Em comunicado global, a Toyota confirmou a fraude em milhares de motores a diesel pelo mundo. Confira todos os modelos suspensos pela marca.
Em um movimento sem precedentes, a Toyota acaba de sacudir o mercado automotivo global com a suspensão imediata das vendas, produção e exportação de dez de seus modelos movidos a motor a combustão a diesel. Este anúncio chocante segue a descoberta de fraudes em testes de certificação de motores, colocando a integridade da gigante automotiva sob intensa inspeção. Entre os modelos afetados, encontram-se gigantes conhecidos mundialmente como a robusta Land Cruiser 300, a versátil Hiace, a elegante Innova, e o luxuoso Lexus LX500D, além de favoritos no Brasil como a HILUX e SW4.
A decisão da Toyota de pausar a comercialização destes veículos reflete um compromisso com a transparência e a qualidade, apesar de garantir que todos os veículos envolvidos “cumprem com os padrões de potência do motor”.
Detalhes da Fraude Desvendados: Ministério dos Transportes do Japão promete inspeções rigorosas e penalidades
A raiz do problema remonta à Toyota Industries Corporation (TICO), a força motriz por trás do desenvolvimento desses motores a combustão a diesel. A revelação de que um software divergente foi usado durante os testes de certificação – diferente do empregado na produção em série – lança uma sombra sobre a credibilidade da TICO. Esta manobra tinha como finalidade apresentar resultados de desempenho e potência mais consistentes e favoráveis, um golpe duro na confiança dos consumidores e nas práticas de certificação.
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O Ministério dos Transportes do Japão não tardou a responder, prometendo inspeções rigorosas e penalidades para a gestão inadequada dos testes. A resposta da Toyota, enfatizando que as irregularidades não afetam as emissões ou a segurança dos veículos, busca acalmar a tensão em um momento de crise.
A Toyota Brasil se pronuncia:
Em um esforço para dissipar quaisquer dúvidas remanescentes, a Toyota do Brasil se adianta com um comunicado esclarecedor trazendo um alívio para os proprietários brasileiros. Reforçando que os veículos vendidos no Brasil, especificamente os modelos HILUX e SW4 fabricados na Argentina, estão livres das irregularidades detectadas em outros países.
Essa declaração ressalta a distinção entre os problemas identificados e a integridade dos veículos comercializados localmente, garantindo aos consumidores que a potência, o torque e outros aspectos críticos do desempenho permanecem inalterados. A Toyota aproveita este momento para reafirmar seu compromisso com a qualidade e a segurança, pedindo desculpas por qualquer confusão ou preocupação gerada. Abaixo está disponível a lista das fábricas e países afetados pela fraude nos motores a diesel da Toyota.
Um passado sombrio: não é a primeira vez que a montadora é acusada de fraude em seus veículos
A história recente da Toyota é marcada por outros episódios de fraude, reforçando a necessidade de vigilância contínua sobre os padrões de segurança e qualidade. No ano passado, a Mobiauto relembrou o mundo automotivo sobre a suspensão de dois modelos da Toyota devido a discrepâncias em testes de colisão, incluindo o novo Toyota Yaris e o Toyota Raize.
Esses eventos anteriores lançam uma luz sobre os desafios enfrentados pela Toyota em manter a confiança do consumidor, ao mesmo tempo em que se esforça para corrigir falhas e manter sua reputação de confiabilidade.
Toyota de suspende as exportações
A decisão da Toyota de suspender as exportações, em vez de uma paralisação completa das vendas, destaca uma abordagem medida à crise. Interpretada como uma pausa nas exportações a partir da fábrica de motores da TICO, essa ação reflete uma cautela estratégica, permitindo à Toyota avaliar e ajustar seus processos internos. Esta fase de introspecção e correção é vital para a Toyota enquanto busca remediar as falhas identificadas e fortalecer seus protocolos de qualidade e transparência, assegurando aos consumidores globais que a integridade e a segurança permanecem no coração de cada veículo que produzem.
Koji Sato, CEO da Toyota, tomou a iniciativa de abordar publicamente a questão
Em face dos desafios, a Toyota se mantém firme no compromisso com seus consumidores. Koji Sato, CEO da Toyota, tomou a iniciativa de abordar publicamente a questão, enfatizando a importância de uma comunicação transparente e disse em entrevista coletiva que a empresa usou 36.000 unidades dos motores afetados em todo o mundo a cada mês, o que equivale a 432.000 unidades por ano.
Toyota não apenas reconhece a magnitude do problema, mas também se dedica a uma revisão e correção profundas. Este esforço reflete a determinação da Toyota em restaurar a confiança perdida e garantir que a qualidade inabalável volte a ser sinônimo da marca.