã com linhas que parecem fazer parte de um projeto original, diferente do prisma anterior.
A frente do veículo é idêntica à do Onix até a coluna C, com uma grade central dividida por uma barra horizontal que carrega o logotipo da Chevrolet, emoldurada por um friso decorativo.
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Os faróis apresentam um único refletor bifocal, podendo ter acabamento cromado ou em máscara negra, dependendo da versão.
Na lateral, o Prisma exibe um vinco que começa nos faróis e percorre toda a lateral até as lanternas traseiras.
A coluna C do Prisma G2 é exclusiva do modelo, apresentando uma inclinação que se conecta com a traseira alta, conferindo uma sensação de continuidade.
O sedã possui um comprimento de 4,27 m, enquanto o hatch Onix mede 3,93 m. O porta-malas também é maior no Prisma, com 500 litros, contra 280 litros no Onix.
Todas as outras dimensões, como entre-eixos, largura e altura, permanecem as mesmas entre os dois modelos.
Apesar de ser um sedã, o Prisma G2 oferece o mesmo espaço interno do Onix, já que as dimensões internas não mudam.
O entre-eixos de 2,52 m, a altura de 1,48 m e a largura de 1,70 m são idênticos entre os dois modelos.
Isso pode decepcionar aqueles que esperam mais espaço em um sedã, especialmente para famílias ou para quem utiliza o carro para transporte particular.
O painel de instrumentos combina conta-giros analógico com mostradores digitais, no estilo do Chevrolet Sonic.
O painel traz uma porção central que pode vir em marrom escuro, repetindo o tom em partes dos bancos e portas, para tentar dar uma aparência mais sofisticada ao interior, o qual é predominantemente composto por plásticos rígidos.
Um carro tecnológico
O Chevrolet Prisma G2 foi lançado com duas versões e três configurações: LT com motores 1.0 e 1.4, e LTZ com motor 1.4.
Cada versão oferece diferentes níveis de equipamentos de série, mas, assim como o Onix, o Prisma G2 não é conhecido por sua tecnologia de ponta.
A versão básica LT com motor 1.0 inclui vidros elétricos nas portas dianteiras, faróis com função siga-me e leve-me, chave com trava remota das portas, trava elétrica com acionamento por velocidade e rodas aro 14 com calotas.
O LT 1.4 adiciona faróis com máscara negra, rodas aro 15 e lanternas traseiras escurecidas.
Em termos de segurança, todos os modelos oferecem freios ABS, airbags duplos frontais, volante com ajuste de altura, alarme antifurto e retrovisores externos na cor do veículo.
O que você precisa saber antes de comprar um Chevrolet Prisma
O Chevrolet Prisma G2 destaca-se em três áreas principais. O mercado: O Prisma G2 repetiu o sucesso do Onix, tornando-se um carro extremamente comercial e fácil de ser negociado em qualquer situação.
É o modelo ideal para quem se preocupa com a revenda, pois a aceitação no mercado é alta.
A manutenção: O Prisma é um carro de entrada, com um conjunto mecânico conhecido e sem grandes inovações tecnológicas, tornando sua manutenção mais acessível.
Isso o torna uma boa escolha para quem precisa de um veículo para uso frequente, já que a manutenção preventiva ou corretiva é menos onerosa.
Multimídia: O Prisma, junto com o Onix, foi um dos primeiros modelos a democratizar a central multimídia MyLink, algo que antes era inacessível para muitos consumidores.
No entanto, o Chevrolet Prisma G2 tem alguns pontos negativos. Segurança: Apesar de seu sucesso, o Prisma G2 recebeu críticas severas por sua baixa nota em testes de colisão do Latin NCAP, ganhando zero estrelas devido à estrutura fraca e à ausência de mais itens de segurança.
Essa situação só melhorou por volta de 2018, quando a Chevrolet implementou reforços estruturais.
Se a segurança é uma prioridade, é aconselhável optar por modelos fabricados a partir de 2018.
Desempenho: O desempenho do Prisma G2 é mediano, devido à limitação dos motores disponíveis.
A Chevrolet optou por não oferecer motores mais potentes, como o 1.6 ou 1.8, para evitar que o Prisma competisse diretamente com o Cobalt, resultando em um sedã com desempenho apenas satisfatório.
Tecnologia: Apesar do MyLink ser um atrativo, o Prisma G2 não oferece uma lista extensa de itens de série. Os modelos mais completos vêm com o “kit dignidade” básico, mas não muito além disso.
O carro e o mercado automobilístico
No mercado de sedãs compactos, o Chevrolet Prisma G2 enfrenta uma forte concorrência de modelos como Hyundai HB20S, Ford Ka+, Renault Logan, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Toyota Etios Sedã. Todos esses modelos disputam a preferência do consumidor oferecendo diferentes combinações de tecnologia, desempenho e custo-benefício.