O CEO do Google, Sundar Pichai, compartilhou um conselho direto para jovens que desejam crescer na carreira: aprender com pessoas mais inteligentes pode ser decisivo para o sucesso. Ele reforça que se cercar de profissionais com maior experiência e conhecimento é uma estratégia capaz de acelerar o desenvolvimento e abrir novas oportunidades.
O CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, reforça um conselho simples, mas poderoso: aprender com pessoas mais inteligentes pode acelerar o crescimento profissional.
Ele destacou essa visão durante uma entrevista ao “Lex Fridman Podcast”, no dia 5 de junho.
A importância de trabalhar com pessoas melhores
Pichai acredita que, quando um jovem profissional identifica alguém com mais conhecimento no trabalho, deve fazer o máximo para absorver essa experiência.
-
Melhores celulares Samsung para comprar em 2025
-
Bill Gates lança concurso global de US$ 1 milhão para acelerar com inteligência artificial a busca pela cura definitiva do Alzheimer
-
Elon Musk confronta STF após decisões que afetam X e Starlink no Brasil
-
Nada de corrida! Novo método promete queimar mais gordura, segundo a ciência; conheça o protocolo 12-3-30
O mais importante é se colocar em situações que desafiem as próprias habilidades. “Tente se colocar em uma posição em que você trabalhe com pessoas que você sente que estão desafiando suas habilidades. Isso é o que te ajuda a crescer”, afirmou.
Ele lembra dos seus primeiros anos como engenheiro na Applied Materials e consultor na McKinsey & Co., antes de entrar no Google em 2004.
Nessa fase, ele teve vários momentos de aprendizado com profissionais que considerava melhores do que ele. “Você quer ter essa sensação algumas vezes no início da sua carreira”, disse.
A mente aberta para aprender
Pichai reconhece que muitas pessoas se sentem intimidadas ao perceber que colegas têm habilidades superiores. Porém, segundo ele, é crucial manter uma mente aberta para estar próximo dessas pessoas e aproveitar a oportunidade de aprender.
Gravitar ao redor de profissionais talentosos e observar sua forma de trabalho pode ser transformador.
Além disso, uma pesquisa da Universidade Northwestern sobre o chamado “Positive Spillover” mostrou que sentar-se a apenas 7,5 metros de alguém com alto desempenho pode aumentar o próprio desempenho em até 15%. Isso reforça o impacto direto da convivência com pessoas que possuem ética de trabalho e conhecimento avançado.
Encarar situações desconfortáveis
Outro ponto enfatizado pelo CEO é a importância de “se colocar em posições desconfortáveis”.
Para Pichai, isso desenvolve novas habilidades e práticas benéficas. Ele garante que, muitas vezes, o resultado dessas experiências é surpreendente.