Ideia do projeto da parceria entre Klabin e Heineken é expandir o TC100 a outros municípios para além do Paraná
A cervejaria Heineken e a fabricante de papéis Klabin se juntaram para realizar um projeto que visa criar um território 100% circular para embalagens no Paraná. Para isso, escolheram o município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. A intenção é que a cidade recicle, reaproveite, e transforme o máximo de resíduos sólidos e embalagens possível, para evitar que cheguem a aterros sanitários. De acordo com o levantamento do projeto, hoje, apenas 11,7% das embalagens desse município do Paraná são recuperadas através da coleta seletiva anualmente.
Veja ainda:
- Gerdau Graphene fecha contrato com a Embrapii/SENAI-SP para explorar o grande potencial do grafeno em resinas poliméricas
- Voith Hydro irá modernizar e aumentar a vida útil das turbinas da usina hidrelétrica de Paulo Afonso
- Rede de postos de combustível economiza ao criar uma rede própria de energia solar
A iniciativa, chamada de Território 100% Circular em Embalagens (TC100), foi criada pela Hub Incríveis, rede que tem por objetivo reformular o uso de embalagens, e recebe também o apoio do programa de logística reversa ViraSer. O projeto da Klabin com a Heineken começou a ser efetivado em 2021, quando realizaram o diagnóstico da situação do destino de resíduos sólidos no Paraná.
A partir do patrocínio da Klabin, foram analisados, primeiramente, o volume de materiais que iria para o aterro sanitário da cidade do Paraná, o volume de embalagens que são recicladas e comercializadas pela cooperativa local, e os desafios mais marcantes da gestão de lixo na região, como, por exemplo, a indispensabilidade de aprimorar a estrutura de cooperativas ou aperfeiçoar políticas públicas.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Desenvolvimento de ações
Neste ano, com a entrada da Heineken e sua experiência no ramo de controle de resíduos de vidro, o objetivo do projeto é desenvolver ações para vencer as adversidades encontradas, efetuar ações de educação ambiental e fortalecer a prática da coleta seletiva, para aumentar, assim, o potencial de circularidade nesse município do Paraná.
Com a parceria, Heineken e Klabin irão criar modelos das soluções propostas para que possam testá-las. O que se espera é que outras empresas com experiência na gestão de quaisquer tipos de resíduos, tal como ONGs e startups interessadas na temática, participem ativamente com a criação conjunta de soluções para o projeto.
Baseada nos efeitos do projeto-piloto, a intenção é que o TC100 seja aplicado em vários outros municípios brasileiros, não só no Paraná. Inclusive, a seleção de Telêmaco Borba como teste da iniciativa já foi realizada pensando na expansão futura.
Segundo a HUB Incríveis, a cidade em questão possui particularidades que a fazem representar a “cidade média brasileira”, o que facilita a réplica do projeto da Heineken e Klabin.