Estudante australiano inova com kit de conversão acessível, transformando rapidamente carros a combustão em híbridos por apenas R$ 15,9 mil.
Alexander Burton, um jovem australiano de 21 anos que se interessa por engenharia e sustentabilidade desde cedo, foi premiado por unir suas paixões. O estudante recebeu o famoso prêmio James Dyson por uma proposta única: o REVR, kit de conversão que transforma carros a combustão em híbridos de forma econômica e rápida.
Kit de conversão que transforma qualquer modelo a combustão em carro híbrido entrega até 150 km de autonomia
A motivação para o desenvolvimento do Kit de conversão veio da preocupação de Burton com as emissões dos carros a combustão e com a consciência de que os carros elétricos ainda têm preços inacessíveis à muita gente. Sendo dono de um Toyota Corolla de 20 anos, mas muito bem conservado, Alexander decidiu encontrar uma forma para tornar o próprio carro mais sustentável.
O inventor afirma está preocupado com as alterações climáticas e com o seu impacto individual. Queria ajudar comprando um carro elétrico, entretanto eles são muito caros e têm impactos consideráveis nas emissões por conta de sua fabricação.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Burton afirma que seu carro de 20 anos está perfeitamente funcional, exceto pelo motor a gasolina. Transformar um carro já fabricado, retêm o carbono investido nos automóveis e não demandam uma nova dívida de carbono para um carro novo.
O resultado é um kit de conversão de carro híbrido fácil de instalar que possibilita a qualquer veículo a gasolina aderir a reduzir suas emissões e economizar combustível. Com o REVR, os automóveis poderiam usufruir de até 150 km de autonomia elétrica, reduzindo de forma considerável suas emissões.
Entenda como o Kit de conversão funciona em carros a combustão
O sistema de freio a disco e a roda, que estão acoplados ao rotor do motor, têm a capacidade de girar de maneira livre. Os eixos, o sistema de freio hidráulico e o motor à combustão continuam a operar como anteriormente. O estator plano do motor de fluxo axial retém o torque nos pontos de montagem do chassi, por intermédio do cubo da roda.
Conforme descrito pelo inventor, este sistema motriz oferece as vantagens de um acionamento direto, resultando em leveza e eficiência elevada. Sua instalação pode ser efetuada em poucos minutos, sem a necessidade de intervenção especializada. Alexander detalha que o kit de conversão para carro híbrido inclui todos os componentes essenciais para transformar um veículo leve em um elétrico híbrido, abrangendo ar-condicionado, aquecimento, assistência de direção e de freio, baterias e controladores.
No entanto, o aspecto inovador reside nos rotores. A tecnologia do motor de fluxo axial já é conhecida, mas a inovação se manifesta no design e na estrutura do motor REVR. Este motor se diferencia por ser um motor de fluxo axial plano com um vasto espaço interno, o que possibilita sua instalação direta entre a roda do veículo e o freio a disco. Como tanto o freio a disco quanto a roda estão montados no rotor do motor e podem girar livremente, os eixos e os sistemas originais do veículo, incluindo o freio hidráulico e o motor à combustão interna (ICE), permanecem operacionais.
Vantagens do Kit de conversão REVR
De forma simples, o Kit de conversão para carro a combustão garante as vantagens de um motor híbrido: usar a eletricidade em viagens diárias, reduzindo as emissões com combustível, e o uso de gasolina em viagens onde não existem pontos de carregamento.
Alexander não detalhou como funciona o pedal do acelerador e precisa entender o funcionamento das partes de direção, freio e temperatura.
Além disso, ele espera muito terminar o protótipo, fazer testes necessários e disponibilizar o kit até o terceiro trimestre de 2024. Entretanto, o preço inicial, dado a complexidade do produto, seria de R$ 26,9 mil, entretanto, com o tempo e o crescimento da demanda, cairia para R$ 15,9 mil.