1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Chevrolet Prisma é o carro certo para aqueles que buscam conforto, economia e manutenção barata! Ele possui um porta-malas imenso de 500 litros e entre-eixos de 2,52 m
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Chevrolet Prisma é o carro certo para aqueles que buscam conforto, economia e manutenção barata! Ele possui um porta-malas imenso de 500 litros e entre-eixos de 2,52 m

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 18/08/2024 às 16:05
O Chevrolet Prisma G2, lançado em 2013, trouxe melhorias no design e tecnologia, mantendo sua popularidade no mercado de carros sedãs compactos.
Foto: Chevrolet/Divulgação

O Chevrolet Prisma G2, lançado em 2013, trouxe melhorias no design e tecnologia, mantendo sua popularidade no mercado de carros sedãs compactos.

O Chevrolet Prisma G2 chegou ao mercado nacional como uma evolução significativa em relação à sua primeira geração. Com a nova plataforma baseada no Onix, o sedã compacto trouxe mais modernidade e refinamento, posicionando-se como uma das principais opções para quem busca um carro acessível, mas com boas funcionalidades. Além das melhorias no design, o Prisma G2 veio com inovações mecânicas e tecnológicas que o distanciam de seu antecessor. Este modelo se destaca por sua capacidade de atender às necessidades do consumidor brasileiro, oferecendo um pacote equilibrado de desempenho, conforto e tecnologia, embora apresente alguns desafios em segurança e performance.

Informações gerais sobre o Chevrolet Prisma

A Chevrolet conseguiu desenhar um sedã com linhas que parecem fazer parte de um projeto original, diferente do prisma anterior.

A frente do veículo é idêntica à do Onix até a coluna C, com uma grade central dividida por uma barra horizontal que carrega o logotipo da Chevrolet, emoldurada por um friso decorativo.

Os faróis apresentam um único refletor bifocal, podendo ter acabamento cromado ou em máscara negra, dependendo da versão.

Na lateral, o Prisma exibe um vinco que começa nos faróis e percorre toda a lateral até as lanternas traseiras.

A coluna C do Prisma G2 é exclusiva do modelo, apresentando uma inclinação que se conecta com a traseira alta, conferindo uma sensação de continuidade.

O sedã possui um comprimento de 4,27 m, enquanto o hatch Onix mede 3,93 m. O porta-malas também é maior no Prisma, com 500 litros, contra 280 litros no Onix.

Todas as outras dimensões, como entre-eixos, largura e altura, permanecem as mesmas entre os dois modelos.

Apesar de ser um sedã, o Prisma G2 oferece o mesmo espaço interno do Onix, já que as dimensões internas não mudam.

O entre-eixos de 2,52 m, a altura de 1,48 m e a largura de 1,70 m são idênticos entre os dois modelos.

Isso pode decepcionar aqueles que esperam mais espaço em um sedã, especialmente para famílias ou para quem utiliza o carro para transporte particular.

O painel de instrumentos combina conta-giros analógico com mostradores digitais, no estilo do Chevrolet Sonic.

O painel traz uma porção central que pode vir em marrom escuro, repetindo o tom em partes dos bancos e portas, para tentar dar uma aparência mais sofisticada ao interior, o qual é predominantemente composto por plásticos rígidos.

Um carro tecnológico

O Chevrolet Prisma G2 foi lançado com duas versões e três configurações: LT com motores 1.0 e 1.4, e LTZ com motor 1.4.

Cada versão oferece diferentes níveis de equipamentos de série, mas, assim como o Onix, o Prisma G2 não é conhecido por sua tecnologia de ponta.

A versão básica LT com motor 1.0 inclui vidros elétricos nas portas dianteiras, faróis com função siga-me e leve-me, chave com trava remota das portas, trava elétrica com acionamento por velocidade e rodas aro 14 com calotas.

O LT 1.4 adiciona faróis com máscara negra, rodas aro 15 e lanternas traseiras escurecidas.

Em termos de segurança, todos os modelos oferecem freios ABS, airbags duplos frontais, volante com ajuste de altura, alarme antifurto e retrovisores externos na cor do veículo.

O que você precisa saber antes de comprar um Chevrolet Prisma

O Chevrolet Prisma G2 destaca-se em três áreas principais. O mercado: O Prisma G2 repetiu o sucesso do Onix, tornando-se um carro extremamente comercial e fácil de ser negociado em qualquer situação.

É o modelo ideal para quem se preocupa com a revenda, pois a aceitação no mercado é alta.

A manutenção: O Prisma é um carro de entrada, com um conjunto mecânico conhecido e sem grandes inovações tecnológicas, tornando sua manutenção mais acessível.

Isso o torna uma boa escolha para quem precisa de um veículo para uso frequente, já que a manutenção preventiva ou corretiva é menos onerosa.

Multimídia: O Prisma, junto com o Onix, foi um dos primeiros modelos a democratizar a central multimídia MyLink, algo que antes era inacessível para muitos consumidores.

No entanto, o Chevrolet Prisma G2 tem alguns pontos negativos. Segurança: Apesar de seu sucesso, o Prisma G2 recebeu críticas severas por sua baixa nota em testes de colisão do Latin NCAP, ganhando zero estrelas devido à estrutura fraca e à ausência de mais itens de segurança.

Essa situação só melhorou por volta de 2018, quando a Chevrolet implementou reforços estruturais.

Se a segurança é uma prioridade, é aconselhável optar por modelos fabricados a partir de 2018.

Desempenho: O desempenho do Prisma G2 é mediano, devido à limitação dos motores disponíveis.

A Chevrolet optou por não oferecer motores mais potentes, como o 1.6 ou 1.8, para evitar que o Prisma competisse diretamente com o Cobalt, resultando em um sedã com desempenho apenas satisfatório.

Tecnologia: Apesar do MyLink ser um atrativo, o Prisma G2 não oferece uma lista extensa de itens de série. Os modelos mais completos vêm com o “kit dignidade” básico, mas não muito além disso. 

O carro e o mercado automobilístico

No mercado de sedãs compactos, o Chevrolet Prisma G2 enfrenta uma forte concorrência de modelos como Hyundai HB20S, Ford Ka+, Renault Logan, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e Toyota Etios Sedã. Todos esses modelos disputam a preferência do consumidor oferecendo diferentes combinações de tecnologia, desempenho e custo-benefício.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Gustavo
Gustavo
19/08/2024 11:11

Comprei um 0km 2016, excelente carro nunca me encomodou só por gasolina, troca de óleo e filtros e alegria. Na estrada faço 18km/litro.

Rodolpho
Rodolpho
20/08/2024 08:31

Tenho um prisma LTZ manual 2019 desde zero sem detalhes com apenas 16.000 km carro bonzinho pretendo guardar ele e deixar parado pelo menos uns cinco ou seis anos apenas por hoby.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x