Volkswagen visa construção de fábricas de células de bateria na Europa que devem gerar mais de € 20 bilhões em vendas anuais e criar até 20.000 empregos.
O chefão da gigante alemã de carros Volkswagen, Thomas Schäfer, disse que a montadora pode parar de investir em fábricas de baterias em todo o bloco se a UE não conseguir domar os preços da energia e reforçar sua política industrial.
“A Europa não é competitiva em termos de custos em muitas áreas, em particular, quando se trata dos custos de eletricidade e gás”, disse Thomas em um post nas mídias sociais criticando a política industrial da Europa.
“Se não conseguirmos reduzir rapidamente os preços da energia na Alemanha e na Europa, então investimentos em produção intensiva em energia, ou para novas fábricas de células de bateria, na Alemanha e em toda a UE, não serão mais viáveis”, disse ele.
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O crescimento nos EUA está ajudando a compensar a desaceleração. O mercado norte-americano está “a acelerar um pouco mais rápido do que esperávamos nos últimos meses” como resultado de incentivos como a Lei de Redução da Inflação nos EUA, disse o CEO da divisão de componentes da multinacional alemã Volkswagen.
Seus comentários duvidam de um grande programa de investimento lançado pela empresa para alimentar sua mudança de motores de combustão para veículos elétricos mais limpos antes de um mandato em toda a UE para que todas as vendas de carros novos sejam zero emissões até 2035.
A iniciativa envolve a construção de seis fábricas de células de bateria na Europa que devem gerar mais de € 20 bilhões em vendas anuais e criar até 20.000 empregos.
Em 2022, pela primeira vez desde 2010, o preço das baterias para carros elétricos subiu na comparação com o ano anterior!
A acessibilidade dos veículos elétricos continua sendo uma questão fundamental, pois os custos de matéria-prima e bateria permanecem altos, e os consumidores experimentam altos preços de eletricidade e inflação.
Em 2022, pela primeira vez desde 2010, o preço das baterias para carros elétricos subiu na comparação com o ano anterior. Nesse cenário, não só a Volkswagen, como a maioria das montadoras, buscam novas tecnologias, novas composições químicas e também diversificar a cadeia de fornecedores.
A Volkswagen está procurando produtos químicos alternativos de baterias que possam oferecer menos eficiência, mas menor custo, em face do aumento dos preços do níquel e do cobalto. Alternativas podem chegar ao mercado logo em 2026, disse Schäfer.
China ainda é o grande fornecedor global, enquanto a Europa e os Estados Unidos tentam não depender do mercado asiático
A China ainda é o grande fornecedor global, enquanto a Europa e os Estados Unidos fazem investimentos bilionários para equilibrar essa oferta e depender menos dos países asiáticos, algo que deve surtir efeito nos próximos anos.
“O fato é que, em uma comparação internacional, a Alemanha e a UE estão perdendo rapidamente sua atratividade e competitividade”, disse Schäfer. “Os EUA, Canadá, China, Sudeste Asiático e regiões como o Norte da África estão pisando no gás.”
“A UE precisa urgentemente de novos instrumentos para evitar a desindustrialização rasteira e manter a Europa atraente como um local para futuras tecnologias e empregos”, argumentou o executivo da Volkswagen.
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