Cansado das ligações automáticas que caem sem ninguém falar nada? Saiba como bloquear e identificar esses incômodos!
Se você já atendeu uma chamada que simplesmente caiu sem ninguém responder, você foi vítima das chamadas mudas ou robocalls. Essas chamadas automáticas são feitas por robôs que disparam conexões em massa — muitas vezes desconectadas antes mesmo de uma voz surgir. O objetivo? Reduza o tempo ocioso dos atendentes ou valide números de telefone para futuras ações de telemarketing.
Desde 2024, porém, a Anatel classificou essas práticas como abusivas quando as ligações duraram menos de seis segundos. Mas como se livrar dessas chamadas?
Como evitar chamadas automáticas: ferramentas práticas
1. Não perturbe
A plataforma oficial da Anatel é uma das principais armas contra o telemarketing abusivo. Confira como se cadastrar:
-
Bilionários, artistas e atletas seguem os passos de Neymar em Balneário Camboriú: youtuber mostra como é morar em apartamentos de R$ 25 milhões com piscinas panorâmicas, suítes de 80 m² e vista para o mar
-
Uma ilha artificial de U$12 bilhões em forma de palmeira, construída com 85 milhões de m³ de areia dragada, que adicionou 56 km à costa de Dubai
-
A história que emociona o Nordeste: Ilson Mateus, o ex-engraxate e garimpeiro que abriu uma mercearia no Maranhão e hoje comanda o Grupo Mateus, com 273 lojas, 50 mil empregados e faturamento de R$ 32 bilhões
-
As torres gêmeas mais altas do mundo, com 451,9 metros e 88 andares, construídas com concreto de alta resistência a um custo de $1,6 bilhão
- Acesse nanomeperturbe.com.br;
- Crie uma conta gratuita;
- Registre seu número com DDD;
- Selecione as empresas que deseja desbloquear;
- Confirme a solicitação e aguarde o SMS de validação.
O bloqueio entra em vigor em até 30 dias. Simples e eficaz!
2. Qual empresa me ligou
Outra opção útil é o site Qual Empresa Me Ligou. Com ele, você consegue identificar rapidamente quem está por trás daquele número insistente:
- Acesse o site;
- Digite o número desconhecido;
- Confirme que você não é um robô;
- Veja as informações da empresa que ligou.
Sem necessidade de cadastro!
Limitações e novas regras
Embora o “Não Me Perturbe” ajude bastante, empresas mal-intencionadas ainda podem contornar o sistema usando chamadas internacionais via VoIP (voz sobre IP) ou números falsos.
Para reforçar a proteção, a Anatel lançou em 2024 um sistema que obriga as operadoras a informar a origem das chamadas suspeitas. A coleta desses dados ajuda na identificação de golpes e abusos.
O sistema não perturbe é uma piada, sou cadastrado há anos nele a no Procon e continuo recebendo ligações robotizadas. É milhões de outras pessoas também. A Anatel é conivente com empresas que burlam os “sistemas”. A Anatel na verdade defende as operadoras, e o usuário fica sem ter a quem recorrer, essa é a verdade.