Estudante australiano inova com kit de conversão acessível, transformando rapidamente carros a combustão em híbridos por apenas R$ 15,9 mil.
Alexander Burton, um jovem australiano de 21 anos que se interessa por engenharia e sustentabilidade desde cedo, foi premiado por unir suas paixões. O estudante recebeu o famoso prêmio James Dyson por uma proposta única: o REVR, kit de conversão que transforma carros a combustão em híbridos de forma econômica e rápida.
Kit de conversão que transforma qualquer modelo a combustão em carro híbrido entrega até 150 km de autonomia
A motivação para o desenvolvimento do Kit de conversão veio da preocupação de Burton com as emissões dos carros a combustão e com a consciência de que os carros elétricos ainda têm preços inacessíveis à muita gente. Sendo dono de um Toyota Corolla de 20 anos, mas muito bem conservado, Alexander decidiu encontrar uma forma para tornar o próprio carro mais sustentável.
O inventor afirma está preocupado com as alterações climáticas e com o seu impacto individual. Queria ajudar comprando um carro elétrico, entretanto eles são muito caros e têm impactos consideráveis nas emissões por conta de sua fabricação.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Burton afirma que seu carro de 20 anos está perfeitamente funcional, exceto pelo motor a gasolina. Transformar um carro já fabricado, retêm o carbono investido nos automóveis e não demandam uma nova dívida de carbono para um carro novo.
O resultado é um kit de conversão de carro híbrido fácil de instalar que possibilita a qualquer veículo a gasolina aderir a reduzir suas emissões e economizar combustível. Com o REVR, os automóveis poderiam usufruir de até 150 km de autonomia elétrica, reduzindo de forma considerável suas emissões.
Entenda como o Kit de conversão funciona em carros a combustão
O sistema de freio a disco e a roda, que estão acoplados ao rotor do motor, têm a capacidade de girar de maneira livre. Os eixos, o sistema de freio hidráulico e o motor à combustão continuam a operar como anteriormente. O estator plano do motor de fluxo axial retém o torque nos pontos de montagem do chassi, por intermédio do cubo da roda.
Conforme descrito pelo inventor, este sistema motriz oferece as vantagens de um acionamento direto, resultando em leveza e eficiência elevada. Sua instalação pode ser efetuada em poucos minutos, sem a necessidade de intervenção especializada. Alexander detalha que o kit de conversão para carro híbrido inclui todos os componentes essenciais para transformar um veículo leve em um elétrico híbrido, abrangendo ar-condicionado, aquecimento, assistência de direção e de freio, baterias e controladores.
No entanto, o aspecto inovador reside nos rotores. A tecnologia do motor de fluxo axial já é conhecida, mas a inovação se manifesta no design e na estrutura do motor REVR. Este motor se diferencia por ser um motor de fluxo axial plano com um vasto espaço interno, o que possibilita sua instalação direta entre a roda do veículo e o freio a disco. Como tanto o freio a disco quanto a roda estão montados no rotor do motor e podem girar livremente, os eixos e os sistemas originais do veículo, incluindo o freio hidráulico e o motor à combustão interna (ICE), permanecem operacionais.
Vantagens do Kit de conversão REVR
De forma simples, o Kit de conversão para carro a combustão garante as vantagens de um motor híbrido: usar a eletricidade em viagens diárias, reduzindo as emissões com combustível, e o uso de gasolina em viagens onde não existem pontos de carregamento.
Alexander não detalhou como funciona o pedal do acelerador e precisa entender o funcionamento das partes de direção, freio e temperatura.
Além disso, ele espera muito terminar o protótipo, fazer testes necessários e disponibilizar o kit até o terceiro trimestre de 2024. Entretanto, o preço inicial, dado a complexidade do produto, seria de R$ 26,9 mil, entretanto, com o tempo e o crescimento da demanda, cairia para R$ 15,9 mil.