1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Chery se une a Huawei para desenvolver carro elétrico com 700 km de autonomia e sistema de direção autônoma
Tempo de leitura 3 min de leitura

Chery se une a Huawei para desenvolver carro elétrico com 700 km de autonomia e sistema de direção autônoma

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/10/2023 às 13:38
Chery se une a Huawei e desenvolvem carro elétrico com 700 km de autonomia e sistema de direção autônoma
Foto: Divulgação

A Chery e Huawei acabam de anunciar uma nova parceria para o desenvolvimento de um carro elétrico. O modelo pode entregar 700 km de autonomia e ‘tomar’ o lugar do Tesla Model S.

O carro elétrico Luxeed S7, resultado da parceria entre Chery e Huawei, finalmente foi apresentado para o público nesta semana. O modelo, que deve ser lançado oficialmente no próximo mês, promete ser um concorrente de peso para o carro elétrico da Tesla, Model S, sedan da montadora do bilionário Elon Musk.

Carro elétrico da Chery e Huawei conta com tecnologias autônomas e bateria da CATL

Os carros elétricos estão cada vez mais inteligentes e, não à toa, alguns modelos atuais são considerados “computadores sobre rodas”, ou “extensão do smartphone”. Isso acontece porque as empresas especializadas em tecnologia estão cada vez mais envolvidas com o universo automotivo.

Além da Apple, que segue trabalhando no projeto de seu carro elétrico e futurista, e da Xiaomi, que apresentou recentemente seu veículo com características de Ferrari, agora chegou a vez da Huawei, em parceria com a Chery. A empresa da China, famosa pelos smartphones, gadgets e tablets, se juntou à Chery para dar início a uma caminhada em uma nova frente.

O diretor-executivo da empresa de eletrônicos, Yu Chengdong, revelou as primeiras imagens do Luxeed S7, sedan 100% elétrico desenvolvido em parceria com a montadora de automóveis. E o carro elétrico de estreia da joint venture chega com uma missão nada modesta: derrubar as vendas do Model S, um dos mais emplacados do mundo.

Para que isso seja possível, o carro elétrico fruto da parceria entre a Chery e Huawei terá não apenas um design único, ótimo desempenho e boa autonomia. A aposta na tecnologia de ponta, com recursos inteligentes, foi a mais alta da joint venture formada por Chery e Huawei.

Novo carro elétrico será equipado com novas tecnologias wireless 

O sedan elétrico da Huawei e Chery será o primeiro carro elétrico do mundo a receber o sistema operacional HarmonyOS 4.0, desenvolvido pela Huawei, além de assistente por voz com ampla lista de comandos e uma nova tecnologia wireless, chamada de NearLink, que é melhor do que o tradicional Bluetooth, segundo dados da empresa. 

Para ‘roubar’ o lugar do Tesla Model S, do bilionário Elon Musk, o Luxeed S7 também precisa possuir recursos de condução autônoma, uma das marcas registradas dos carros da montadora Tesla. 

E o sedan elétrico produzido por Chery e Huawei não negligenciou a área. O Luxeed S7 será  equipado com a tecnologia Huawei ADS 2.0. Ela conta com um sistema LiDAR, composto por 12 sensores ultrassônicos, 11 câmeras de alta definição e uma série de radares de ondas de 3 milímetros.

Quanto custará o novo veículo da Chery e Huawei?

O modelo promete ser inteligente, tecnológico e, claro, potente e econômico. Afinal, apenas com um pacote completo o sedan elétrico produzido conjuntamente pelas empresas terá uma chance de ameaçar o reinado do Tesla Model S.

O veículo elétrico está previsto para chegar ao mercado em duas versões, com um ou dois motores elétricos. A primeira terá potência máxima de 292 cavalos, enquanto a versão mais potente acrescentará um segundo propulsor de 203 cavalos ao conjunto.

A velocidade máxima será a mesma, independentemente da versão, limitada eletronicamente a 210 km/h, e a autonomia prometida é de aproximadamente 700 km por carga, no ciclo EPA, com baterias produzidas pela CATL.

O carro elétrico, que conta com 4,97 m de comprimento, 1,47 m de altura, 1,96 m de largura e distância entre-eixos de 2,95m, ainda não possui um preço definido, entretanto a joint venture deve divulgar alguns dados a respeito mais perto do lançamento, previsto para acontecer no mês de novembro.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos